page contents
Capa / Itália / Como / Trens italianos: como usar o site da Trenitalia

Trens italianos: como usar o site da Trenitalia

O trem é meio de transporte por excelência na Itália. Ônibus quase não existe.

Aos que estão de viagem marcada para lá, aqui vão algumas dicas:

- não é preciso, em 90% dos casos, comprar com antecedência. O site da Trenitália é bom para verificar possíveis rotas e horários, mas não para comprar (embora você possa fazê-lo).

- o site tem também uma versão em inglês, para os que preferirem.

- para iniciar sua busca, é preciso saber como é nome das cidades desejadas em italiano (ou inglês, se for o caso). Alguns exemplos:

Português Italiano
Florença Firenze
Veneza Venezia
Milão Milano
Assis Assisi
Bolonha Bologna

- coloque a cidade de origem e destino, data, e o horário a partir do qual deseja viajar.

- na página seguinte, o quadro de horário. Aqui você poderá ver se terá que fazer troca de trem em algum lugar (cambio), a duração da viagem e a categoria do trem (regional, Eurostar, Intercity…), assim como os respectivos preços.

- para a maioria dos turistas ir até aqui basta, pois o que precisamos saber é a possibilidade da rota desejada, os horários e valores. Eu sugiro imprimir esse quadro de horários e levar consigo.

IMG_8103- aos que realmente querem comprar com antecedência, é seguir adiante no processo normal de compra online, mas, lembre-se: você tem que se registrar primeiro no site.

- aos que forem comprar a passagem lá, poderão fazê-lo nos guichês (e se virar no italiano) ou podem comprar em máquinas automáticas que existem em todas as estações. É bem fácil de usar e tem a opção de compra em português.

- e a todos: nunca se esqueçam de validar (convalidar) a passagem de vocês antes de entrar no trem. Nas estações ou corredores de acesso às plataformas existem umas máquinas (em geral IMG_8100nas paredes) onde você coloca a passagem e ela faz uma marca, que depois será conferida por um funcionário dentro do trem. Em 90% dos casos o funcionário passa por você e, se sua passagem não estiver marcada, não adianta chorar: paga multa!!!

- os trens regionais podem ser usados em qualquer dia e horário, por isso não são marcados, mas a partir do momento que você o convalida, terá que usá-lo em no máximo 6 horas. Os demais tipos de passagens têm data e hora fixa marcada.

Aos que querem mais informações sobre a saga de comprar passagem de trem na Itália ou de como pegá-los nas estações,  acessem também aqui. São boas dicas!!!

Boa viagem!!!

ATENÇÃO: tenho recebido alguns comentários de pessoas dizendo que não receberam o e-mail de confirmação de compra. Antes que fazer qualquer compra é preciso se registrar no site e só depois comprar. Para recuperar passagens compradas e que por ventura não tenham chegado a sua caixa de email, é preciso ter o código de recuperação que aparece na tela assim que a compra se finaliza (anote-a sempre).

Procurando por hotel?! Então, pesquise no Booking.com! Você não paga pela reserva, cancela quando quiser e consegue os melhores preços.

Sobre Ana Catarina Portugal

Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.

123 comentários

  1. Renata Graeser

    Cheguei ontem da Itália, onde fiz passeios maravilhosos e tive dicas preciosas deste blog (lembrei dos seus conselhos o tempo todo, Ana).
    Sobre os trens na Itália, é facílimo usar as máquinas p/ comprar os ‘biglietos’. As informações p/ compra estão em vários idiomas (até português), mas NUNCA DEIXEM DE VALIDAR OS BILHETES pq a multa é de 50 euros por pessoa (eu quase me dei mal indo de termini p/ fiumicino).

  2. Oi Ana,
    Minhas dúvidas com relação a essas máquinas são: aceitam cartão de credito? Dá pra comprar com dinheiro? É seguro ou engolem o dinheiro e vc fica feito doido agarrado na máquina rsrsrs
    Abraços

  3. OLA ANA, ESTAREI EM ROMA DE 08 A 13 DE SETEMBRO DE 2010 E PELOS COMENTÁRIOS VI QUE SERAO MUITOS DIAS EM ROMA, GOSTARIA DE CONHECER VARIAS OUTRAS CIDADES MAIS A GRANA É CURTA, NAO SEI O QUE FAZER, VI SOBRE CONHECER 3 CIDADES NO MESMO DIA DE TREM, COMO FUNCIONA? CONTO COM SUA AJUDA

    • 3 cidades num mesmo dia? Como assim? Olha Ricardo, 5 dias nem é tanto tempo em Roma, pois vc terá bastante o que ver, mas se quiser pode fazer o bate e volta para Pompéia (Nápolis), por exemplo. Procure pelo site da Trenitália possibilidades, pois vc terá ideia de valores e de tempo. Boa viagem!

  4. Olá, estou indo pra Itália em outubro. E pelo site vi que comprar antecipadamente gera descontos. Vou para Milao e Veneza. Você sugere deixar pra comprar na hora ou antecipado mesmo? No caso de ticketless, onde vou retira-lo, preciso validar alguma coisa? Os trens rápido compensam pelo preço, ou é melhor pagar barato mesmo que demore mais?
    Obrigado

    • Eu não vejo necessidade de comprar antes, a não ser que vá querer viajar nos mais caros. Em geral não vale muito à pena, mas entre no site e confira a diferença e decida. Sim, tem que validar seu bilhete e se comprar antes, terá que imprimí-lo. Boa viagem!!!

  5. Boa tarde Ana!!
    Há muito tempo acompanho seu blog e ele está ajudando mt na minha viagem para a Itália!!!
    Obrigada desde já!!!!!!
    Chegarei de madrugada no aeroporto, esperarei o 1º trem para o Termini Roma e de lá para Nápolis e hospedagem em Sorrento.
    Por favor: tem como vc ver qual é o horário do trem para Nápolis?
    Qual o valor aproximado e qual é o nome do trem, pois não domino nada de italiano e estou indo por conta.
    Tudo de bom e fico no aguardo!!!!

    Bjs

    Regina

  6. Boa noite Ana!!!

    Obrigada pela resposta!!
    Vou tentar ver o site e qualquer coisa vou falando.
    Bjs e tudo de bom

    Regina

  7. Olá Ana!!
    Acabei de conseguir acessar o Trenitália!!!Hehehehehe!!!!
    Dúvidas:Há 2 tipos de trens: o Frecciarossa(o dobro do preço e a metade das horas) e um outro identificado por nº.
    Além do preço e da velocidade, dá para viajar bem no outro trem?
    O que seria 2ª classe?
    É verdade que se não reservarmos com antecedência, corremos o risco de ir de pé?
    Como saberei se há lugar disponível?É como avião que devemos chegar com mta antecedência?
    As malas ficam bem juntas da gente?

    Desculpe-me tantas perguntas….
    Desde já agradeço e boa noite!! Regina

  8. Ola amigos, parabéns pela matéria e obrigado pelo link ao nosso blog!!!

    In bocca al lupo!!!

  9. Ola Ana !
    nós, cinco amigas estamos indo em setembro para Viena 4 dias, Praga 3 , Budapeste 3, Milão 3, Veneza 2, Firenze 2, Roma 3, Madri 3 e terminando em Barcelona 5 dias. As nossas duvidas é se deveriamos: 1º ir de Milão a Cinqueterre ou ir de Florença. e a 2º duvida é : para vermos uma tourada em fim de setembro onde teremos que ir.
    Adoro seu blog, curto e me divirto lendo seus relatos de experiencias.
    bjs
    Nilza

  10. Ola Ana !
    esqueci de dizer que começamos a viagem no dia 04 de setembro e ouvimos falar que quando chegarmos na Espanha as Plazas de Toros estarão terminadas. è verdade?
    Como e onde poderemos nos informar sobre festas e festivais em setembro na Italia e na Espanha?
    Desde já , muito obrigado pelas dicas.
    Nilza

  11. Ana,
    se puder alem da resposta no seu blog, pode mandar alguma informação para meu email?
    Obrigado
    Nilza

  12. wanda crotti

    Olá Ana, adorei seu blog. Por favor me ajude com dúvidas. Viajo para Milão dia 6 de setembro e quero ir para Bologna. Quero ir pela trenitalia no trem bala. Quando chego na estação de trem como faço para comprar o bilhete? É muito difícil? É direto ou tem conexão? Eu falo super bem italiano já ajuda ou não muito? Tenho medo de me dar mal, me atrapalhar em achar o binário. Obrigada. Wanda.

  13. Olá Ana, pretendemos ir para Italia e março/2011, pretendemos fazer a Italia decarro para cnhçer as pequenas cidades tbém, que dicas vcpoderi nos DAR?
    aBRAÇOS DA sORAIA

  14. Oi pessoal!
    Esse post da Ana tá ótimo, é exatamente assim que funciona por aqui.
    Estou na Italia desde setembro e para todos os lugares que fui aqui no país, eu fui de trem.
    Realmente é fácil de usar, é tão popular como os ônibus no Brasil (e as malas ficam com vc o tempo todo).
    Não precisa ter medo: as máquinas são fáceis de usar, aceitam tanto cartão quanto dinheiro, as estações são bem sinalizadas, então não tem erro pra encontrar os binários (plataformas).
    Não é necessário chegar com tanta antecedência, exceto em horários “chave”, como sexta a tarde, sábado de manhã, domingo a tarde ou vésperas de feriados, que é quando as pessoas mais viajam. Como não se marca lugar, corre-se o risco de ter que ir de pé em algum trecho da viagem.
    Quando voltei de Roma, domingo no fim da tarde, o trem estava lotadíssimo, e eu ainda consegui lugar, mas muita gente foi de pé no meu vagão. Porém, uns 20, 30 minutos depois, já tinha lugares livres para todos (nas paradas o pessoal foi descendo).
    Mas também, uma antecedência de 15, 20 minutos é mais que suficiente.
    Bom, não vou escrever outro post, mas aproveitem os trens na itália!
    Bjo

  15. Ana
    Boa noite aqui no Brasil.
    Estamos chegando na Italia no dia 10 ou 11 de Setembro via TAM at’e Milao, porque a TAM voa somente ate Milao, dai para Roma. Ainda nao decidi se vamos de aviao ou trem . Gostaria de ir de trem para ver as paisagens mas acho que eh muito caro. Gostaria de saber o valor da passagem e quanto tempoo leva de Milao para Roma de trem. Se voce puder nos ajudar , agradecemos muito.

    Obrigado

    Abracos.

  16. Oi, Ana,
    tudo bem?
    Estou indo de Bologna para Veneza sexta-feria, 25 de fevereiro. Os preços no site da trenitalia são os mesmos da estação se eu comprar na hora ou são menores?
    Será que não vou ter problema de sexta-feira a noite os trens estarem cheios?
    Agradeço desde já,
    Juliana

  17. Obrigada!!!!!! :D

  18. Por favor, se alguém puder me ajudar …
    Comprei 6 passagens no site da trenitália pegando a tarifa mini, 4 tudo o mas duas que sã de Verona para Firenze comprei para o dia 12/09 e recebi a confirmação no email para o dia 13/09, no anexo o campo do código cp q eles pedem para fazer a troca da passagem no site veio em branco, não recebi esse tal código e não consigo encontrar nenhum email da trenitália para entrar em contato e resolver isso, apenas um formulário de reclamação que preenchi e recebi email automático dizendo que em até 30 dia eles entrarão em contato comigo .. viajo para Paris em 15 dias, o que eu faço? Tem como trocar lá na hora? do dia seguinte pro dia atual? Grato Thiago

    • Thiago, qual a categoria de trem você comprou? Se for o regional, não terá problemas, mas se for outro, não sei, acho que terá que acertar isso ou poderá deixar para trocar lá. Boa sorte e boa viagem!!!

  19. Boa Tarde Ana, estou indo para Milão em outubro e apos desembarcar tenho que ir para Bolonha, o trem sai do próprio aeroporto? (vi esta informação em outro site) Me parace que , quem desembarca no terminal 1 (internacional) tem que pegar um ônibus para ir até a estação de trem, isso é correto?
    No site trenitalia não encontrei trem que sai de mIlão para Bolonha??
    Vc sabe se existi???
    Desde já muito obrigado pela atenção…

    • Olá Sandro. Sim, existem trens de Malpensa (Malpensa Aeroporto) para Bologna. E sobre trem de Milão para Bologna, tem milhares por dia, talvez vc não tenha escrito certo o nome das cidade (Milano e Bologna). Boa viagem!!!

  20. Boa Tarde Ana, muito obrigado pela sua informação.

  21. Oi Ana, e demais visitantes também. Preciso de ajuda de qualquer pessoa com mais experiência em viajens. Não há jeito de comprar os bilhetes pelo site da Trenitalia. Farei isso pessoalmente. Tudo bem… mas as dúvidas são as seguintes: posso comprar os bilhetes em qualquer estação de trem, ou apenas naquela em que o tipode trem terá saída? na máquina de auto-atendimento, consigo encontrar opções de tarifas, como a mini? e no momento da compra, o dinheiro deverá ser colocado na máquina, exatamente o valor trocado, ou posso pagar o valor em outro setor? é na prórpia máquina que eu faço a reserva de assento? a reserva de assento vale para o Intercity? Vou fazer o percurso Roma – Veneza – Firenze – Napoli – Roma. Foi o jeito que eu consegui conciliar tempo e necessidade… Se algúem tiver alguma dica para economizar em passagens, é só registrar. Desde já, grazie!

  22. Bom dia!

    Eu estou tentando comprar uma passagem de Nice pra Venezia pelo site trenitalia.com para aproveitar a tarifa “Mini”, mas estou preocupado com a troca de trem em Milano.
    O trem sai de Ventimiglia as 08:58 e chega em Milano as 12:50.
    A próxima saída de Milano é as 13:05.
    É muito arriscado?
    O próximo é as 14:35.

    E se eu fizer a opção “Ticketless with payment receipt via email”, não preciso “convalidar” a passagem? Ou ainda assim preciso passar numa máquina para imprimir o ticket?

    Muito obrigado pela ajuda!!
    Abraços,
    Rodrigo

  23. Oi Ana!
    Viajo agora dia 26/09. Comprei bilhetes Milabo-Venezia e Venezia-Firenze pelo site. Recebi o e-mail com o pdf do bilhete. Tem assento marcado. Dúvida: ainda assim, tenho que convalidá-lo na estação? É uma impressão de e-mail, não um bilhete como o da foto do blog…

    Abs!!!

    • Marcos, como já disse antes, em princípio todos os bilhetes tem que ser convalidados. Existem alguns poucos tipos que não, mas na dúvida, pergunte na estação, é o único modo de não ter problemas e tirar sua dúvida. Boa viagem!

  24. Diogo Cabral

    oi ana,
    parabéns pela pag!
    então, estarei partindo para roma em novembro….
    ficarei seis dias…
    penso em conhecer bem roma…e depois tirar um dia em milão e um dia em
    veneza.
    Acha que um dia eu consigo dar umas voltinhas? partindo de roma de trem!
    Obrigado….
    sucesso para todos…

    • Diego, qq das 2 cidades dá para conhecer em um dia. Mas se vc pensa em ir e vir no mesmo dia para Roma, saiba que é bem longe, o que torna sua ideia meio inviável. Sobre chuva, não há regra… Boa viagem!!!

  25. Diogo Cabral

    desculpas…
    sei que faz frio em dez/jan….
    temo que chova no fim do mês de novembro até o início de dez…
    chove nessas datas em roma/italia?
    obrigado!

  26. Diogo Cabral

    DE QLQ FORMA…VALEW D+…

  27. bom dia Ana.

    Vou para a italia em setembro e gostaria de comprar as passagens de trem com antecedencia.
    porem o site do trenitalia me deixou com umas duvidas:

    -o bilhete impresso tem q ser trocado no dia da viagem?
    -pagamento via cartao de credito?
    -é confiavel?
    obrigado.

  28. oi Ana,
    quantas malas posso levar no trem ,e o tamanho mais ou menos .rsrsrsrsrrs
    \bjosssssssssssssss

  29. de florence para veneza
    bjossssssssssssss

    • O mínimo possível, de preferência só uma e média. Não há um lugar específico para guardá-la: ou ela vai do seu lado no corredor, ou em cima da sua cabeça, mas o espaço é pequeno. Fora isso, os trens não costumam ficar muito tempo parados na estação, logo, ficar colocando e tirando muitas malas do vagão, pode te fazer perder um trem. Para viajar de trem, é preciso ser econômica na bagagem. Boa viagem!

  30. Flavia Fernandes

    Cara Ana,
    Comprei passagens de trem de Veneza para Florença (viajo em janeiro), saindo às 10h. Se eu quiser mudar o horário, caso eu deseje ficar mais algumas horas em Veneza, é possível fazê-lo na véspera do embarque? Faço isso na estação?
    Agradeço retorno,
    Flavia

  31. Evelyn Perlov

    I would like to know if there are porters at the italian stations.
    When we arrive and when we leave.
    As we are coming from abroad, we have 2 valises ( luggages).
    We are going from Rome .Firenze,Venezia, Milano
    My husband and I are 80.
    Thank you so much.

  32. Bom dia Ana,

    comprei ontem duas passagens no site da trenitalia na categoria mini sem me registrar. No final da compra apareceu uma tela dizendo que minha compra tinha sido realizada com sucesso e que os tickets seriam enviados para o meu e-mail, mas não recebi e-mail nenhum até agora!! O único código que tinha nesta tela era um retrieval code que eu não consigo acessar os meus tickets pelo site… Como faço para conseguir meus tickes, vc sabe?? Não sei se eu teria q me cadastrar para depois tentar ver os tickets ou se não teria como ver, já que eu comprei antes de me cadastrar… Não estou conseguindo nenhum e-mail para contato com eles…

    Obrigada!

  33. Olá.
    Ocorreu comigo o mesmo problema da Renata. Só fiquei com o código de recuperação, que saiu assim que a confirmação de pgto deu na tela . No site não consigo acessar a reserva já que não me cadastrei antes. ????

  34. ACABO DE CONSEGUIR O REENVIO DO EMAIL. MAS SÓ COM CODIGO DE RECUPERAÇÃO. ENTREI NA AREA DO CLIENTE E DIGITEI EMAIL E O TAL CODIGO. PRONTO ! ME REENVIARAM .
    DICA: SE NÃO DER NA TRENITALIA , TENTE NA FRECCE .

    ABRAÇO E BOA VIAGEM A TODOS.

  35. Américo Soares de Souza

    Está acontecendo o mesmo comigo: comprei duas passagens no site da trenitalia e não recibi o e-mail com os bilhetes eletrônicos. Há 3 dias tento o reenvio o e-mail através do código de recuperação e da uma mensagem de erro código 996. O que estaria ocorrendo:

  36. Américo, você terá q fazer o mesmo procedimento que o Ivo (ler acima). Talvez esteja acontecendo algum problema no site. :-(

  37. Compre a passagem nao recebi por email o bilhete.E nao consigo com codigo de recuperaçao.

  38. Olá, tabém estive com esse mesmo problema. Comprei minha passagem, mas sem fazer o cadastro, e também como outros, não recebi nenhum e-mail de confirmação, mas apareceu que a compra foi realizada com sucesso e já olhei no meu extrato bancário e vi que a compra foi aprovada. Mas ão tenho o número do PNR. Alguém saberia como devo proceder? Como é que consigo esse código de recuperação?

    • Rafaela, até onde eu sei você precisava estar registrada no site (ao menos eu sempre fiz assim e nunca tive problemas) e caso não estivesse, precisava ter o código de recuperação. O e-mail não foi parar na caixa de spam? Tente contactar a Trenitalia (mas acho que só dá por telefone. Se conseguir resolver (e conseguirá), conte pros demais como conseguiu. Boa sorte e boa viagem!

  39. Américo Soares de Souza

    Eu estava com este problema mas já consegui o reenvio do e-mail através do código de recuperação. O problema é que eu tentei tantas vezes e de tantas formas que não consegui gravar qual foi o jeito que deu certo. O que eu me lembro é que o usuário tem que inserir, além do e-mail cadastrado e código de recuperação, o nome exatamente igual ao que foi informado no ato da compra.

  40. Ana, por favor, tenho visto preços no site Raileurope com ou sem reserva incluida – que é muito mais barato. Esta reserva é opcional?? Posso comprar um sem reserva e ir assim mesmo?

    • Gabriela, se está mais barato de fato, não há o que pensar… Mas para ter informações certas sobre o Raileurope, entre em contato para eles, pois às vezes o barato sai caro, entende?!
      E Américo, obrigado por dividir conosco sua experiência.
      Boa viagem à todos!

  41. Oi Ana!!
    Adorei o seu blog!! As dicas são maravilhosas!!!
    Gostaria de saber se vc sabe como trocar a data de um bilhete da trenitália.
    Pois, comprei um bilhete florença-veneza p o dia 15/07, mas quero alterar p 14/07.
    Eu preencho o nº do código da passagem no lugar onde altera a reserva e dá uma mensagem de erro na página.
    Se vc ou alguém puder me ajudar ficarei mto grata!

  42. Ana,

    Teu blog é excelente e nos brinda com informações preciosas e muito úteis, sobretudo para aqueles que são marinheiros de primeira viagem, como eu…Já viajei bastante pela América do Sul, mas em dezembro deste ano terei minha primeira experiência na Europa.

    Comprei meus bilhetes online pelo site da Trenitalia, para os trechos onde eu já tenha previsão de horários: Roma-Napoles, Napoles-Florença, Florença-Veneza (este trecho pela Italo) e Veneza-Verona. De Verona, seguirei pra Alemanha com outra companhia. Achei muito simples e prático, a Trenitalia é meio chatinha com cartões de crédito, mas quem tiver com dificuldades de passar seu cartão, sugiro que façam como eu: abram uma conta no Pay-Pal, que a transação ocorre sem nenhum problema…

    Já recebi os bilhetes via e-mail e eles já estão impressos. Minha dúvida: em bilhetes adquiridos via internet e com horário e assento marcados, é necessário fazer a convalidação???

    Grato!

    Celio

    • Ana Catarina Portugal

      Obrigado Célio! Na dúvida, convalide todas. É bem simples e rápido, pois você o fará numa maquininha já perto do trem. Boa viagem!!!

  43. Oi ana comprei uma passagem de roma para firenze agora dia 08/11… Precisaria mudar ela para dia 09 será q consigo?

    • Ana Catarina Portugal

      Hum Guto, não sei. Vai depender do tipo de passagem que é, mas o melhor modo é tentar direto na estação, caso não consiga fazer pelo site. Boa viagem!

  44. Boa noite. Estou ha 2 semanas tentando comprar passagens pelo site da trenitalia mas depois que seleciono trecho, tarifas e a opção pagar com cartão aparece uma linha cor de rosa acima na próxima página com erro 998 e mandando tentar novamente mais tarde.
    O que fazer?

    • Ana Catarina Portugal

      Infelizmente não posso te ajudar Ana. Se é problema no site, só com eles mesmos. Mas não há necessidade de comprar passagem antes. Eu sempre comprei na hora, lá mesmo na Itália e é bem relax. Boa viagem!

  45. Albertino Vaz Limonta

    Ana,
    Gostei muito do seu blog. Parabéns. Eu já utilizei trens em viagens pela França (TGV) e uma vez na Itália (entre Como e Milano).
    Pretendo ir a Roma em fevereiro de 2013 e, de lá, pegar um trem para Veneza.
    Ao visitar o site da Trenitalia, fiquei com ums dúvida: Qual a diferença, em termos de serviço, de uma 1a classe para uma 2a classe ?
    Vi a possibilidade de adquirir passagens de trem pelo site raileurope.com.br que é em português, com preços cotados já em reais. Voce conhece esse site ?
    Uma última pergunta: voce sabe o preço de um water taxi, da estação Sta. Lucia em Veneza, para um hotel situado no Canal de San Marco, logo após a piazza ?
    Desde já, agradeço.

    • Ana Catarina Portugal

      Oi Albertino! Na Itália não vejo necessidade de comprar passagens de trem pela internet. Você comprar na hora sem qualquer problema e verá que o trem não ficará cheio, pois são muitos. A diferença está que no conforto, claro, e que a 1ª classe é mais bonita, mas não acho nada de tão gritante. E sobre o Water táxi, não sei, o melhor é perguntar no seu hotel, pois cada lugar tem um preço. Boa viagem!

  46. Oi Catarina!
    Estou indo para a Itália em Julho/13 com meu marido e estava pensando em fazer Roma-Veneza de carro. Vale a pena? Me disseram que a gasolina é cara, que as estradas engarrafam. Vamos chegar em Roma dia 13/07, ficaremos uns 3 dias (sem carro) e pensei em pegar o carro para ir visitando as cidades pelo caminho com mais liberdade. Pegamos um cruzeiro em Veneza dia 19, onde devolveria o carro.
    Se valer a pena, indica algum site para alugar?
    Obrigada!

    • Ana Catarina Portugal

      Oi Verena! Acho que vale a pena sim fazer essa viagem de carro, até porque vocês terão mais liberdade e poderão conhecer lugares que trem não daria. Sobre site, existem muitos, faça com aquele que te der o melhor preço, porque na prática, são todos iguais. Boa viagem!

  47. Eugênia Guimarães

    Olá, Ana! Viajo para a Itália em agosto com familiares. Sobre trens tenho uma dúvida: comprei passagens de ida e volta (um bate-volta) entre Turim e Milão, pela Trenitália. Recebi o email corretamente. Imprimirei o bilhete (um só para os três passageiros que somos) e nele estão os nomes de cada um de nós, os assentos e um código de barras, entre outros dados. Este papel (bilhete) é que deverei passar na tal máquina antes de embarcar e mostrá-lo no interior do trem ao funcionário? Obrigada pela ajuda que puder me dar a respeito. Ab. Eugenia.

    • Ana Catarina Portugal

      Oi Eugênia! Em tese sim, mas de todo modo, verifique no guichê da estação. Mas de qq modo terá que mantê-lo com você sempre, porque um fiscal passará no trem para conferir. Boa viagem!

  48. lilia santana

    olá ,Ana tenho amigos em Como gostaria de saber se eles poderia mim enviar os bilheites de trem pelo correios normal aqui na Bahia?

    • Ana Catarina Portugal

      Oi Lilian! A pergunta é inusitada. Talvez eles até possam, mas é uma passagem que você compra na hora e vai, :-) Boa viagem!

  49. Ana Carolina

    Oi Ana
    Li em vários lugares que não precisa comprar bilhetes de trem na Itália por meio de site e com antecedência. Queria só confirmar contigo se isso também vale para julho, período que eu acho ser de maior movimento, principalmente, numa sexta-feira, que será o meu caso. Também, fiz pesquisa pelo site e vi que só apareceu um horário de trem direto de Milão/Veneza e em outros horários estava escrito que não se podia comprar o bilhete. Isso significa que não terá bilhete para vender lá na hora ou só a cota do site?
    Tem diferença de preço no site para a bilheteria?
    Obrigada Ana

    • Ana Catarina Portugal

      Oi Ana Carolina! Eu só comprei passagem na Itália pela internet uma vez, pois de fato não há necessidade. Se o trem for regional, não vende online. O preço do bilhete é o mesmo. Boa viagem!

  50. Boas!! Alguém me sabe dizer como mudar uma reserva no site do Trenitalia?? já andei as voltas e nao consigo mesmo!! embora ja tenha lido varias vezes que é possivel!

    obrigada

  51. Oi Ana Catarina, por gentileza
    Em uma viagem de Gênova para Mônaco existe uma conexão em Ventimiglia,
    qual o tempo que necessito para a troca de trem ?
    Grato pela atenção e aguardo retorno
    Atenciosamente
    Wilson

    • Ana Catarina Portugal

      Olá Wilson! Não sei te dizer, pois nunca fiz essa viagem de trem. Verifique no site da Trenitalia, pois ele indica todas as conexões. Boa viagem!

  52. Olá Ana,
    Estou planejando tirar férias em novembro próximo. Pretendo começar em Roma seguindo para Veneza, Zurique, Frankfurt e Amsterdam (de trem).
    Entretanto, tenho dúvidas. Dizem que fazer esses trechos na Europa de trem é muito fácil, mas já tentei, via internet, e não consegui saber muita coisa. De Roma para Veneza me parece fácil (é só comprar o bilhete na máquina da Estação de Termini, mas os outros trechos?
    Perguntas:
    Tenho dúvidas quanto aos preços?
    Quanto custa a passagem de trem, na classe mais em conta (baratinha), de Veneza para Zurique?
    Quanto custa a passagem de Zurique para Frankfurt?
    e de Frankfurt para Amsterdam?
    Qualquer informação será benéfica.
    Desde já grato.
    Luiz Vale

    • Ana Catarina Portugal

      Oi Luiz, tem um post aqui no blog com a lista das empresas de trem de cada país. Para saber horários e valores terá que entrar em cada uma e verificar. Boa viagem!

  53. Oi, Ana. Vou para a Itália no final do mês. Estou na dúvida se devo comprar minhas passagens de trem com antecedencia ou não. Em outra vez que estive, não precisei, mas como dessa vez estou com o tempo mais apertado e farei trchos mais longos, estou na dúvida. Os trechos são:
    MILAO – VENEZA
    VENEZA- ROMA (Esta é minha maior dúvida, pois está bem caro no site)
    ROMA-PERUGIA
    PERUGIA-FIRENZE
    FIRENZE- MILAO
    Uma das pessoas que estará conosco irá embora no meio da viagem, então fará o trecho ROMA-MILÃO, que sei que é bem longo. Quando fiz esse trecho em uma outra viagem, comprei na hora, mas foi a mais barata que durava 7 horas (regionali acho). No caso dela, terá que pegar o trem mais rápido.
    Desde já agradeço a atenção!

    • Ana Catarina Portugal

      Olha Carol, eu nunca comprei antes, sempre na hora, mas se você está apreensiva, melhor comprar, :-)

  54. Cibele Tombolato

    Ola

    Comprei passagem de ida e volta Roma Firenze, mas algo deu errado, poia preciso ir e voltar no mesmo dia e a volta saiu indevidamente no dia posterior, já tentei carias vezes alterar a sara no site e não estou conseguindo, você tem alguma sugestão? Sera que eles tem algum Emil?

  55. Ai que site maravilhoso, está me ajudando muito, parabéns!
    Mas ainda assim tenho uma dúvida, quem sabe você pode me ajudar… Meu voo chega por Roma e quero ir para Florença no mesmo dia, logo em seguida. Vi as passagens no site da trenitalia e que é muito mais barato comprar antes. Minha dúvida é se posso comprar uma passagem com data e hora em aberto pela internet, ou então trocar lá na hora sem grande custo adicional. Vc sabe me dizer?
    Obrigada

    • Ana Catarina Portugal

      Oi Carol, eu quase nunca compro pela internet, só lá na hora, então… e não sei disso de ser mais barato não. De todo modo, não deve ser complexo fazer a troca. Boa viagem!

  56. Humberto Freitas

    Em abril/2013 fui a Roma de lua de mel e pegamos o trem bala até Veneza, pra voltar no mesmo dia a noite, porém perdemos o horário do trem. Resumindo: Tivemos que pagar outra passagem (que não é barata), porém de trem normal até Verona, esperar +ou- uma hora e de lá pegar outro até Roma. Isso durante a madrugada. Não aconselho ninguém a fazer isso! Foi uma das piores experiências que passei (olha que moro no RJ e trabalho a noite na rua – Taxista).
    Além de muito desconfortável, o trem estava repleto de pessoas mal encaradas, a ponto de, pasmem, um homem ficar se masturbando no fundo do corredor, na frente das outras pessoas!
    Minha vontade era de partir pra cima dele, mas como eu estava em outro país, achei melhor ficar na minha.

    Preciso voltar a Veneza pra tirar essa impressão!

  57. Mariana Silva

    Olá Ana, super bacana o blog e o post, adorei! =)
    Tenho uma dúvida, fui no site para consultar horários e preços dos bilhetes (eurorain).
    Sou estudante Brasileira residente em Dublin atualmente e vi que eles oferecem um cartão de 2 meses para 5 dias por 178 euros se me recordo bem, coloquei a opção de Milão para Pisa e vi que ele faz tipo uma “conexão” em Genova de 1 horas e meia quase, pergunta:
    Vc sabe se nessa conexão a gente pode descer?
    Fiquei na dúvida porque não sei como funciona esse cartão, se tem que passar em algum lugar e se saísse teria que passar novamente na entrada.
    Se souber desde já agradeço pela ajuda!
    =D
    Tks! ;)

    • Ana Catarina Portugal

      Oi Mariana! Não sei te dizer, pois nunca usei o conheço quem tenha usado essa cartão! Boa viagem!

  58. Gisele Bernardes

    Olá, Ana. Li uma resposta anterior sua a uma pergunta sobre a Rail Europe, dizendo “o barato pode sair caro”. Você conhece essa empresa? Ela não é confiável? Achei bem fácil comprar on line pelo site, mas os trens da Rail Europe são diferentes desses da Trenitalia? Obrigada.

  59. André Pimenta

    Ana, tudo bem?
    Achei suas dicas muito interessantes!!!
    Chego em Roma(Fiumicino), no dia 21 às 15h e preciso ir direto para Assis! Não há necessidade de comprar o bilhete do trem antes, aqui do Brasil?
    Desde já, muito obrigado.

  60. Ana,
    comprei um trecho Milao x Genebra, mas não chegou o voucher em PDF apenas recebi o numero do PNR. Reclamei com a Trenitalia e eles me disseram que tenho que retirar nas maquinas self service na estação. Como faço isso?

    • Ana Catarina Portugal

      Indo até as máquinas que tem em todas as estações e seguindo as instruções que tem lá, não em muita explicação para dar, :-(

  61. Olá Ana, parabéns pelo blog e as dicas. Por que comprar no site Trenitália não é aconselhável?? Eu li a primeira parte do blog, já estava quase concluindo a compra quando decidi continuar lendo, pois fiquei em dúvida quanto a entrega dos bilhetes, quando li seu comentário que não era bom para comprar os bilhetes. Por quê???
    Posso deixar para comprar lá em Roma? Pretendemos viajar de trem de Roma a Florença. Queríamos também ir a Pompéia e pretendia comprar logo os tíquetes. O que você acha, compro na hora???

    • Ana Catarina Portugal

      Porque não existe não ter passagem comprando na hora ou de véspera, logo, não precisa comprar na internet. Fora isso, muita gente costuma ter problemas com o uso do site, então, para quê passar por isso?! Boa viagem!

  62. Sebastião Júnior

    Oi Ana. Tudo bem?
    Eu estou indo para a Itália com minha esposa. E em uma das nossas viagens, eu sairei de Roma para ir ficar 3 dias em Sorrento para conhecer a Costa amalfitana.
    Como você recomendar ir de Florença para Sorrento? Pois eu estarei em Florença por 3 dias e só vou para Roma depois de Sorrento e é também onde eu pego o avião de volta para o Brasil.
    Obrigado Ana desde já.

    Att,

  63. Boa noite Ana, se possível poderia me ajudar? Estou indo em outubro para Veneza e de la pego um trem para Viena-trenitalia 1 classe, meu marido e diabético e me disseram que o trem nao tem restaurante e que teríamos que levar almoço pois a viagem e de 8 hs, e verdade? Fiquei apavorada pois ja estou com as passagens na mao. Se for o caso como cancelar?

    • Ana Catarina Portugal

      Viviane, isso você terá que verificar com a empresa, pois nunca fiz esse trecho. Em geral, em trens de longa distância tem, mas lá mesmo na estação, de véspera, você pode conferir. Boa viagem!

  64. Paulo Santos

    Olá Ana!
    Olha estou indo a Roma em setembro
    Quero fazer uma bate Volta em Assisi
    Gostaria de saber se posso comprar os ticket na hora????

    • Ana Catarina Portugal

      Na hora ou de véspera. Boa viagem!

      • Paulo Santos

        Obrigado Ana!
        Mais uma duvida eu realizando a compra de véspera, será preciso validar o Ticket no ato da compra ou posso validar quando for embarcar?????
        Outra coisa a Validação do ticket tem que ser no de ida e volta ou posso realiza na hora do embaruque???

  65. Comprei passagem para Florença e não escolhi a estação (coloquei “todas as estações”). No entanto, o bilhete foi emitido para uma estação específica (Campo di Marte), mas depois vi que a estação S.M.Novella é mais próxima às atrações turísticas. Posso descer em estação diferente da que está no bilhete? Obrigado se puder ajudar!

    • Ana Catarina Portugal

      Eros, nunca vi isso acontecer, mas se essa estação for dps da SMN, pode descer sem problema, mas se for antes, melhor se informar lá. Em tese você poderia, a questão é se passa um fiscal exatamente nesse pequeno percurso. Boa viagem!

  66. Boa tarde Ana. Da estação Termini Roma, eu consigo pegar trem para aeroporto da cidade?? Qual o nome que pesquiso no site de trem que você passou?

  67. Marco Antonio Brand

    Estarei três dias em Lisboa no mês de Novembro/2014 e gostaria de pelo menos passar “meio dia” em Assis na Itália. Tem como me dar uma dica de como eu posso fazer isso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>