Lua de Mel no Nordeste

O casal Anilia e Leonardo tiveram uma super lua de mel no Nordeste brasileiro, passando por vários estados: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Bahia.

As aventuras foram muitas e eles contam aqui algumas histórias, dicas e furadas.

– Noivos: Anilia Francisca e Leonardo Gall.

– Quantos dias: 23 dias.

– Estação do ano: verão.

Economia => Seguro Viagem Nacional (dicas + desconto)

lua de mel no nordeste

Lua de Mel no Nordeste

Por que escolherem esses destinos?

Nós já conhecíamos a Bahia (viajamos juntos pra lá em 2009, 2010 e 2011), ele já conhecia o Ceará e Pernambuco e eu (Anilia) já conhecia Rio Grande do Norte, Paraíba e Recife. Sempre tivemos vontade de fazer um tour pelo Nordeste mais completo, já que ADORAMOS as experiências anteriores.

onde fica jericoacoara
Eu AMO Jeri…. e você?

Qual desses lugares vocês gostaram mais? Por quê?

Todos os lugares são lindos e especiais, é muito difícil dizer, pois de cada um eu gostei de alguma coisa em particular. Mas se fizer um balanço geral a que sai na média mais alta é a cidade de Jericoacoara (Ceará), porque tem um clima de juventude no ar, a cidade é super bem estruturada, mas ao mesmo tempo rústica, com ruas de areia e uma beleza natural muito diferente do resto do Nordeste.

Qual deles é um destino perfeito para lua de mel no Nordeste?

JERICOACOARA!

Pôr do sol na Rota das Emoções

Teve alguma coisa que vocês planejaram e que chegando lá não deu certo?

Nós tínhamos planejado ir de ônibus por todas as cidades “picos turísticos” do nordeste, indo de São Luis no Maranhão até Salvador (BA). Só que o dinheiro e o tempo ficaram escassos, então, tivemos que pular os estados de PERNAMBUCO, PARAÍBA e SERGIPE.

Outra coisa que não deu muito certo foi que a estrutura de transporte no interior, principalmente do MARANHÃO e PIAUÍ, é muito, muito, mas muito PRECÁRIA mesmo. Simplesmente não tem ônibus para alguns lugares e o transporte alternativo é péssimo, caro, demorado, enfim… um trajeto de duas horas a gente fazia em seis, e encaramos de tudo: carro de leite, carroça, Bandeirante (Rural), cavalo, van e até a pé em alguns casos.

Se pudessem planejar de novo, o que mudariam?

Alugaria um carro 4X4 para fazer esse tipo de viagem e, se não tivesse de Lua de Mel, chamaria amigos para dividir o combustível.

Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.

CLIQUE AQUI E CONFIRA


Quais as dicas para quem está planejando uma viagem para o Nordeste?

1. Levar protetor solar, chapéu e hidratante, embora possa se comprar nas grandes cidades, o sol de lá é bem forte e nas cidades pequenas esses itens são caros e nem sempre tem as marcas específicas, só as mais comuns.

2. Andar sempre com dinheiro vivo, porque alguns lugares (principalmente no interior) não aceitam cartão nenhum.

3. Levar pouca bagagem (de preferência apenas uma mochila que você possa carregar facilmente) porque você vai ficar a maior parte do tempo de biquíni ou sunga, dificilmente vai tirar os chinelos, os lugares de mais aventura são de difícil acesso e não tem carregadores e principalmente porque você vai comprar várias coisas muito baratas principalmente no Ceará, Maranhão e Salvador, daí você vai ter mãos pra carregar tudo na volta.

Indo de Caburé para Tutóia (nascente a beira da estrada)
Curtindo a nossa lua de mel no Nordeste

Vocês pode nos relatar a experiência em cada um dos estados por onde passaram?

LUA DE MEL NO MARANHÃO

O Maranhão passa por uma crise, principalmente na área turística, há três anos não chove, e por causa da seca as piscinas naturais estão vazias. Quando eu fui só tinha uma cheia: a lagoa do Peixe (que nunca seca).

Mas o estado é imperdível, lindo mesmo, vale a pena ir só pra conhecer os grandes e os pequenos lençóis que são de outro planeta. São paisagens tão lindas que fica difícil não ficar impressionadíssimo.

O povo é muito simpático. Adorei o centro histórico de São Luis do Maranhão (é bem parecido com o Pelourinho/BA), e queria ter conhecido mais a capital, mas só fiquei lá por um dia.

Vale a pena: Excursão Histórica pela Cidade de São Luís

Pequenos Lençóis

Imperdível: Ir para Santo Amaro (fiquei na Pousada Solar das Gaivotas). Barreirinhas é legal, mas em Santo Amaro está tudo ainda inexplorado; a QUEIMADA DOS BRITOS é uma comunidade familiar que fica no meio do AREAL, é super interessante.

Saímos de Santo Amaro a Caminho de Tutóia e, nesse trajeto, passamos pelo Sangue, onde ficamos 4 horas esperando uma condução para Barreirinhas, que fica a caminho de Tutóia.

Chegamos em Barreirinhas e pegamos uma lancha, para chegarmos em Caburé, uma linda praia que fica no desembocar do Rio Preguiça, e onde já tinha a agência de turismo (Baluarte) esperando pela gente, para fazermos o transporte até Tutóia.

A cidade de Tutóia também é muito bonita. Se gaba de ter o melhor passeio pelo DELTA. Realmente é muito bonito, eu fiz e não me arrependo, foi R$ 60,00 reais por pessoa e eles te mostram várias dunas, ilhas, lagoas e fazem o passeio pelo Rio Preguiças, mostrando mangues e cavalos marinhos.

Leia mais: Rota das Emoções (roteiro completo)

Caburé

Furada: O apoio pra Santo Amaro é um ponto no meio da estrada chamado SANGUE. O lugar é horrível. É sujo, feio, fede, não tem nenhum tipo de comida ou bebida, só cachaça, o banheiro é o pior que já fui na minha vida. As pessoas não te informam nada direito e os horários das conduções são variáveis e às vezes inexistentes.

Fiquei lá por quatro horas esperando um ônibus no meio da estrada com um sol terrível, cheguei às seis da manhã porque me falaram que era esse o horário (saímos as três da manhã de Santo Amaro, numa Rural – tipo de carro 4X4).

Faça o que puder pra não precisar ficar nesse lugar, aliás, nem passar perto. Aconselho a contratar um transporte direto de Barreirinhas ou São Luis para Santo Amaro.

LUA DE MEL NO PIAUÍ

O interior é miserável, a capital é muito legal. Fiquei num hotel excelente chamado Pousada dos Ventos. Também dá pra fazer o passeio pelo DELTA DO PARNAÍBA, na cidade de Parnaíba. Tem músicas muito diferentes por lá, uma espécie de forró brega tecno. Aconselho comer a tapioca do estado e tomar uma Juçara (açaí).Delta do Parnaíba - Tutóia

LUA DE MEL NO CEARÁ

Eu me encantei com o Ceará. Fortaleza é linda. A cor da água da praia é fenomenal.

Lua de Mel no Nordeste

Ficamos no Fortaleza Hostel, na capital e de lá conhecemos MORRO BRANCO e CANOA QUEBRADA, os passeios foram comprados no próprio hostel.

Confira => Passeios em Fortaleza e arredores

Gostei de Morro Branco, vale a pena ir e conhecer as AREIAS COLORIDAS. Canoa Quebrada é muito explorada, achei a praia meio comum demais.

Imperdível: O Centro Cultural Dragão do Mar e o Mercado Popular de Artesanato de Fortaleza.

Furada: Leve dinheiro vivo para fazer compras. As praias do centro de Fortaleza são poluídas, por isso não dá pra mergulhar (inacreditável, porque a cor do mar é surreal).

Leia também: O que fazer em Canoa Quebrada

Antes de chegar em Fortaleza fizemos uma viagem para Jericoacoara que é outro lugar imperdível no Ceará.

Se gostar de cavalo vale a pena alugar um e dar um passeio, custa R$ 30 reais por hora, eles fazem desconto ficando mais horas e você conhece a cidade por outro panorama.

Compre alguma coisa de renda, o trabalho artístico das bordadeiras é belíssimo e só tem lá.

Ver o pôr-do-sol na Duna do Pôr-do-Sol também é imperdível.

Há outra dica: tem a padaria Santo Antônio, que só funciona de madrugada (de duas às seis), o pão é muito delicioso, toda a cidade vai pra lá comer, o que é legal, pois a padaria vira um “encontro” noturno a parte, sem o som alto que rola na praia a noite junto às barraquinhas de drinks e às casas noturnas.

Imperdível: Subir até o Farol de Jericoacoara, que fica bem em cima da Pedra Furada, que é um lindo cartão, ir à lagoa Paraíso e deitar nas redes dentro d’água.

lua de mel no Nordeste

Furada: Pechinche muito com os bugueiros, porque eles metem a mão e te exploram mesmo, principalmente no verão, onde cobram os olhos da cara.

Se o casal comer pouco, vale a pena pedir só um prato na maioria dos restaurantes. Todos os lugares que pedimos dois sobrou quase tudo, pois são super bem servidas as refeições por lá.

Que tal?! => Passeio de 1 dia para Morro Branco e Praia das Fontes

LUA DE MEL NO RIO GRANDE DO NORTE

Imperdível: A cidade de Pipa. Ficamos hospedados na pousada Koala, boa pousada, fica na rua principal e os quartos de cima são melhores e menos barulhentos.

Ver os golfinhos, assistir um pôr-do-sol na creperia que fica no Hotel Marinas, sobre palafitas, na margem da lagoa Guaraíras, saboreando deliciosos crepes doces e salgados. Inacreditável de tão lindo.Pipa - lua de mel no Nordeste

Furada: Em alta temporada os hotéis ficam muito lotados, deve-se fazer reserva antes. Outra coisa: alguns hotéis ficam bem perto das baladas do centro, o barulho invade mesmo. Se quiser sossego, tem que ficar afastado.

LUA DE MEL NO ALAGOAS

Fomos para Maragogi. Achei a cidade muito feia e sem estrutura, mas a beleza natural das praias de Alagoas é insuperável. Realmente é o Caribe brasileiro.

Com águas transparentes e quentinhas, um banco de coral gigantesco, uma vida marinha impressionante. Do nordeste todo, o lugar com beleza natural mais lindo é ALAGOAS, na cidade de MARAGOGI, sem dúvida.

Me surpreendeu porque eu não achei que seria tão bonito. Ficamos hospedados na pousada Verdes Mares, o café da manhã era maravilhoso e o dono da pousada é super gente boa

Vale a pena => Passeio para Maragogi lua de mel no Nordeste

O que estraga é realmente a cidade, que não tem nada pra fazer de noite, é muito feia, com o transporte urbano ineficiente. Não tem pontos de ônibus e nunca sabem responder quais os horários certos.

Furada: Fomos visitar o Centro Cultural do Peixe Boi, é legal o passeio, mas só vá se estiver de carro. Não faça como eu que saí de Maragogi e atravessei duas cidades de taxi, van e moto. Não vale a pena, porque as cidades parecem fantasmas e não tem nem como pedir carona. Dei sorte de conseguir um motoqueiro que aceitasse algum dinheiro pra levar eu e meu marido na mesma moto (três em uma moto), até o destino – Centro de preservação de Peixe Boi.

LUA DE MEL NO BAHIA

Imperdível: Se tiver um tempo legal, vá para Ilha de Boipeba. Voltei lá dessa vez e vale muito à pena. É um paraíso que em pouco tempo vai acabar. Também só fomos pra Salvador e uma cidade chamada Ituberá.

Lua de Mel no Nordeste

Em Ituberá fica a cachoeira mais perto de Salvador (160KM) chamada cachoeira da Pancada Grande, ela tem 61 metros de altura e fica dentro de um parque ecológico da Michelin.

O parque é lindo, conservado, mas fica vazio, porque nem os moradores da cidade frequentam. É uma pena, mas eles acham que é perigoso, a cidade é 80 % de evangélicos e não tem nenhuma estrutura de turismo, apesar de ter uma das cachoeiras mais lindas que já vi.

Furada: Dizem para evitar domingos e fins de semana, pois fica muito lotado, e como o parque é de graça as pessoas destroem tudo. Dia de semana é perfeito, sempre vazio. Vá de carro ou taxi (combinando a hora da volta com o motorista, já que não passa nada por lá – nenhuma condução).

Outra coisa que eu não gostei é do cheiro da indústria de borracha que emana por todo o parque. Principalmente no caminho pra lá. Os moradores já se acostumaram, mas eu que era de fora achei mega esquisito. Não é um fedor, mas é muito estranho.

Imperdível em Salvador: Em Salvador ficamos hospedados no Hotel Vila Galé, um ótimo hotel. O bar “Cravinhos” que serve cachaça e camarão pistolinha frito, fica no Pelourinho. Toda vez que vou na cidade tenho que ir lá, é imperdível.

Comer o queijo coalho de Salvador também é imperdível, coma na praia com melaço, o daqui do Rio não chega aos pés. Dessa vez eu trouxe dois quilos comigo na bagagem de volta.

Confira => Passeios em Salvador e arredores

lua de mel no Nordeste
Que tal uma lua de mel no Nordeste?!

Eu amo a praia do Forte, e se tiver tempo disponível é um lugar imperdível de conhecer, pois fica há duas horas de Salvador. Senão vá pelo menos na praia do Portinho da Barra. A água quente e cristalina junto com a paisagem urbana da cidade podem proporcionar momentos únicos de prazer.

Furada: Nunca vá com muito dinheiro pra praia ou pra rua. A cidade é tão grande quanto o Rio e até mais perigosa. Não vá visitar o Pelourinho de salto alto. Tem muita ladeira e as ruas são feitas de pedras tipo paralelepípedo, corre o risco de torcer o pé.

————————–

Obrigada Anília e Leonardo, por dividirem as histórias dessa lua de mel tão inusitada. Felicidades! 

Leia também:

Deixe um comentário