page contents
Capa / Itália / Roteiro de 2 dias em Roma

Roteiro de 2 dias em Roma

Roma, ah, Roma, linda capital italiana!!! Um museu à céu aberto!!! Você “tropeça” em história!!!

É de fato uma cidade com muita coisa pra ver e merece uma atenção especial, mas em tempos de crise, tempo é dinheiro, por isso, resolvi fazer este post com um roteiro de 2 dias inteirinhos em Roma, de modo que você consiga ter uma boa idéia geral da cidade.

Bom, a maior parte da hospedagem econômica da cidade fica na região da Estação Termini (onde chegam os trens de todo o país e outros países). É uma boa opção, pois há metrô e ônibus para todas as partes.

Procure sempre hospedagem perto de metrô, pois vai facilitar bastante.

Roteiro de 2 dias em Roma

DIA 1:

Acorde cedo e pegue um metrô da linha B e desça na estação Colosseo. Não preciso nem dizer por onde você vai começar: COLISEU. Fica mesmo na porta de saída do metrô. LINDO!!! Ele abre às 9hs e o ingresso está 15 euros. Detalhe, este ingresso vale também para o Palatino, para onde você pode se dirigir em seguida.

Mesmo em frente fica o Arco de Constantino e o Fórum Romano, cuja entrada é franca.

Se você for a Roma fora de temporada, vai evitar filas, portanto, garanto que fará toda esta parte em uma manhã, desde que se disponha a chegar por volta de 8:30hs ou 9:00hs.

Depois que atravessar todo o Fórum Romano, você naturalmente subirá uma escadaria, (rende uma foto linda lá de cima) e chegará à Praça do Capitólio.

Roteiro de 2 dias em Roma

Ainda nessa região, você pode ir, se quiser, as Termas de Caracalla (com ingresso a 6 euros) e ver a Coluna de Trajano. Controle seu tempo.

Daí mesmo você pega um metrô até a estação Termini e faz a mudança para a linha A. Então segue até a estação San Giovani.  Ao descer aí, vá até em frente à Igreja de San Giovani (padroeiro de Roma), pois há uns pontos de ônibus aí. Pegue o ônibus 218. Este ônibus te leva até as Catacumbas na Via Appia Antica, que ficam já fora da cidade. Mas é perto!, cerca de 10 ou 15 minutos. A entrada das catacumbas é de 6 euros, e tem guias em todos os idiomas, até em português, que costuma ser uma padre brasileiro. O passeio e mais as explicações prévias levam cerca de 40 minutos. Importante: as catacumbas só funcionam de 14:30 até às 17hs.

Eu fiz exatamente este roteiro, levando comigo mais 4 pessoas, e garanto que dá tempo e nem precisa correr. Só não vale é ficar molengando demais.

DIA 2:

Pegue o metrô a até a estação Ottaviano. Vá direto até o Museu do Vaticano. O ingresso custa 13 euros. Prepara-se para passar ao menos 2 horas aqui.

Depois dirija-se para Piazza San Pedro para se deleitar com uma arquitetura maravilhosa. Então, vá visitar a Basílica de San Pedro, onde entre muitas coisas e símbolos católicos, você vai se maravilhar com a estátua Pietá de Michelângelo. PERFEITA!!!

A Basílica em si é de graça, mas se você quiser visitar a tumba dos papas ou subir até a torre, aí sim, você paga.

Uma dica importante: se for subir até a torre para ter a vista de Roma, há 2 opções de ingresso – com ou sem elevador. A diferença é de 3 euros, mas não vale a pena, porque é muuuuuuuuuuuita escada. Mesmo de elevador, você só vai até uma parte e ainda faltará muita coisa pra subir, imagina fazendo tudo à pé. Só com MUITA saúde!!!

Roteiro de 2 dias em Roma

Depois, pegue o metrô até a estação Spagna e vá jogar sua moedinha na Fontana de Trevi (um dos monumentos mais bonitos de Roma). Dali mesmo você poderá ir à pé até o Panteão.

Tenha sempre à mão um mapinha, que você consegue em qualquer hotel, hostel, banca de jornal, etc e tal.

Roma é uma cidade fácil de andar. Não tem muito metrô, mas ele consegue atender bem aos turistas e te faz ganhar tempo, no entanto, no fim do dia, quando estiver voltando pro hotel ou albergue, procure voltar de ônibus para apreciar a arquitetura da cidade. Qual ônibus pegar? Depende de onde vocês estiver, mas como diz o ditado: “Quem tem boca vai à Roma”.

Se há mais o que ver em Roma??? MUITO mais, mas acredito que com este roteiro você ficará feliz e com gostinho de quero mais. E eu te garanto, você vai querer voltar!!!

Não deixe de ler todos os nossos posts com dicas de Roma e da Itália em geral, bem como de conhecer o nosso “Roteiros de 7 dias em Roma e arredores“!

Boa viagem!

Procurando por hotel?! Então, pesquise no Booking.com! Você não paga pela reserva, cancela quando quiser e consegue os melhores preços.

Sobre Ana Catarina Portugal

Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.

225 comentários

  1. Querida Ana,
    Já estou lhe chamando de querida, porque vc me é querida mesmo sem conhecê-la pessoalmente. SENSACIONAL este post, obrigagaaaaaaaaaada. Era justamente o que eu queria. Voce poderia dar alguma sugestão de hotéis localizados na região da estação de Termini.
    Um grande abraço.

  2. Se você está procurando um HOTEL mesmo, indicaria o Hotel Felice. É perto da Termini, tem um preço razoável e é bom. http://www.hotelfelice.com/pt/index.htm

  3. Oi Ana

    Muito bom seu blog, cheio de informacoes legais e, principalmente, uteis. Parabèns!
    Volto mais tarde para ler tudo com calma! Adorei!

    Bjs

  4. Oiê…
    Não fica dando idéias agora…
    A gente se programa pra um passeio certo…e lá vem você com outro maravilhoso !!!
    Fiquei morrendo de inveja…(no bom sentido, claro). Suas fotos são lindas.
    Roma deve ser mesmo um lugar muito especial, meio que um túnel do tempo…
    Visitar um “berço” da civilização, que também tem tanto a ver com as nossas origens, de todos nós latinos e especialmente de quem como eu tem uma “tarantella” danada nas veias !!!!
    Realmente é mais que turismo… é também conhecer um pouco de nós mesmos.
    AMEI !!!!
    Bjs

  5. Como disse o primeiro a comentar: vc é uma querida mesmo.
    Vou imprimir este roteiro e pesquisar outros aqui no teu blog, de outros lugares que já fui. Ana, parabéns pelo blog. Está massa.

  6. Eu e minha família vamos fazer uma viagem à Europa nesse final de ano, e precisávamos justamente de um itinerário para 2 dias em Roma. Achei muitos sites que tinham essa informação, mas esse foi de longe o mais organizado, explicativo e apurado de todos! Adorei, era exatamente o que eu procurava!! Muito obrigada e parabéns pelo excelente blog!!

  7. Ammmmmmmmmmmeeei seu blog. Foi um verdadeiro achado. Estarei em Roma com meu noivo em fevereiro e passaremos 3 dias. Já vou impirmir tudo que vc escreveu. Afinal, onde vc se hospedou depois da terrível experiência dos “patos”. Estou pensando em ficar no Freedom Travelers. vc conhece? Pelo que pesquisa é um desafio achar um hostel realmente bom em Roma. Não achei nenhum que tem em grande parte qualificações positivas.Obrigada!

  8. Que bom Daniella. Obrigado!!! Olha, hostel lá é complicado mesmo, mas acho que o FReedom Travelers é razoável, com certeza melhor dos que os PATOS!!! Boa viagem

  9. Ana, gostaria de indicação de hoteis em Roma que eu possa descer do hotel, a noite, e ter alguma loja, shopping, algo para entretenimento. A região da Via Veneto é uma boa? grato

  10. Essa é uma área mais romana da cidade, do ponto-de-vista do morador da Roma. Uma bela região e penso que seja uma boa área de hospedagem, mas as coisas por aí (restaurantes, bares, …) não são muito baratas.
    Boa viagem!

  11. Ana, vc sugeriria outro local?

  12. Costumo indicar a região da Estação Termini. Pode não ser a parte mais bonita da cidade, mas é bem central, tem transporte fácil para qq lugar e os preços são razoáveis. Há muitos albergues e hotéis para escolher. Dali vc vai e volta para qq parte de Roma tranqüilamente! Se procura hotel, dê uma olhada em http://www.hotelfelice.com/pt/index.htm
    Boa viagem!

  13. Marcele Salgueiro

    Oi Ana!!
    Adorei seu blog! Caiu como uma luva, pois estou programando uma viagem de dois dias com mais dois amigos pra Roma!!!!
    Mas somos estudantes em Lyon, e temos que calcular todos os gastos antes, então se puder me informar quanto custa para subir a torre e visitar as tumbas dos papas na Basílica São Pedro, ficaria muito agredecida!!! Se você se lembrar o preço do metrô e de outros pontos turísticos também seria ótimo!!
    Parabéns pelo blog!! E obrigada desde já!
    Marcele

  14. Oi Marcele!
    A maioria dos preços ou está post ou nos links dele. Quanto à torre na Basílica, custava (se não aumentou) 4,00 pela escada e 7,00 de elevador. Vá de elevador, hehe!
    Uma coisa bacana lá é o Roma Archeologia Card, que custa 27,50 e dá direito ao Coliseu e mais 5 atrações, por 7 dias.
    Quanto ao metrô, custa 1,00 por trecho ou 4,00 o passe de dia inteiro.
    Espero ter ajudado!!!
    Boa viagem!!!

  15. Olá Ana
    Em Paris vale a pena comprar o passe para o metro porque andamos muito, são muitos museus e lugares para ir.
    Mas e em Roma vale a pena comprar esse passe, digo há mais que 3 ou 4 lugares relativamente longes para conhecer ou são poucas as atrações ?
    Gostei muito do seu roteiro de 2 dias, para mim será perfeito.
    Gostaria de conhecer a região de Toscana e outras regiões da Itália, conhecer a essesncia italiana a comida e os vinhos, você tem alguma dica para mim?
    E a violência? Nós como brasileiros sempre atentos, né.., vou sozinha então gostaria de saber se tem algum problema de andar a noite.
    Vc mora na itália?
    Um grande abraço
    Cibele

    • Sim, vale. Vc pode comprar o passe por 1 dia, se preferir. E quanto às atrações, são muiiiiiiiiiiiiiiitas. Como escrevi no post, Roma é um museu à céu aberto.
      Quanto à segurança, em geral não há muito problema, mas sempre é bom tomar precauções. Leve seus documentos e dinheiro naquelas bolsinhas junto ao corpo, por dentro da roupa. Não custa se precaver. Em cidade grandes como Roma sempre é bom ficar mais atenta.
      Cibele, dá uma olhada nas respostas que já dei para outros leitores, pois tem muitas dicas de roteiros.
      Qq outra dúvida, é só escrever.
      Boa viagem!!!

  16. Nathalia Araujo

    Oi ana

    adorei seu roteiro!!
    gostaria de saber se esse ticket Roma Archeologia card é valido para o vaticano e as catacumbas tambem.

    abracos

    nathalia

  17. Oi Ana,
    Adorei suas dicas de Roma, um roteiro perfeito para mim, pretendo viajar em agosto para la, alem do hotel felice, você tem outras sugestões tipo hostel.
    Parabens pelo blog! super dicas!!!
    Ana

    • Obrigado Ana. Olha, em Roma eu prefiro nem dar dicas de hostel, pq lá é complicado mesmo. O idela é na região da estação Termini, mas andei vendo alguns por lá e nada era muito interessante. Mas existem muitos e claro que deve ter algum bacana. Sempre tem. Procure pelos sites hostelworld, hostelsclub, booking…
      Boa viagem!!!
      Ana

  18. Nathalia Araujo

    Oi Ana

    Voce sabe quais atracoes posso ir e aonde eu encontro o ticket “Roma Archeologia card” ???

    Parabens pelo Blog, me ajudou muito

  19. Olá,

    Adorei este artigo e todo o site.

    As dicas são ótimas!

    Da próxima vez, me chame pra ir com você!!!

    Eu sei tirar ótimas fotos…

  20. Oi Ana,

    Muito bom esse seu itinerário. Irei agora em maio em Roma. Primeiro gostaria de saber se vc visitou a Santa Escada nesse itinerário. Segundo gostaria de saber se existe um ônibus que faz city tour e que vc paga um preço único com validade de 2 dias. Não seria esse ônibus mais barato que vc indo de metrô??

    • Todas as grandes cidades da Europa tem esse ônibus e em nenhuma delas fica mais barato, além do que, no caso de Roma, se for ficar andando de ônibus naquele trânsito, rs, não vai conhecer muito. Quanto à Santa Escada, não faz parte do roteiro. Se é algo que vc quer muito ver, retire algo do roteiro e encaixe-a, afinal, o roteiro é seu, rs.
      Boa viagem!!!

  21. Olá , gostaria de saber se em Roma tem os ônbus dois andares para turista igual Paris .
    Beijos………….

  22. OI, parabéns pela dica dos patos. Com relação a região Termini.. Já é o segundo Blog que fala que é barato os hostel porém, meio pancada. Pode me ajudar a entender ?Vc conhece o POP INN HOstel ??

    Abs

    • Hostel pode ser muito ruim, mas em geral é bom ou até muito bom. Só tive 2 experiências ruins até hj, e olha que já dormi em muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito hostel!!! O lance do hostel é que em geral são mais simples, mas por outro lado vc tem mais possibilidade de conhecer pessoas. É uma experiência bacana se vc não for do tipo tímido e individialista demais, rs. Quanto ao Pop Inn, eu não o conheço, mas dei uma olhada no site e me pareceu bacana, simples, mas organizado e bem ajeitado. A localização é excelente, em frente à estação Termini e o preço muito bom para Roma, que é sempre cara. Se eu fosse vc, topava a experiência. Boa viagem e me conte dps como foi, rs.

  23. Tatiana Elizabeth

    Adorei este blog, simples e prático.
    Parabéns!

  24. Benjamim Antonio Gregianin

    Oi simpática!
    Ana!
    vou à Itália em outubro. Como tenho alguma dificuladade em caminhar, gostaria de saber a bicicleta é um boa opção.
    Abraços

    • Obrigado Benjamim! Olha, acho que a bicicleta pode ser uma boa idéia sim, se te facilita a vida. A maior parte das cidades turísticas são planas. Acho que a bicicleta só será meio complicada em Veneza.
      Boa viagem!!!

  25. Ana, minha próxima estação será Roma… Não pude deixar de vir conferir suas dicas, seu blog é o meu guia, pra mim, o melhor! Obrigada por todas suas dicas e atenção que tem com todo mundo, Ana1

  26. Ana,

    Suas dicas estão sendo preciosas para mim!! Vou para Roma em outubro com meu marido e estamos meio perdidos com tanta coisa para fazer em apenas 5 dias… Como temos mais dias disponíveis, que outros lugares vc indicaria, lugares que não podemos deixar de ir na cidade???

    bjs,
    Paula

    • Vc poderá visitar a Villa Borghese, a catacumba de Priscila, curtir as praças italianas, o castelo de Sant’Angelo (perto do Vaticano), e ainda tentar tirar um dia para ir a Pompéia e Herculano, que é imperdível!!! Existem agências que lava, ou vc pode ir por conta própria, que é bem tranqüilo. Boa viagem!!!

  27. Ricardo Melo

    Ana,

    Seus post tanto esse como o de Paris ficaram ótimos.
    Mas tenho algumas dúvidas que talvez possa me ajudar…
    Há algum passe para os museus?? E que possa ser comprado antecipadamente…
    E para o transporte.. o preço do metrô..
    Obrigado!

    • Sim Ricardo, existe esse tipo de passe, poderá conprá-los lá em qq das atrações que for primeiro. Quanto ao metrô vc tb pode comprar um passe e o preço dependerá do número de dias que vc ficará na cidade. Nos post existem links que te conduzem aos sites que tem essas informações. Espero ter ajudado. Boa viagem!!!

  28. Olá Ana!!!

    Mto obrigada pela ajuda!!!! Vou sim aos lugares que vc indicou!!!

    Mas vem cá, vc sabe como funciona esse esquema de comprar o ingresso para o Vaticano com antecedëncia pela internet???

    bjs
    Paula

  29. Boas!!!Interessante post sobre a cidade mais bonita que já tive o prazer de visitar por mais de uma vez e irei voltar em breve porque a adoro.Não sou fã do turismo convencional,prefiro mil vezes me perder pelas imensas ruelas de Roma!!!Para quem estiver a pensar visitar a cidade e queira um sitio agradavel e económico para ficar recomendo o parque de campismo Tiber Camping ou o Happy Camping,situao-se ambos em Prima Porta,periferia de Roma,dispõe de bangalows muito bons assim como os transportes até ao centro da cidade,o primeiro parque só está aberto de Abril a Outobro.Se tiverem alguma duvida eu ofereço-me para ajudar.

  30. Valeu pela dica Micael!!!

  31. Ana,

    Estarei em roma no início de novembro mas vou ficar 3 dias vc tem alguma sugestão de roteiro adional para o terceiro dia?

    Abs,

    Hudson

  32. Oi Ana,

    Estou indo a Roma em outubro, passar 2 dias, tentei fazer a reserva do hotel felice, mas infelizmente, não há disponibilidade de vagas. Vç pode me indicar outros hotéis ? Vou sozinha, então quero tentar acertar no local pra não passar aperto. Estou com dificuldades e tb com receio de não conseguir seguir seu roteiro, q por sinal, está perfeito ! Desde já agradeço.
    Bj
    Tati

    • Olha Tati, não sei te indicar outro não. Dá uma olhada nos que algumas pessoas comentam aqui. A referência é ser perto da estação Termini. Qq coisa, escolha um que vc ache bom e me mande o endereço, que eu te falo se é um bom lugar. Boa viagem!!!

  33. marina kallas

    Oie Ana,

    Muito obrigada pelo seu post. Já reservei o hostel que indicou para Veneza e vou seguir teu city tour por Roma. Vc viajou sozinha também. E quanto a segurança das cidades?

    MUito obrigadaaaaaaaaaaa

  34. Ana Carolina

    Quero deixar aqui o meu agradecimento pelas super dicas dessa turista profissional, estive na europa mes passado e vc foi minha guia turistica nas cidades que pegui roteiro aqui em seu blog, tudo muito bom!!! super dicas!!! Parabens!!!!!. Deixo aqui uma correção , tentei pegar os onibus que você recomendava para pisa no roteiro de um dia, e la me informaram outro que se chama LAM ROSSA, sem numero, vai da estação e volta direto para o local da torre, para pegá-lo é so atravessar a rua ao sair da estação.
    MUUIIIITTTOOOOO OBRIGADAAAAAAA!!!!
    PARABENS!!!!

  35. Solange Ferrari

    Oi Ana
    Amei seus comentários. Estou indo para Roma com meus pais no próximo dia 12 de setembro para passar apenas 2 dias.
    Estou indo realizar os sonhos deles…Eles estão fazendo 46 anos de casado hoje e é um presente de aniversário de casamento. Eles nunca sairam do país.imagine….
    Qual o local que você recomenda para almoçar e jantar em roma?

    Solange

    • Que delícia de presente!!!
      Bom Solange, para um jantar ou almoço você tem muitas opções. Não sei te dizer um agora de cabeça, mas vc encontrará, por exemplo, na região do Panteão e Piazza Navona.
      Boa viagem!!!

  36. MENINA!
    VOCE ACABA DE SALVAR MINHA VIDA!

    vou passar dois dias certinho lá!
    Só gostaria de trocar as tumbas pelo castelo sant’angelo!
    seria possível?

  37. Olá Ana,
    Vou a Roma pela primeira vez em novembro.
    Gostaria de saber onde comprar o Roma Archeologia Card?
    Vou chegar a Roma vindo de trem da toscana domingo pela manhã. Pretendo ir no Vaticano nesse dia. Alguma dica de lugar para uma refeição rápida por lá?
    Você poderia informar o que abre e o que fecha às segundas feiras?
    Como só terei segunda e terça além do meio período do domingo, gostaria de saber o que está aberto para não perder tempo e poder ver tudo o que for possível.

    Muito bom seu blog. Dicas bacanas e práticas!
    Abraço

    • Olá Eliana. Entre no site do Roma Archeologia Card que tem as informações que vc precisa.
      Quanto à segunda-feira, até onde sei, tudo abre. O melhor é vc fazer uma lista do que pretende ver e entrar no site oficial deles, assim confirma valores, horários e se estarão abertos.
      Você amará Roma. Boa viagem!!!

  38. Oi Ana! Parabéns pelo seu blog! Gostaria de saber como faço para chegar ao estádio Olímpico? Também gostaria de saber se há opções de locais para comer bem e barato próximo a Estação Termini? Você conhece o Hotel Luce?Sei que ele fica a 200m da estação termini. Obrigado!

    • Obrigado Erick!!! Como existem milhares de hotéis perto da estação, é impossível que eu conheça todos. Quanto a comer, há muita coisa, inclusive na própria estação, que tem até mercado. Já em relação ao estádio, fico te devendo, como não é algo que me interesse, nunca procurei saber onde é, só sei que é na parte norte da cidade. Boa viagem!!!

  39. MUITO OBRIGADA PELAS INFORMAÇÕES
    Parabéns viu? que vc tenha muito dinheiro para viajar cada dia mais e mais!!! rs!! Ai vc coloca as dicas!
    Ficarei de 3 a 4 dias em Roma e este post foi também a minha salvação. E como eu sou muito detalhista vou gastar o dobro do dia mas vai dar para curtir mto bem!!

    bjokas e sucesso!

  40. ana,

    sempre que vou viahar tenho q passar por aqui. suas dicas são fantásticas. Londres fiz o msmo percurso e amei. Agora Roma.. tô na correria pq só tenho 2 dias e vc conseguiu juntar todos os lugares q queria ir!!

    Parabéns pelo blog, fantástico!!
    bjs,
    elis

  41. Olá!

    Estou a planear uma viagem de 6 dias a Roma, para finalmente realizar este sonho.

    Alguém sabe de um sitio agradável para ficar, mas não muito caro?

    Somos um casal e queriamos um cantinho para nós, mesmo que não fosse no centro de Roma (Ex: EUR District)

    Obrigada!

  42. Filipe Rodrigues

    Olá Ana (de novo)

    Pensei no seguinte roteiro para itália seguindo suas dicas:

    Milão – Veneza – Milão (mais ou menos 1 semana);

    Milão – Pisa – Florença – Roma – Milão (1 semana e meia)

    Em milão fico hospedado na casa de um primo! Mas estou em dúvida se esse roteiro seria melhor feito de carro ou de trem! o que vc pode me ajudar nisso? (aquele velho dilema da grana curta)? sugere alguma coisa no roteiro?

    Abraço

  43. Olá Ana,

    Eu ouvi falar no Romapass você acha que vale a pena?

    Abraço

  44. ESTOU AMANDO O SEU BLOG. Adoro viajar, mas sabe de uma coisa…já esstou com medo de me perder nessas cidades maravilhosas.beijos

  45. Ana obrigado mais uma vez.

    Abraço

  46. Oi Ana!!!
    Gostaria de saber se de uma estação, como por exemplo: a Estação Circo Massimo, eu pego um metrô direto para a Estação Spagna??? Ou tenho que ir direto para a Termini??? Estou com uma dificuldade para montar meu roteiro. Eu gostei muito do seu, porém tem algumas coisas que eu gostaria de conhecer, mas não sei se vai dar tempo. Queria fazer o passeio por tudo que fica perto do Coliseu e de tarde seguir para a Piazza di Spagna, descendo para a Fontana di Trevi, Panteon e Praça Navona. Fica muito corrido e contra-mão? Bjo!!!

    • Esse roteiro que vc descreveu Camila, foi o que fiz no primeiro dia de manhã e tarde do segundo dia. Quanto ao metrô, sim, vc terá que voltar até a Termini e fazer a troca de linhas. Vc já visualizou o mapa de metrô de Roma???
      Boa viagem!!!

  47. Nossa Ana, como vc é rápida!!! Consegui visualizar o mapa sim! Obrigada!
    Gostaria de saber tb, se vc tem alguma dica de compras, tipo lembrança e coisas mais em conta, em Roma?
    E tb, gostaria de saber se vale a pena ir na EuroDisney agora no começo de novembro com este frio. Pois irei passar 2 dias inteiros em e 2 dias pela metade em Paris???
    Bjo! E obrigada pela atenção!

    • Oi Camila, onde comprei coisas mais em conta foi numas lojinhas perto da Fontana de Trevi, por incrível que pareça.
      Quanto à EuroDisney, acho que vale muito à pena. Eu já fui em pleno janeiro e é um maravilha, pois quase não tem filas.
      Boa viagem

  48. É proibido fotografar no Vaticano? A Capela Sistina tem acesso facil?

  49. fernando antonio

    Olá Ana, vocë foi a Tivoli? Estou pensando em ir de Roma até lá, de trem. seria viável? Abracos

  50. fernando antonio

    Ana, muito obrigado, parabéns pelo blog e pela atencão dispensada a todos. abracos

  51. Christiano e Christiane

    Prezada Ana Portugal,

    Gostamos muito do seu roteiro, pretendemos utiliza-lo na breve viajem por Roma agora em Fevereiro de 2010. Todavia somos um casal jovem 23 e 26 anos, e buscamos lugares mais jovens para além destes belos passeios e vistias ao dia, uma gentil sugestão de roteiro noturno, nada hardcore, mas bares, restaurantes, pubs, shoppings, etc. algo bem carioca como nós. Obrigado pela atenção, Abraços Christiano & Christiane.

    • Olá casal!!! Vc vão amar a viagem!!! Olha, quanto a parte noturna vou ficar devendo, pois não é o meu forte!!! No entanto, chegando lá vcs terão milhões de dicas sobre isso… boa viagem!!!

  52. Telma Pereira

    Oi Ana,

    Adorei o seu blog e o roteiro de 2 dias em Roma está ótimo….Parabéns!
    Estarei chegando em Roma dia 19/02/2010 e ficarei no hotel All Viminale, Via Del Viminale 38, Repubblica, 00185 Rome. Esta localização é boa? Vc acha segura??? Vc saberia informar algum tranfer do aeroporto pro hotel? E como ficarei até o dia 23/02, quais atrações poderia incluir nesse seu roteiro de 2 dias?
    Um beijo e desde já, muito obrigada!

    • Telma, transfer vc consegue até no aeroporto… Quanto ao hotel, fica perto da estação Termini, o que te facilita com os transportes (trem, metrô). Eu sempre fico por aí, acho que vc ficará bem!!! Existem outros bons museus, o castelo Sant’Angelo, a casa dos Borges, Pompéia… tanta coisa!!! Boa viagem!!!

  53. Oi Ana,amei ter encontrado suas dicas.Estarei na verdade ” passando” por Roma,chegarei por volta das 9:30am no aeroporto de Fiumicino em questao de troca de escala,porem meu voo saira somente 8:00pm,neste caso terei esta parte do dia para tentar ver alguma coisa da cidade,gostaria de ir ao Vaticano e mais algum local,como faria para nao perder tempo?o que vc recomendaria para este tempo que tenho?
    obrigado….seu blog eh 10!!!!

    • Elaine, o melhor é vc pegar um táxi, se não quer perder tempo. Saindo do Vaticano vá à Fontana de Trevi, que é lindo ou até o Coliseu, pq mesmo que vc não entre, em torno dele ficam todas as ruinas clássicas de Roma, o Palatino… Boa estadia!!!

  54. Oi Ana…
    Ótimo encontrar esse seu blog..muitas informações que estou tentada a levar como roteiro oficial em ROMA…vamos visitar também Veneza, Florença, Pisa e Milão…
    chegaremos em Roma dia 29/04…ficaremos três dias em Roma, mas no terceiro ou talvez no segundo, pois vi que dia 1ºde maio as escavações de Pompeia estarão fechadas.(será isso mesmo?) queremos conhecer Pompéia…
    Bom estamos ainda em dúvida de onde ficar em Roma…se próximo a Termini ou Vaticano… gostaria de algumas dicas, pois somos duas senhoras de 46 e 65 anos…mas muito ativas e ávidas para ser feliz na Itália…
    ah..sou historiadora..imagine minha emoção ao ler seu relato e saber estar próximo o encontro com o museu a céu aberto, chamado Roma…
    as catacumbas são as de São Calixto?
    abraço fraterno,
    e continue a nos inspirar…

    • Olá Rose, quanto a localização é assim: perto do Vaticano é mais bonito, mas perto da Termini vc tem mais facilidade de transporte. è colocar na balança e ver oq eu lhes interessa mais. E em relação as catacumbas, sim, são as de São Calixto, mas em frente a elas ficam as de Domitila, então pode ir nas duas. Boa viagem!!!

  55. Oi Ana, adorei seu blog.
    Vou a Roma em 10/06/10 e ficarei até 13/03/10, gostaria de saber se tem algum serviço de transfer aeroporto/hotel que vc indica, sei que vc mencionou acima que está alternativa temos diponíveis no aeroporto, mas é que tenho um pouco de receio em cair em uma armadilha. Aqui no Rio temos a opção de pegar taxis caros que são vemelho e azul e os amarelos que são bem mais em conta.
    Obrigada

  56. Olá, tudo bem? seu Blog é ótimo!
    Gostaria de uma opinião sua, ficarei em Paris 10 dias, acho muita coisa p um lugar só, vc teria alguma sugestão p conhecer países vizinhos? mas como faço isso? compro as passagens na hora? de trem ou avião? o que seria mais interessante conhecer?
    aguardo sua resposta!
    beijos

    • Ou vc pode ir para outro país próximo, ou visitar outros lugares da França mesmo. Quanto a comprar as coisas, eu sugiro comprar antes, pois na hora em geral vc paga mais caro e ainda se arrisca a não ter o que quer. Vc pode fazer o Vale do Loire, o sul da França (Cannes, Nice,…) Pode ir para Carcassone, Strasbourg, Mont Saint Michel… enfim, muitos lugares. Cabe à vc saber o que lhe interessa mais conhecer. Boa viagem!!!

  57. Fernanda Borja

    Oi Ana adorei seu blog. Você foi a Pádua? Eu vou em maio e pretendo ir e voltar no mesmo dia de trem. Vou sair cedinho de Roma (07:00). Será que vai dar para visitar tudo?
    Abraços,
    Fernanda

    • Pádua se conhece muito bem em um dia, pois é pequena, a única questão é a viagem de Roma até lá, que mesmo em trens rápidos, demora algo entre 3 e 4 horas, então, pode ser bem cansativo… Boa viagem!!!

  58. Olá Ana
    Irei ficar 3 dias em Roma e gostaria de saber sua opinião sobre o “Roma pass”. Por ex., posso utilizá-lo para visitar o museu do Vaticano? Qualquer linha de metro pode ser usada com o “Roma pass”?
    Obrigada

  59. Romilda Vitorino Aguiar

    Olá Ana
    Há cerca de 2 anos tb estive em Roma e adorei.
    parabéns pela sua viagem está muito bem descrita, aconselho vivamente quem lá quiser ir tomar as suas dicas num caderninho e seguir rigorosamente de certeza que não se decepcionará.
    Um abraço bem forte
    Romilda

  60. Olá Ana!!!
    Adorei o BLOG!!
    Estou indo com minha namorada pra Itália passar o dia dos namorados…Gostaria de uma opinião sua sobre este roteiro :

    RIO / ROMA
    ROMA
    ROMA
    ROMA / POMPEIA / CAPRI / SORRENTO
    SORRENTO / SIENA / ASSIS
    ASSIS/ PISA / SAN. GEMINIANO /FLORENÇA
    FLORENCA / MODENA / MARANELLO / VENEZA
    VENEZA
    VENEZA / PADUA / VERONA / COMO / MILAO
    MILAO
    MILAO / BRASIL

    Incluiria mais alguma cidade que nao atrapalharia o roteiro?

    Muuuuuuuito obrigado.

    • Angelo, o roteiro é ótimo, mas se cada linha dessas representa um dia, acho inviável alguns. Vc tem noção da distância entre Sorrento e Siena? E ainda mais Assis no mesmo dia? Todos esses que vc programou 4 cidades em um único dia, principalmente (ASSIS/ PISA / SAN. GEMINIANO /FLORENÇA – FLORENCA / MODENA / MARANELLO / VENEZA), acho que não dará conta de ver nada direito. Repense essa quantidade toda. Boa viagem!!!

  61. Olá Ana,

    Adorei o BLOG!!
    Estou indo passar uns dias na Italia…
    Vou subindo e conhecendo vaaarias cidades…Na chegada, vou usar suas dicas de 2 dias em Roma .
    Me ajuda no seguinte, estou prestes a alugar um carro pra fazer todo esse percurso com calma…meu pai disse que é super tranquilo. Mas vi você falando muito de trem…e agora ? Carro ou Trem ?
    Obrigada

  62. Ana,
    Voce conhece os hoteis:
    Executive Hotel – Via Aniene, 3 Piazza Fiume – Roma
    Russot Venice – Via Orlanda, 4 – Mestre – Veneza
    Boscolo Astoria – Via Del Gioglio,9 – Florença
    Ou pelo menos se são bem localizados?
    Estou indo com marido e filhos.
    Obrigada.

  63. olá Ana
    adorei o seu blog, vou a Roma de 24 a 27 de Julho, ficamos no Hotel Eurostars Domus Aurea , penso que é perto da estação Termini, acha boa opção?

  64. Muito obrigada pelas dicas, salvaste meu fim-de-semana e muitas horas de pesquisa.

    Beijos!

  65. ola.. adorei seu blog… preciso de ajuda claroooo!! rsss estou indo de paris para barcelona e de la para roma .. romas seria o alvo certo?? se sim, o que alem do tuistico-basico deve ser imperdivel?? digo que cidades proximas e ou lugares que vc juga importts??? e barcelona ?? melhor ficar em hotel no centro tbM???? fico 4 dias em cd lugar grataaaa e parabenssss…

  66. Parabens, voce soube aproveitar muito bem o tempo, eu fiz o percurso de Paris a Roma e foi bem corrido. Tem muita historia , muito coisa pra se ver!! Vale a pena realmente é um passeio inesquecivel!!

  67. Carla Borcem

    Adorei seu roteiro! Não sabia como iria organizar as visitas e olhar seu blog me ajudou bastante. Viajarei agora dia 12/10 para Roma. Se Deus quiser será tudo lindo!!!

  68. Olá Ana!
    Parabéns pelo blog e pela sua simpatia.
    Irei no dia 7/11 a Roma com meus pais e umas amigas, totalizando 10 pessoas. Estou programando um roteiro pra direcionar o “bando” estou meio perdida mas agora com o seu blog tudo ficou mais claro. Bom o que esta me tirando o sono é que vamos chegar no dia 8 às 18h em Roma e tem um pessoal querendo ir no dia 9 a noite para veneza dormir e dia 10 ir pra Genova (onde iremos pegar um cruzeiro) minha pergunta é: Vc acha viável esta correria??? Estou achando que não vamos aproveitar nenhuma das cidades nessa correria.

    Agradeço a atenção.

    Um beijo,

    • Sinceramente, acho que não. Se vcs só chegam dia 8 de noite, só terão menos de uma dia para visitar Roma. De Roma à Veneza ainda é longe, vcs chegarão lá quase de madrugada, para não fazer quase nada no dia 10 e sair correndo para Genova, que tb não é perto de Veneza. Melhor ir de Roma direto a Genova, (que já é longe) e aproveitar Roma direito. Se fosse para isso, seria melhor terem voado para Milão, que fica entre Veneza e Genova… Boa viagem!!!

  69. Oi Ana, Muito obrigada pela dica. Decidimos ficar em Roma e ir direto pra Genova. Peguei nas suas dicas o Hotel Felice, vc acha confiável enviar os dado do cartão de credito pra efetuar reserva?

    Agradeço toda atenção.

    Um beijo,
    Rapha

  70. Ana,

    Outra dúvida é sobre viagem de trem. Estamos reservando um trem pela Trenitalia, de Roma a Genova, partindo as 18h e chegando por volta das 23h. Acha perigoso viajar neste horário?

    Obrigada!
    Rapha

  71. Ana!!!

    Obrigada por todos os conselhos, sua ajuda foi primordial.A viagem esta chegando, estaremos embarcando domingo agora. =)
    Seguimos sua sugestão e ficaremos no hotel Felice.Agora peço conselho de como ir para o hotel, já que estaremos em 10 pessoas com bagagens. Saimos da estação Termine e vamos a pé, taxi ou onibus? os taxis são muito caro? estou pesquisando no google map mas estou meio perdida, parece tão longe…rs

    Agradeço toda a atenção.

    Um beijo,

    Rapha

  72. Ana,
    Adorei o seu roteiro. Já fiz um roteiro para os meus dois dias e meio em Roma.
    Mas, estou fazendo com opções, pois vou com a minha filha de dois anos. Na hora vou avaliar o que vai dar para fazer…mas só de estar em Roma…
    Perguntinha: acho que o meu marido vai gostar desse passeio às catacumbas, muito mais que eu, mas será que dá para ir com a minha filhota???
    Beijo

  73. Ana, a região de Aurelia é bem localizada?

  74. ana carolina

    oi ana…

    pode me indicar alguns hoteis?

    veneza,firenzi,paris e londres.

    se puder gostaria de uma boa localização e ate 100euros diaria

  75. Estou indo para Italia. O que eu queria saber se é facil e seguro deixar as nossas malas no guarda volume da estação de Florença. Iremos passar somente 1 dia em Florença e seria um transtorno andar com malas.
    Adoro seu blog!

  76. Ola Ana, mto legal seu blog.

    Preciso de uma dica, estou indo agora em julho com a minha noiva e pretendo ficar 4 dias na Italia, vc acha viavel eu ficar em apenas 01 hotel e seguir todos os roteiros de trem ou cada dia / lugar em um hotel.

    A principio colocamos em nossa rota ” MILAO / ROMA / VENEZA / PISA

    Abraços.

  77. Oi ana, estou morando em milao e estou indo para roma semana que vem.. os tickets para a entrada nos mudeus e cia precisam ser comprados antecipadamente ou nao? pq vi que tem a possibilidade de comprar por internet ai fiquei na duvida..pq aqui em milao por exemplo a obra do da vinci tem que marcar horario e todo aquele esquema…outra coisa, fiz reserva no hotel Torino, ja ouviu falar? é bom?
    Obrigada

  78. Ola Ana,
    Primeiro seu site é super util, Parabens,
    Gostariamos de uma ajuda, depois de passar horas e horas verificando hoteis, decidimos ficar em 01 hotel em Paris, vamos ficar 06 dias, depois partiremos para Italia – ROMA, iremos ficar mais 06 dias. Pode me ajudar quanto a viagem de PARIS P/ ROMA, eu entrei no site TGV e a melhor opção custo beneficio em ir para Italia, é mesmo de trem ? pois o preço esta um pouco salgado, a outra duvida, nao queremos sair de Roma, mas de qualquer forma é sempre bom uma ajuda / dicas / sugestoes. Vc poderia nos indicar algum passeio perto de roma ? em que podemos fazer bate / volta ? Pensamos em fazer isso em Venezza, mas acho inviavel, Podes nos ajudar ?
    Obrigado

    • De trem definitivamente nãoé o melhor custo/benefício e sim de avião. E sobre passeios, com muita animação, talvez Florença (no trem rápido), Assis, Nápolis e Pompéia, já Veneza não é uma opção, pois é muiiiiiiiiiiiiiiiiiiito longe. Boa viagem!

  79. Wanderlei Rizzi

    Ana boa noite, Parabéns menina por essas grandes dicas.

    Estou indo a Italia a primeira vez em Julho com a minha esposa, se eu tiver que precisar de uma orientação ai, vc esta disponivel. com remuneração.

    Grato

  80. Zinho Casagrande

    Oi Ana, maravilhoso seu site, pena que eu não possa copiar, é que quase não tenho tempo no micro, assim copio o que interessa e leio depois, mas vamos o q intressa, vou pra Itália em setembro estarei em Firenze e de lá quero fazer várias cidades da Toscana, indo até Montalcino, pretendo descerpor Siena e voltar por Arezzo, seria melhor de Trem ou de Carro? Obrigado pelas dicas.

  81. Neuza Câmara

    Oi Ana!! Venho aqui para agradecer o seu maravilhoso roteiros, infelizmente só estive um dia em Roma, mas consegui ir ao Coliseu, ao Vaticano e à Fontana de Trevi.
    Beijinhos, obrigada e boas viagens

  82. Vou ficar 2 dias e 3 noites em Roma, gostaria de saber lugares para fazer compras e opções de passeio a noite? obrigada

  83. Oi Ana!!!

    Vou passar 4 dias em Roma em Outubro. Alguma indicação de hotel bom? Não falamos inglês, só espanhol, será que dá pra se perder muito em Roma assim? rs…

    Apesar de que acho que com o roteiro fica bem difícil se perder, mas de qquer forma, dá pra se virar com o espanhol?

    E programação para crianças (vamos com nossa filha de 4 anos). Alguma sugestão?

    Desde já, obrigada!
    Abs!

    • Trícia, hotel em Roma para mim é sempre um problema, ainda não dei sorte por lá. Sobre o espanhol, bom eles não usam não, mas dá pra entender um pouco do italiano, rsrs. E sobre crianças, leia o post que tenho sobre Roma para Crianças, tem algumas sugestões. Boa viagem!

  84. Ana vc acha q vale a pena conhecer roma com aqueles onibus abertos, em Barcelona eu conheci e foi perfeito.

  85. Olá, infelizmente no hotel Felice não há disponibilidade para os dias 07/04/2012 à o dia 10, vc poderia indicar outro hotel no mesmo padrão.

    Obrigada
    Augusta

  86. Maravilhosa todas as dicas, estou precisando de sua orientação, Eu e meu esposo vamos chegar no Porto de Livorno no dia 07/04/2012, pela manhã, gostaria de uma dica de como irmos para Florença, penso em deixarmos as malas no guarda volume da estação e conhecermos o centro histórico, depois pegarmos qual trem para Roma? Pretendo encontrar um hotel perto da estação Termini, o hotel sugerido por vc não há vaga para o período que vamos estar em Roma. Embarcamos em um voo para o Rio no aeroporto Fiumicino às 19:00, qual transporte devemos usar? Pretendo seguir seu roteiro quando estivermos em Roma.
    Muito obrigada, agora estou menos anciosa depois que conheci esse blog

  87. Augusta, a sua questão sobre hotel já foi respondida no outro post. E sobre transportes, na Itália é o trem, basicamente. Preços e horários vc tem que ver no site da trenitalia. E para o aeroporto, vc pode ir de ônibus, por exemplo, que sai da Termini mesmo. Boa viagem!

  88. Ana, desculpe incomodar mas uma vez, mas gostaria de um esclarecimento.
    Encontro estação de trem próximo ao porto de Livorno, com ligação a Firense? Dá para irmos a pé?

  89. Augusta, devem ser uns 4 kms de distância… Com mala, talvez seja muito. E como já te falei antes, para saber qq coisa sobre trens, vc tem que entrar no site da Trenitalia e pesquisar, ok!? Boa viagem!

  90. Olá! Muito boas as dicas…
    Se não for pedir muito, o que você sugeriria (das coisas que ficaram faltando ver) para um terceiro dia em Roma? Obrigado desde já!

  91. Kirlyan Mendonça

    Ola ana, Adorei ver seu blog, com isso gostaria de sugestoes de passeio em Roma, muitos amigos falam de Capri , e o que acha de capri ir a Madri ????

  92. Ieda Bataioli

    Olá Ana, em primeiro lugar, esta maravilhoso esse seu blog de viagens, da mais vontade ainda de conhecer o mundo todo, como parece que voce ja fez!
    Envio novamente um pedido de sugestão: estou indo para Roma com dois filhos de 21 e 17 anos, de 9 a 17/02/12 e pensamos em visitar Napole/Pompeia e Herculano, em passeio de um dia, indo de trem, e talvez em outro dia, uma ida a Florença, tambem indo e voltando de trem e quero sua opinião para essas ideias. Tambem peço seu auxilio para saber onde (site) e como faço para comprar já pela internet, as passagens para esses passeios. Um beijo grande e obrigada, estarei no aguardo!

    Ieda

  93. Ieda Bataioli

    Ana, esqueci de dizer que não parlamos niente de italiano mas dominamos o ingles. Abraço!
    Ieda

  94. Augusta Bastos

    Olá, fizemos uma reserva em um hotel próximo a estação Veneza Mestre, por se tratar de uma zona industrial, gostaria de saber se é perigoso à noite, seria mas conveniente ficar perto da estação Santa Lúcia? Estamos preocupados por não falarmos outro idioma, e por termos apenas dois dias em Veneza, as dificuldades de estarmos fora do centro, porém o hotel nessa região é bem mais acolhedor. Aguardo resposta, para eventualmente fazermos outra reserva.
    Obrigada

  95. Oie..Adorei suas dicas…será que você poderia me dar mais uma ajudinha? rsrsr
    Estou indo em julho para Roma (alta temporada), filas e fiilas com certeza, não é?
    Você acha qye conigo fazer esse roteiro (sugerido por voc)e em dois dias ou pela época do ano oo ideal seria uns 3 dias?

    Outra coisa, estou saindo de Veneza para Roma de trem e depois vou para Atenas pelo aeroporto Rome Fiumicino (FCO) , alguma dica de onde ficar para melhor me locomover? Me sugeriram ficar próximo d aregião de La Fontana, o que seria melhor próximo a La Fontana ou Termini?

  96. Gostaria de saber,como faço para ir de Roma,ára visitar a Basílica de santa Rita de Cassia.Tem ônibus? táxi é muito caro? por favor me ajude. Obrigada

  97. olá Ana:

    Estou amando seu blog com dicas tão enriquecedoras. Gostaria apenas que, se puder, tb dê algumas dicas de lugares pra comer com preços camaradas, digamos assim, rs.
    Estou viajando pra Europa em 2013, de carro, como meu marido e 3 filhos, e sei q alimentação é um dos pontos q mais mexem com o bolso dos turitas.
    Grande abraço, vou seguir à risca suas dicas.

    • Infelizmente esse é o tipo de dica que é quase impossível de dar. Além de fast foods famosos, a opção é fazer compras em mercado, já sobre restaurantes, terá que descobrir, mas há opções em conta. Boa viagem!

  98. Ola querida
    Estou chegando em Roma dia 9 e irei passar 5 dias quais as dicas que você pode me dar de pontos turisticos,restaurantes etc..Vamos em quatro pessoas.O hotel já reservamos.
    Desde já agradeço a sua atenção
    Abraços

  99. josé eduardo n.bálsamo

    ANA, LEGAL SEU BLOG. NUNCA FUI PARA A ITÁLIA, DESCULPE MINHAS POUCAS INFORMAÇÕES, MAS COMO IR AO VATICANO E QUAIS OS DIAS E HORÁRIOS DA APARIÇÃO DO PAPA?
    OBRIGADO,
    EDUARDO

  100. Ana , adorei seu blog
    estava morrendo de vontade de conhecer roma, agora estou louca pra chegar as minhas férias e poder conhecer essa cidade maravilhosa fiquei empolgadissima
    valeu!

  101. Maria das Graças S Oliveira

    Olá Ana!Super maneiro seu blog.estou amando.Ficarei muito feliz se vc me ajudar. Estamos indo a Roma no dia 30 de abril. Ficaremos no hotel Brasile. Do aeroporto ao hotel é melhor ir de táxi ou da para ir de metrô, trem ou ônibus?Se for de transporte coletivo vc sabe o número deles?
    As entradas para o Coliseu,etc são encontradas no hotel? Podem ser compradas onde?Dá para sair de Roma e ir a Firenze voltando no mesmo dia? Como fazer esta viagem?Somos três senhoras e faremos a viagem sozinhas. Não vimos nada sobre ingressos em Roma. Muito grata pela ajuda.
    beijos

    • Maria, não conheço esse hotel infelizmente. Entre no site deles ou mande um email, q com certeza eles te explicarão como chegar lá. E sobre o Cololiseu, não há necessidade de comprar nada antes, os ingressos vc compra na hora mesmo. Sobre Firenze, é puxado, mas se pegar o trem rápido que demora 1:30h e sair cedo, voltando de noite, talvez dê. Boa viagem!

  102. Obrigado Ana! Eu e minha namorada estavamos em Roma semana passada e as dicas foram ótimas! Dá para fazer tranquilamente em 2 dias!
    Também tenho um blog com algumas informações de viagens: http://leonardoontheroad.blogspot.com.br.

    Abraço,
    Leonardo Rios

  103. Olá Ana, gosto dos seus roteiros, vc. é prática.
    Estou montando um roteiro e gostaria de dicas qto ao MELHOR BAIRRO para se hospedar, em hotéis, tipo rede accor. Vou listar as cidades e os dias que vamos permanecer nelas.
    Lisboa 3 dias
    Madri 2 dias
    Barcelona 3 dias
    Veneza 2 dias
    Firenza 1 dia
    Roma 4 dias
    Athenas 1 dia depois já compramos cruzeiro pelas ilhas
    Muito obrigada, se quiser dar sugestões qto aos dias em cada lugar tbém agradeço. Um abraço Isabel

    • Obrigado Izabel. Quanto a nº de dias, acho que está ok. Na ordem das cidades, eu diria isto: Rossio – próximo a Plaza Mayor – próximo a Plaza Catalunya – em qualquer lugar, já que a cidade é pequena (mas atenção, tem que ser Veneza Santa Luzia, pois muito hotel fica na realidade em Veneza Mestra, o que não é a mesma coisa) – próximo a Catedral – próximo da estação Termini (pela praticidade, pois a região não é mais interessante) – Plaka. Boa viagem!

  104. Muito obrigada, assim fica mais fácil procurar os hotéis. Não vi roteiro para Veneza no seu blog, tem? Vc. tem algum roteiro de mais dias para Barcelona e Roma? Vi para 1 e 2 dias. Um abraço Isabel

  105. Adorei o hotel que vc. indicou no roteiro em Florença. Bem como vc. falou: bom e barato. Se vc. tiver outros hotéis para indicar nas cidades que citei, adoraria. Um abraço Isabel

  106. Ola… quando vc diz baixa temporada, dezembro está incluido? Um abraço.

    • Ana Catarina Portugal

      Oi Vanessa! Sim, exceto período de natal e ano novo. Mas note que é baixa temporada lá, mas a partir de 10 de dezembro, para voos saindo do Brasil, é considerada alta. Boa viagem!

  107. olá Ana, uma pequena dúvida: passarei 3 dias em Roma em fevereiro (sab, dom e seg) e estou na dúvida se é melhor me hospedar perto da estação Termini ou perto do Vaticano (com a estação Ottaviano ao lado do hotel- este tem uma diária de 30 euros a menos que a primeira). Vale a pena pelo valor esse segundo hotel ou eu gastaria mais com transporte por não ser a estação principal? Obrigada

    • Ana Catarina Portugal

      Oi Ana! Na pratica, tanto faz. Perto do Vaticano é uma área mais bonita e se o preço está melhor, aproveite. Boa viagem!

  108. Olá Ana! Adorei seu roteiro de Roma! Vou fazer um tour pela Italia por 10 dias, e em Roma só ficarei 2 dias inteiros e mais uma noite,… chego às 18h.. vc sugere algum lugar que eu possa ir nesse horário?!
    Seu blog é excelente!!

    • Ana Catarina Portugal

      Oi Nathalie! Nesse horários as atrações já estão fechando. Mas vá dar um volta pela vibrante Piazza Spagna, por exemplo, ou Fontana de Trevi (que são perto uma da outra). Boa viagem!

  109. Olá Ana,
    Estou indo pra Europa em outubro, muito frio, não é mesmo. Meu roteiro será:
    Rio
    Roma 2 dias
    Milão 2 dias
    Paris 4 dias
    Veneza 2 dias, nessa ordem. o que vc me indica?
    Obrigado

    • Ana Catarina Portugal

      Oi Antonio, em outubro não é frio ainda não, no máximo, fresquinho, :-)
      Sobre todas essas cidades há diversos posts aqui no blog, dá uma olhada que irá te ajudar bastante. Boa viagem!

  110. Oi Ana,
    Vou para roma no final de abril e queria muito fazer o seu roteiro, mas nao eh possivel copiar e eu qria imprimi-lo.
    Qual o motivo de fazer isso?
    Estava procurando algo q pudesse me ajudar, mas so perdi tempo, e agora preciso procurar outro roteiro que eu possa copiar. =/

    • Ana Catarina Portugal

      Oi João, apesar de sua simpatia no comentário sequer merecer resposta, eu vou te dar. O site impede de copiar porque infelizmente na internet existem muitos espertinhos prontos para roubar conteúdo alheio e como já sofri muito com isso, esse foi um mal necessário.
      É uma pena que você ache que “perdeu tempo” só pq foi incapaz de usar as teclar ctrl+C e ctrl+V. Você poderia simplesmente anotar as informações, como centenas de outros leitores já fizeram ou imprimir, mas preferiu ser “simpático”.
      Me desculpe se eu, que tenho ajudado tanta gente a tanto tempo, fui incapaz de te ajudar, só porque você não conseguiu “copiar” meu conteúdo. Lastimável!
      Espero que em outro lugar você consiga copiar tudo o que precisa e que tenha uma ótima viagem!

  111. Oi Ana!!!
    Já acompanho o Turista Profissional desde 2012, quando eu IA fazer minha primeira viagem internacional. Acabou que a viagem não deu certo mas não deixei de ver suas dicas.
    Em novembro/2012 viajei pela primeira vez para fora do país e foi logo na lua de mel. Todas as dicas peguei aqui e acabou que conhecemos Buenos Aires com sua ajuda!!!

    Agora chegou a hora de viajar pela Europa, e olha eu aqui anotando tudo de novo! hehehe Vamos viajar dia 09/06!

    Esse roteiro de 2 dias em Roma é tudo o que eu precisa. Vou ficar na verdade 2 dias e meio por lá, mas aí é só seguir as dicas com mais calma né? hehe

    Só uma dúvida! Vou para um aeroporto chamado Roma (Ciampino). É muito longe? Aqui no blog tem dicas de hospedagem por lá? Ainda não reservei nada! rs

    Obrigada por todas as dicas! Beijos!

  112. ops… corrigindo… Acompanho blog desde 2010!!! hehehe

    • Ana Catarina Portugal

      Oi Isabelle! Você não sabe como é bom receber um comentário assim, viu?! Obrigada mesmo!
      Olha, o aeroporto fica a uns 40 minutos da cidade, dependendo do trânsito e sobre hospedagem em Roma, não tenho nenhuma dica boa para te dar, pois nunca tive muita sorte com isso lá. É uma coisa complicada de te bom e barato. Se puder, opte por alguma grande rede de hotéis, como um Ibis da vida ou outro, pois ao menos você sabe o que irá encontrar e sempre é bom. Quando voltar, conta a sua experiência pra gente.
      Bjs e boa viagem!

  113. Oi Ana, muito legal as dicas, muito linda as fotos…estou indo terça agora no dia 14, mas nao falo ingles e nem italiano, vou em roma, veneza e milão…peguei as dicas todas aqui…o q vc me diz sobre a comunicação?

    • Ana Catarina Portugal

      Oi Vasti! Olha, quando fui a Itália na primeira vez também não falava nem inglês e muito menos italiano e não teve muito problema. Na pior das hipóteses, há a linguagem dos gestos, rsrs. Boa viagem!

  114. Oi Ana, adorei o site, super completo com dicas ótimas !
    Estou indo fazer um tour na Eropa com meu esposo e voltaremos para o Brasil de Roma, sendo que lá, teremos dois dias para conhecer.
    Gostaria de uma dica sobre um hotel bem localizado, porém barato, visto que já vamos gastar muito na viagem. Obrigadaaa !

    • Ana Catarina Portugal

      Jezane, infelizmente nunca tive boas experiências em Roma… :-( A hospedagem lá não é muito barata e ainda de qualidade duvidosa. Dá uma olhada nas dicas dos leitores no “onde dormir” na barra lá do alto do blog, pois tem algumas de Roma. Boa viagem!

  115. Cristiana Carriço

    Olá Ana, parabéns pela sua iniciativa. É sem duvida uma excelente ajuda para quem vai visitar Roma. Li algures que havia um passe de 25€ por pessoa, que daria acesso a andar nos vários transportes públicos durante 3 dias e penso que também daria descontos ou acessos gratuitos a alguns monumentos. É realmente assim? Vale a pena para quem vai passar 3 dias em Roma? Obrigada.

    • Ana Catarina Portugal

      Oi Cristiana! Olha, eu nunca usei esse passe, mas o ideal é você entrar no site oficial dele e confirmar todas as informações. Boa viagem!

  116. Olá Ana, tudo bem? Queria me apresentar, meu nome é Ana Patricia, ítalo-brasileira, vivo há 10 anos na Itália, sou formada em Scienze del turismo pela Universidade da Calábria, com um master em Turismo Cultural pela Fondação Garrone, parceira da Universidade de Catania em Sicília. Trabalho como consultora de viajem na Itália e sou em grado de oferecer serviços turísticos em toda Itália.. Confere o meu site: http://www.touristico.it
    Qualquer coisa você possa necessitar basta me contatar,
    Grande abraço,
    Ana Patrícia

    • Ana Catarina Portugal

      Obrigada Ana Patrícia! Se quiser escrever para blog dando dicas sobre o país que escolheu para viver, será bem vinda. :-)

  117. João Santos

    Olá Ana, bom dia! Eu e minha esposa iremos à Roma em Novembro, ficaremos por lá durante 5 dias, e nos hospedaremos próximo ao Termini, neste período gostaríamos de conhecer Firenze também… O que vc nos sugere fazer para ganharmos tempo, devemos utilizar o metrô ou aqueles ônibus de turismo local? (Pra quem não conhece a cidade é muito arriscado utilizar o transporte público e se perder facilmente?) Como é o clima no fnal do mês de Novembro? Muito obrigado, abraço.

    • Ana Catarina Portugal

      Oi João! Impossível se perder no transporte público em Roma, rsrs. Da Termini vocês estarão próximos de muita coisa. Em novembro já é frio, em geral, nada demais, mas é sempre bom conferir nos sites de metereologia perto do seu embarque. Boa viagem!

  118. OI Ana, estou indo a Roma em setembro e gostaria de uma sugestão de hospedagem. Vou eu, minha esposa, minha filha (9anos) e minha mãe. Vi que lá em cima vc sugeriu o hotel Felice. Entrei no site e achei uma opção interessante (apto quadruplo 125 euros/diária). Contudo, pergunto-lhe, quais outras opções mais em conta teríamos? A ideia é usarmos metro tanto do aeroporto para o hotel, como em todos os passeios e volta para o aeroporto. Abs. Grato.

    • Ana Catarina Portugal

      Oi Johnathan! So tenho essa dica de Roma, pois a cidade é fraca em hospedagem boa e econômica. Boa viagem!

  119. Ana, tenho 7 dias para Itália. Alem de Roma vc sugere mais alguma cidade ou é melhor ficar somente em Roma/Minha filha(22 anos) queria ir à Piza. É fácil?O que vc acha?

    • Ana Catarina Portugal

      Oi Cida, Creio que 7 dias só para Roma é muito. Já Pisa fica longe, o ideal é ir, pernoitar e voltar. Sugiro uns 4 dias em Roma e 3 em Florença, com bate a volta até Pisa. Boa viagem!

  120. .Vc tem dica de hotel bom e barato em Florença?Obrigada

  121. Robson Botega

    Saudações, vou chegar pelo termini quero saber se dá para pegar metrô com mala meu hotel fica só a 2 kms.

    É que li tanto sobre pickpocket que acho meio tenso.

    Obrigado.

  122. claudia camara

    Boa tarde Ana, adorei encontrar o seu blog, estou indo a Roma por apenas 2 dias, chego no dia 20/11 a tarde e saio no dia 22/11 as 11:00, vou ficar em um hotel próximo a Fontana de Trevi, pelo q vi é próximo tbm do Coliseu, mas gostaria de ir ao encontro do Papa, vc acha viável, e ir de ônibus ou metro? desde já agradeço as dicas, bjs

  123. Robson Botega

    Noto que os hotéis de rede tipo ibis são bem inferiores na itália tipo em londres onde fiquei é um ótimo hotel.

    Já na itália pelo que li no trip advisor são bem ruins.

    Estou achando grande dificuldade em reserver os hotéis, preciso que seja limpo,seguro e bem localizado.

    E geralmente isso custa muito caro. E como irei usar muito os freccia precisa de ficar perto da estações, o que geralmente é ruim segundo várias pessoas.

    Estou bem balançado a experimentar o airbnb.

    E aquela média de 70 euros a diária é bem difícil de conseguir principalmente em firenze que acho tudo mais caro, bem mais do que veneza e milão que aliás foi a mais barata até agora.

    Agradeço por qualquer ajuda.

    • Ana Catarina Portugal

      Robson, hospedagem na Itália é mesma a pior parte, mas dependendo das cidades, ficar perto da estação central não é ruim, como é o caso de Vezeza e Roma. Sobre o Ibis, não conheço nenhum por lá, então, não posso opinar. Boa sorte!

  124. Robson Botega

    Obrigado pelo retorno vi que é tenso mesmo a hospedagem e vou viajar muito então preciso ficar bem localizado.

    Meu roteiro é este:

    02/05/2014 (Sex) Chegada em milão
    03/05/2014 (Sáb) Lago Di como / Lugano ( se der)
    04/05/2014 (Dom) Torino Museu Egyzio- Museu do cinema – mole antoneliana (Não abre as segundas-feiras)
    MUSEO DI ANTROPOLOGIA CRIMINALE “CESARE LOMBROSO”
    05/05/2014 (Seg) Verona – Arena e Casa da Giulietta
    06/05/2014 (Ter) Lago di Garda
    07/05/2014 (Qua) Veneza
    08/05/2014 (Qui) Veneza murano e burano
    09/05/2014 (Sex) Bologna – Modena museu da Ferrari
    10/05/2014 (Sáb) Chegada a firenze san gimignano siena
    11/05/2014 (Dom) Pisa – Cinqueterre
    12/05/2014 (Seg) Roma
    13/05/2014 (Ter) Roma
    14/05/2014 (Qua) Roma CineCittà ( não abre as terças-feiras martedi)
    15/05/2014 (Qui) Vaticano
    16/05/2014 (Sex) Fiumicino

    Enxuguei tudo que pude, meu foco é cinema,lagos e piazzas, não curto pinturas e esculturas aí vai ser o meu trunfo onde irei dar uma acelerada na viagem.

    Milão vou ficar no hotel berna acho bom custo benefício perto da estação. Em roma vou ficar no B&B mas ainda estou de olho num mercure.

    aBcs.

    • Ana Catarina Portugal

      Oi Robson! O roteiro está ótimo, mas os dias 10 e 11 são inviáveis. Só par florença você “gasta” um dia inteiro… Na volta, se quiser, conte suas aventuras por aqui. Boa viagem!

  125. Robson Botega

    Obrigado ana, mas irei usar firenze de base, pois lá só irei tirar uma foto da ponte veccio, irei pegar o trem e ir até poggibonsi e depois o ônibus até san gimignano .

    E no outro dia vou até pisa centrale que já é o caminho para la spaggia que é a cinqueterre só vou até rimaggiore, talvez pegue uma excursão.

    E fora que depende do clima se estiver chovendo aí vou a cinqueterre.

    Vai ser corrido, mas dá para fazer afinal são algumas fotos e um gelato em san gimignano.

    Abcs.

  126. Ana boa tarde,

    Adorei seu site e as dicas.
    Queria uma orientação, estou indo para Europa dia 30/12 e meu roteiro ( ainda não fechado) incluí Barcelona/Roma/Paris e Londres, meu grande problema está sendo voos e trem queria fazer a grande parte de trem mais acredito que fique enviável, não sei se compro tudo lá ou se compro já por aqui.

    Obrigado Beijos

    • Ana Catarina Portugal

      Oi Bruna! Quase viajamos juntas, pois chego lá dia 30/12, rsrsrs. Faça de avião, pois ganhará tempo e sairá mais barato, com exceção de Paris-Londres, que o trem pode ser uma boa. E compre tudo antes, pq na hora sai BEM mais caro. Boa viagem!

  127. Nara Cimetta

    Ola! Adorei suas dicas
    Ano que vem ficarei um mês em Cork na Irlanda! E pretendo viajar nos finais de semana.
    Seu roteiro de 2 dias em Roma me ajudará muito na viagem =)
    Você teria para Paris e Londres?
    Melhor viajar Low coast? Mesmo tendo que chegar horas antes no aeroporto?ou trem?
    Obrigada
    Beijos

  128. alessandra Souza

    Oi Ana…

    Eu e o meu marido estamos fazendo nossa primeira viagem pela Europa, estou com uma grande duvida você acha que ficar 4 dias em Roma é muito?

    Pois inicialmente iremos ficar 7 dias em Lisboa e 4 dias em Roma, ou você acha melhor ficar 7 dias em Lisboa e 2 em Roma?

    Em Roma você pode me passar uma boa dica de Hotel.

    Muito Obrigada!

    Bjs

    • Ana Catarina Portugal

      Estou em Roma agora é estou hospedada no hotel Les Artistes, perto da estação Termini e estou gostando bastante. Procure por ele no Booking. Boa viagem!

  129. alessandra Souza

    Corrigindo minha pergunta

    Oi Ana…

    Eu e o meu marido estamos fazendo nossa primeira viagem pela Europa, estou com uma grande duvida você acha que ficar 4 dias em Roma é muito?

    Pois inicialmente iremos ficar 7 dias em Lisboa e 4 dias em Roma, ou você acha melhor ficar “9″ dias em Lisboa e “2″ em Roma?

    Em Roma você pode me passar uma boa dica de Hotel.

    Muito Obrigada!

  130. Oi Ana!

    Suas dicas são ótimas! Vou para Roma em abril/2014 e gostaria de informações de como ir de Roma para o Santuário de Santa Rita em Cassia. Como estarei sozinha não acho conveniente ir de carro. Qualquer informação será benvinda!

    Muito obrigada!

    • Ana Catarina Portugal

      Oi Carmem, eu nuca fui lá, mas na Itália quase tudo é feito de trem, então, pesquise no site da Trenitalia. Boa viagem!

  131. Neidson Mota

    Olá, tudo bem? vou passar 2 dias em Roma e gostaria de saber se vc indica a sequencia de pontos turísticos a serem visitados: Em uma tarde fazer: Vaticano – Basílica de São Pedro, Capela Sistina, Castelo de S. Ângelo, Pantheon e Fontana di Trevi. Já no outro dia fazer Coliseu, Fórum, Palatino e Piazza Venezia. E então o que vc acha? Ah, aceito sugestões, tá? Abraço!

  132. Ola Ana,

    Estou adorando suas dicas, parabéns vc escreve de um jeito alegre sobre o que fez !!!!

    Estou indo para Roma em começo de Maio/2014, pretendo ir ao Coliseu e Vaticano, você sabe se tem muitas filas nesta época, será melhor comprar os ingressos antecipadamente pela internet ? Você sabe o site que posso compra-los.
    No Vaticano o que tem mais de interessante para fazer além da Basilica ?

    Muitos Beijos.

  133. Ola Ana,

    Obrigada pela resposta ! Vc acha mais interessante fazer o vaticano sozinha no meu tempo, ou com uma visita guiada ? beijos

  134. Ótimo post, obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>