Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Parque Natural da Peneda-Gerês – dia 5

O Parque Natural da Peneda-Gerês fica bem ao Norte de Portugal, na fronteira com a Espanha. Um local de natureza exuberante e grandes rios, como o Rio Lima e o Rio Cávado.

A partir de Braga, é um passeio imperdível para quem gosta de natureza, história e aventura.

Local perfeito para continuarmos o nosso Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal.

Então, depois de passarmos pelo Porto, pelo Vale do Douro, Guimarães e Braga, chegamos agora a esta beleza. Vamos ver como foi o nosso quinto dia.

Parque Natural da Peneda-Gerês

Com 703 km², o parque tem vales, montanhas, florestas, pastagens, cachoeiras… é um ecossistema riquíssimo. Há muita fauna e flora na região, alguns endêmicos (ou seja, que só ocorrem naquele local), como é o caso do lírio do Gerês, que só existe em uma pequena parte da serra do Gerês.

Peneda-Gerês

É interessante saber que ele foi o primeiro parque nacional de Portugal, fundado em 1971, servindo de exemplo para a criação dos outros.

Parque Gerês

Dentro da área de Peneda-Gerês existem ainda dezenas de aldeias de pedra que sofreram poucas mudanças com o passar dos séculos: uma verdadeira viagem no tempo. Além de monumentos megalíticos espalhados pela serra da Peneda e do Gerês.

Gerês

Nosso almoço não poderia ter sido melhor, no Aquafalls Hotel, em São Miguel da Caniçada (Vieira do Minho). Ele possui uma vista espetacular sobre o rio Cávado, além de ser em si um lugar muito bonito, seguindo uma decoração clean e sofisticada.

IMG_9438

Restaurante Gerês

Diverlanhoso

Depois do almoço fomos para o Diverlanhoso, um dos maiores parques de aventura da Europa, com 170 hectares de espaço verde.

Lá as pessoas podem escolher uma das muitas atividades oferecidas: tirolesa, canoagem, escalada, kartcroos, pontes suspensas e outras. Não faltam opções! As minhas escolhas foram a tirolesa e o circuito de pontes suspensas. Aventura e adrenalina purinhas!

Diverlanhoso

Na volta, entre o Peneda-Gerês e Braga, há um mosteiro do século XII que hoje foi transformado na Pousada de Amares.

Apesar de ter sido todo restaurado, a arquitetura original foi respeitada, preservando ainda algumas partes em “ruínas”. O lugar é inspirador e foi lá que tivemos o nosso jantar de despedida do extremo norte de Portugal.

Restaurante

Nosso dia foi puxado, cheio de aventuras e de natureza, gostou?

Não deixe de ver também o que fizemos nos outros dias:

Seguro Viagem Portugal com até 20% de desconto

Pesquisando viagem para Portugal?! Então, saiba que é preciso fazer um bom seguro viagem para lá e nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link

FAÇA SUA COTAÇÃO AQUI

 

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

Peneda-Gerês

Viajei desta vez a convite da Agência Regional de Promoção Turística Porto & Norte de Portugal, Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal e da TAP – Transportes Aéreos Portugueses – em parceria com o Portal de Turismo Embarque na Viagem.

Deixe um comentário