Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Coimbra e Vista Alegre – dia 8

Como Coimbra é a minha cidade natal, não podia passar por aqui sem dar um alô para a família, então, acordei bem cedinho e fui tomar o café em casa e só depois fui me encontrar com os meus companheiros de viagem.

Confesso que foi meio estranho fazer turismo aqui, cidade que conheço como a palma da minha mão, mas como adoro Coimbra, foi legal poder mostrar um pouquinho dela para os blogueiros que estão me acompanhando nesta viagem.

Economia => Seguro Viagem Portugal (dicas + desconto)

Roteiro por Coimbra e arredores

Começamos pela Faculdade de Direito é o local mais visitado e fotografado, e lá do final do seu imenso pátio, há uma boa vista para o rio e parte da cidade.

Não deixem de conhecer a Biblioteca Joanina, que é uma das mais bonitas que já vi na vida e que tem em seu subsolo a antiga prisão acadêmica. Infelizmente a biblioteca não pode ser fotografada.

Dica de moradora => Onde ficar em Coimbra

Vista da Universidade

Universidade de Coimbra

Fizemos a visita à vários ambientes da Universidade de Coimbra e depois fomos recebidos numa sala privada pelo vice diretor da biblioteca, que separou algumas obras raras da relação do Brasil e Portugal para nos mostrar, como por exemplo, um documento assinado por José Bonifácio e o primeiro livro impresso no Brasil.

Passeio => Excursão a pé pela Universidade de CoimbraObras raras

Depois descemos o famoso quebra-costas (imagina o porquê desse nome?!) em direção à Baixa, passando por algumas repúblicas de estudantes, até atravessarmos o Arco da Almedina. Para a despedida da cidade, almoçamos numa parte nova, o Parque Verde do Mondego, no “A Portuguesa”.

Coimbra tem muitas outras coisas para ver, que infelizmente em apenas meio dia não somos capazes de visitar, então, se você tiver mais tempo, dedique à cidade, principalmente por aqueles recantos que fogem da rota turística tradicional.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Fomos em seguida fazer uma visita à fábrica de porcelana da Vista Alegre (considerada uma das melhores do mundo) em Ílhavo, onde estivemos ontem, mas como era domingo, estava fechada.

Além da fábrica em si, onde podemos ver todo o processo de fabricação das peças, há ainda um museu e um teatro datado de 1851, e claro, como não podia deixar de ser, uma tentadora loja com as porcelanas da marca, onde já fiz umas comprinhas. Poder ver o modo tão artesanal como as peças são feitas é incrível e nos ajuda a entender o valor dessas peças.

Pesquise opções de hospedagem em Coimbra aquiIMG_0279 Vista Alegre

A nossa noite hoje foi em Penalva do Castelo, já próximo à Viseu, na Casa da Ìnsua, um 5 estrelas que possui um imponente edifício solarengo de estilo barroco. Uma curiosidade sobre o local, é que ele possui um acervo riquíssimo relativo ao Brasil setecentista.

Jantamos por aqui e já estamos animados com algumas atividades que iremos ter amanhã, como fazer o Queijo da Serra. Depois eu conto como é meter a mão na massa, ou melhor, no queijo.Casa da Ínsua

Seguro Viagem Portugal com até 20% de desconto

Pesquisando viagem para Portugal?! Então, saiba que é preciso fazer um bom seguro viagem para lá e nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link

FAÇA SUA COTAÇÃO AQUI

 

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

DescubraPortugallogo.jpg

Viajei desta vez a convite da Agência Regional de Promoção Turística Porto & Norte de Portugal, Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal e da TAP – Transportes Aéreos Portugueses – em parceria com o Portal de Turismo Embarque na Viagem.

Participaram da ação #DescubraPortugal: eu, claro, a Flávia Peixoto do Viajar é Tudo de Bom, Flavia Mariano do Viagem para Mulheres, Mauricio Oliveira do Trilhas e Aventuras, Naira Amorelli do Embarque na Viagem e Renata Araújo do You Must Go.

0 comentário em “Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Coimbra e Vista Alegre – dia 8”

  1. Oi Ana, entre os dias 262 e 013 do ano que vem estarei visitando Nazaré, Alcobaça, Batalha, Coimbra e Aveiro. Você acha que as visitas aos pontos turísticos podem ficar prejudicadas devido ao feriado de carnaval?

    Responder
    • Não existe feriado de carnaval em Portugal, rsrsrs. No máximo na terça algumas coisas possam fechar, nos demais dias, vida normal. Boa viagem!

      Responder
  2. Oi Ana, entre os dias 262 e 013 do ano que vem estarei visitando Nazaré, Alcobaça, Batalha, Coimbra e Aveiro. Você acha que as visitas aos pontos turísticos podem ficar prejudicadas devido ao feriado de carnaval?

    Responder
  3. Gostei muito do blog!! e queria deixar uma dica:
    Nunca vi qualquer informação sobre os Açores, estive no Arquipélago dos Açores recentemente, que é composto por 9 ilhas pertencente a Portugal , é um lugar mágico com paisagens maravilhosas e exoticas, as opções vão desde de esportes radicais, observação de baleias, surf, visita a vulcões e até mesmo descanso.
    Conheço muitos lugares e esse me encantou por ser tão diferente e ao mesmo tempo tão desconhecido.

    Responder
    • Oi Anni! Eu nunca estive lá, então, não posso publicar nada, pois só escrevo de onde já fui, ok?!

      Responder
  4. Gostei muito do blog!! e queria deixar uma dica:
    Nunca vi qualquer informação sobre os Açores, estive no Arquipélago dos Açores recentemente, que é composto por 9 ilhas pertencente a Portugal , é um lugar mágico com paisagens maravilhosas e exoticas, as opções vão desde de esportes radicais, observação de baleias, surf, visita a vulcões e até mesmo descanso.
    Conheço muitos lugares e esse me encantou por ser tão diferente e ao mesmo tempo tão desconhecido.

    Responder

Deixe um comentário