Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Vale do Douro – dia 3

Continuando nosso roteiro de 10 dias pelo Centro e Norte de Portugal, neste terceiro dia vamos mostrar um passeio ideal para se fazer num bate e volta a partir do Porto: o chamado Vale do Douro, famoso por ser a região demarcada para a produção da uva utilizada para fazer o vinho do Porto e do Douro, famosos mundialmente.

O Vale foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO e é nada mais, nada menos, do que a área demarcada de vinhos mais antiga do mundo.

Num passeio pelo rio Douro é possível observar uma linda paisagem de vinhas e das propriedades.

Vamos lá?

Economia => Seguro Viagem Portugal (dicas + desconto)

Roteiro Vale do Douro

Vale do Douro

Rio Douro

Para entender um pouco mais a história dessa região, dê uma paradinha no Museu do Douro, em Peso da Régua, e depois escolha alguma das lindas propriedades produtoras para visitar.

No nosso caso, fomos à Quinta Nossa Senhora do Carmo, que, como você pode ver nas fotos, é lindíssima. E lá mesmo almoçamos, acompanhados de excelentes vinhos, claro.

Imperdível => Tour Vale do Douro – Degustação de Vinhos, Cruzeiro e Almoço

Quinta Nova

De tarde, fizemos um pequeno Cruzeiro de Rabelo, que é a embarcação típica da região, usada para transportar os pipos de Vinho do Porto do Alto do Douro, onde estão as plantações de uva, até Vila Nova de Gaia e Porto, onde são armazenados e preparados para a venda. O passeio dura cerca de uma hora, mas é o suficiente para se encantar pelo lugar.

Visitar Vale do Douro

Passeio pelo Douro

Aproveitamos o finzinho do dia, antes de regressar ao Porto, para conhecer a Quinta do Panascal, uma propriedade do século XVIII à beira do rio Távora, que tem a classificação A, que é a mais alta que se pode dar a uma Quinta.

É possível visitá-la de modo independente usando um áudio-guia. O lugar é lindíssimo e ainda oferece, como não podia deixar de ser, uma degustação de vinhos de produção própria.

Douro

E como o dia hoje foi cheio de visitas a regiões ribeirinhas, o nosso jantar não podia fugir do tema. Fomos ao Restaurante Fish Fixe e nos deliciamos com um prato de peixe.

O restaurante tem um ambiente que mistura o rústico e o sofisticado na medida certa e ainda tem uma bela vista para o rio. E hoje, com a lua cheia que estava, o cenário tornava-se mais bonito.

=> Leia também:

Fish Fixe

E você, já fez esse passeio pelo Vale do Douro? O que achou? E que Quintas visitou?! Deixe suas dicas na caixa de comentários aqui embaixo!

Acompanhe essa viagem através dos nossos outros posts:

Seguro Viagem Portugal com até 20% de desconto

Pesquisando viagem para Portugal?! Então, saiba que é preciso fazer um bom seguro viagem para lá e nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link

FAÇA SUA COTAÇÃO AQUI

 

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

DescubraPortugallogo.jpg

Viajei desta vez a convite da Agência Regional de Promoção Turística Porto & Norte de Portugal, Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal e da TAP – Transportes Aéreos Portugueses – em parceria com o Portal de Turismo Embarque na Viagem.

Participaram da ação #DescubraPortugal: eu, claro, a Flávia Peixoto do Viajar é Tudo de Bom, Flavia Mariano do Viagem para Mulheres, Mauricio Oliveira do Trilhas e Aventuras, Naira Amorelli do Embarque na Viagem e Renata Araújo do You Must Go.

37 comentários em “Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Vale do Douro – dia 3”

  1. BOA NOITE

    VI NO SITE ROTEIRO DO DOURO QUE TEM VARIOS CRUZEIROS……

    VC CHEGOU A FAZER ALGUM???

    QUE TIPO DE BARCO VC PEGOU??

    COMO É ESSE PASSEIO???

    OBRIGADA

    Responder
    • Eu fiz o passeio já lá no Douro, com o rabelo, barco típico da região, com duração de uma hora. Ele sobe e desce o rio, passando por algumas vinícolas e plantações. Eu gostei!

      Responder

Deixe um comentário