Capa / Holanda / Como ir do aeroporto até o centro de Amsterdam

Como ir do aeroporto até o centro de Amsterdam

Para muitas pessoas saber como sair do aeroporto e ir até o centro da cidade pode ser um dilema, pois à exceção do táxi, que geralmente é caro, a maioria teme não saber qual ônibus pegar, se tem metrô, como usar o trem… Mas Amsterdam é servida por um dos aeroportos mais amigos dos turistas encucados com isso.

Para começo de conversa, o Schiphol Airport é relativamente próximo do centro de Amsterdam e tem uma coisa maravilhosa: uma estação de trem dentro dele.

Ao desembarcar, você quase sai na entrada da estação.

Há um grande saguão, com balcão de informações e várias maquininhas amarelas nas quais você poderá comprar a sua passagem.

Aeroporto Amsterdam

O passo-a-passo na máquina pode parecer complexo à primeira vista, mas não é. Vamos lá:

1. Escolha o tipo de viagem: single ou day return. Se você estiver em Amsterdam apenas para uma conexão de algumas horas, opte pelo day return, pois assim já terá a passagem de ida e volta para o mesmo dia; mas se for ficar mais dias, opte pelo single;

2. Escolha o destino: Amsterdam Centraal;

Aeroporto Amsterdam

3. Escolha a classe do trem: 2ª classe (que é a mais barata);

4. Escolha entre pagar com desconto ou não: full fare (como você é um turista, terá que pagar o valor integral, sem desconto);

5. Escolha a validade do cartão: aqui vai depender do seu caso, pois você terá a opção de valid today (ou seja, o uso do ticket é válido somente no dia) ou open date (você poderá usar em qualquer dia);

6. Escolha a quantidade de tickets que quer comprar: se para uma, duas, três ou até quatro pessoas;

Aeroporto Amsterdam

7. Escolha do tipo de rota: NS Only ou Fyra. A primeira é mais barata que a segunda, pois tem uma rota um pouco maior, mas a diferença de tempo é mínima, já que a maior viagem não leva mais do que 20 minutos. Então, se quer o meu conselho, escolha a NS Only;

8. Por fim, é só escolher o modo de pagamento e pronto.

Aeroporto Amsterdam

Vale aqui ressaltar que nesta mesma maquininha você poderá comprar passagens de trem para a Bélgica, Luxemburgo, Alemanha e claro, interior da Holanda.

Uma vez com a passagem nas mãos, você deverá procurar no grande painel azul que há no saguão, o número da linha de onde sairá o trem. No meu caso, como vocês podem ver, era na linha 3.

Aeroporto Amsterdam

Agora é só ir até a linha indicada e esperar o trem. Simples!

A viagem do aeroporto até a estação de Amsterdam Centraal (com 2 “as” mesmo) demora 20 minutos e é ponto final.

Há também ônibus para diferentes pontos da cidade. Eles em geral demoram mais tempo para chegar na cidade, mas dependendo de para onde você for, poderá ser uma boa opção. Certifique-se do número do ônibus e do nome da parada em que terá que descer, pois no ônibus há um painel que diz o nome de todas as paragens, assim, você não terá dificuldade em saber qual é a sua.

Quer mais dicas de Amsterdam?! Não deixe de ler o blog Ducs Amsterdam, com dicas direto da fonte.

Boa viagem!!!

Procurando por hotel?! Então, pesquise no Booking.com! Você não paga pela reserva, cancela quando quiser e consegue os melhores preços.

Sobre Ana Catarina Portugal

Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.

23 comentários

  1. Maravilha,essa explicacao caiu como uma luva.Mas como nosso voo chega de noite sera que é seguro ir de trem?

  2. Nossa! Tirou todas as minhas dúvidas, porque essas maquininhas, no exterior, são um inferno. Uma diferente da outra e não há alternativa para comprar.

  3. Vou ficar no hotel NH Schiller e tem uma estação de trem próxima. O nome eh Weesperpleim. Como faço pra ir do aeroporto pra lá?

    • Ana Catarina Portugal

      Suyane, o certo é você verificar isso junto ao hotel. Se o trem que sai do aeroporto passar por essa estção, beleza, mas isso você terá que ver lá na hora de comprar o bilhete. Boa viagem!

  4. Jilza Feitosa de Araujo

    Que legal, Ana Catarina.
    Vou agora à noite p/ Amsterdam (conexão p/ a Dinamarca).
    Com suas explicações, não vou ter nenhuma dificuldade!!!!!!!

  5. Julián Arenas

    Adorei o tutorial.
    Uma pergunta, quais são a opçôes de pagamento? a maquina aceita notas?

  6. Quero receber informaç~es po email

  7. adorei a explicação, vc sabe me dizer se esse trem funciona 24hr?

  8. Vou fazer uma conexão em Amsterdam e tenho 8:30. Será que é o suficiente para dar tempo de sair e ir para o centro?

    • Ana Catarina Portugal

      Oi Carlos! Mais do que suficiente. leia o post “uma tarde em Amsterdam”, pois ano passado tive apenas 6 horas e fiz bastante coisa. Cloque eu já conhecia bem a cidade, mas mesmo assim, é bem tranquilo. Boa viagem!

  9. Olá tudo bem?Amei sua explicação.Realmente uma preocupação a menos e tirou minhas dúvidas.Como que eu faço para comprar passagens dos bondes,que sai da estação central?

  10. Olá.
    Vou a Amesterdão, mas tenho duvidas sobre qual a melhor forma de chegar ao hotel , vindo o Aeroporto. O hotel fica em SLOTERMEERLAAN 80 ( Hotel Best Western Blue Square). Fico na duvida se devo a apanhar o comboio para a Centraal Station, ou um bus que passe ali próximo

  11. Voce pode me informar se tem onde guardar malas ou mochila nessa estação??? Pois chego de avião pela manhã em Amsterdã e viajo á noite de trem para Bruges. Obrigada.

    • Ana Catarina Portugal

      No aeroporto eu sei que tem, mas praticamente todas as estações de trem da Europa tem também, Boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>