Percorrendo a “ruta de las flores” em El Salvador

A chamada Ruta de las Flores em El Salvador é um caminho de aproximadamente 35 km por cinco povoados tradicionais que ficam nas montanhas da região de Sonsonate.

São eles: Nahuizalco, Solcoatián, Juayúa, Apaneca e Concepción de Ataco (meu favorito).

Além dos povoados em si, o caminho (a ruta) é, como o nome já indica, florido e margeia uma boa parte das plantações de café do país.

Na primavera é um esplendor de cores! Nós fomos conferir em nossa  viagem por El Salvador e contamos – e mostramos – aqui pra vocês.

Importante => Seguro Viagem Internacional (dicas + desconto)

ruta de las flores El Salvador

A Ruta de las Flores em El Salvador

Todos esses lugarejos têm como característica a presença de uma igreja colonial no centro e o povoado que cresceu no entorno.

É possível em alguns deles presenciar a prática de tradições bem antigas, encontrar senhoras com trajes típicos e, se você der a sorte de ir num dia de feira (e eu tive), conhecer uma variedade de comidas, bebidas e especiarias tradicionais.

Confira => Passeios em El Salvador

Rota das Flores em El Salvador

Ruta de las Flores em El Salvador

Em Juayúa é onde está localizado Los Chorros de la Calera, ou seja, um conjunto de cachoeiras belíssimo. Os carros comuns não conseguem chegar muito perto, então, prepare-se, pois é uma boa caminhada até lá. No entanto, o visual compensa muito.

Imperdível => Tour Arqueológico ao Patrimônio Maia

cachoeira na ruta de las flores em El Salvador

Às vezes, no caminho passam algumas caminhonetes ou motos vendendo carona até o portão que dá acesso à área, mas não vá contando com isso.

Outra característica do lugar é que aos fins-de-semana este povoado abriga um importante festival gastronômico de pratos nacionais.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


É absolutamente possível percorrer toda a ruta de las flores em um dia, mas se você puder pernoitar por lá, eu indicaria ficar em Ataco, pois o povoado tem uma tradicional vida noturna. Há opções para todos os gostos e padrões econômicos. De dia a cidade é meio deserta (acho que todos dormem), mas, de noite…

Outra curiosidade do lugar são os diversos painéis pintados por dois moradores nas paredes das casas e muros da cidade: podemos dizer que ela é toda “grafitada”. Uma graça!!!

Pesquise sua hospedagem em El Salvador aqui

Ataco em El Salvador

cidade de Ataco em El Salvador

Ataco na rota das Flores

Se você tem um espírito bem aventureiro, há a possibilidade de ir de ônibus (parador) da capital até os povoados. Em tese, bastaria pegar o ônibus nº 205 que vai de San Salvador para Sonsonate, descer na entrada de Nahuizalco e, depois, entre os povoados, ir no nº 249 ou 23.

Passeio => Excursão Privada de Dia Inteiro à Rota da Paz

Como chegar a Ruta de Las Flores

Eu confesso que não quis me aventurar tanto e preferi contratar uma agência que me levou num carro novinho e confortável, sem perrengues e que adequou o passeio ao meu ritmo.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI! >>>

 

A Ruta de las Flores em El Salvador é um passeio para quem gosta de natureza, história, artesanato e de um certo turismo antropológico. Vale à pena!

Se você gostou, também vai gostar de ler sobre nossos passeios até o Complexo dos Vulcões e o Lago de Coatepeque e a rota maia de El Salvador.

Boa viagem!!!

3 comentários em “Percorrendo a “ruta de las flores” em El Salvador”

Os comentários estão encerrado.