Visite o Palácio de Queluz em Portugal

Recebemos este texto da assessoria de imprensa e achamos tão legal, que resolvemos dividir com vocês a notícia.

A Parques de Sintra, gestora do Palácio de Queluz, em Sintra, Portugal, inaugurou um novo projeto museológico no quarto de D. Pedro d’Alcântara de Bragança. A ação marca os 180 anos da morte do rei de Portugal e primeiro Imperador do Brasil. O objetivo do projeto é atrair os visitantes portugueses e brasileiros – que já representam 10% do público do palácio, para os quais a figura de D. Pedro e sua família suscitam grande interesse.

=> Economia: Seguro Viagem Portugal (dicas + desconto)

A ação, que demorou seis meses para ser concluída, envolveu trabalhos de restauro na pintura decorativa das paredes do quarto (que havia sido reconstruída após um incêndio em 1934) e da escrivaninha de viagem de D. Pedro, pertencente ao acervo do Palácio Nacional da Ajuda. Procedeu-se à renovação do equipamento museográfico, à investigação histórica e iconográfica, além do levantamento documental, com a revisão de documentação de arquivo, imprensa diária e literatura da época.

Palácio de Queluz

Digitalizado por Nelson Roque, Arquivo Municipal de Lisboa

Dica => Passeios em Lisboa e arredores

No quarto D. Quixote, como é conhecido o espaço por ter 18 pinturas decorativas representando episódios da história de D. Quixote de La Mancha, destacam-se a exposição de 15 objetos pessoais de D. Pedro e nove peças de mobiliário, além de 15 pinturas e miniaturas entre as 48 peças em exibição. Há também novos suportes interpretativos, com destaque para os digitais.

palácio de queluz

O sistema de segurança foi ampliado e foram instaladas novas lâmpadas de LED para reduzir o consumo de energia, mas respeitando o ambiente intimista do quarto.

O projeto museológico contextualiza o Quarto D. Quixote na vida de D. Pedro, que nasceu e morreu naquele espaço. Vários painéis informativos explicam sobre aquele que esteve diretamente ligado à independência do Brasil e à consolidação do liberalismo em Portugal. No local, um tablet apresenta uma imagem 360º da sala, com pontos de interesse e informação mais detalhada sobre o patrimônio exposto.

Vale a pena => Excursão 1 Dia a Fátima, Óbidos, Batalha e Nazaré

Quarto-Dom-Pedro-3

O tablet também dá acesso a um novo site com a biografia de D. Pedro, ilustrada com imagens e documentos de época, informações sobre a sua genealogia e uma seleção de 12 dos seus retratos mais emblemáticos. Este site também está online em www.dpedroiv.parquesdesintra.pt.

Muita da iconografia emblemática está disponível para consulta e visualização online através do Google Art Project. Esta é a primeira exposição integrada nesta plataforma por um museu português. Entre as imagens possíveis de encontrar, vale especial destaque a aquarela de Ferdinand le Feubure que reproduz o Quarto D. Quixote em 1850 e inclui uma inscrição manuscrita da Princesa D. Maria Amélia, filha de D. Pedro IV: “Chambre oú mourut mon père, dans le Palais de Queluz” (“Quarto onde morreu meu pai, no Palácio de Queluz”).

Morte_de _D.Pedro_creditos_PMSL

Para completar o projeto, foram protocolados empréstimos com o Museu Nacional de Arte Antiga, Palácio Nacional da Ajuda, Museu Nacional dos Coches, Museu Militar de Lisboa e Museu Nacional Soares dos Reis. A Lusitânia Seguros apoia a exposição, garantindo os seguros das obras.

Confira o vídeo com imagens da produção do projeto e o resultado final:

Sobre o Palácio de Queluz
O Palácio Nacional de Queluz e os seus jardins históricos constituem um exemplo marcante da ligação harmoniosa entre paisagem e arquitetura palaciana em Portugal. Ilustram a evolução do gosto da Corte nos séculos 18 e 19, período marcado pelo barroco, rococó e neoclassicismo. Mandado construir em 1747 pelo futuro D. Pedro III, consorte de D. Maria I, o Palácio Nacional de Queluz foi inicialmente concebido como residência de verão, tornando-se espaço privilegiado de lazer e entretenimento da Família Real, que o habitou em permanência de 1794 até a partida para o Brasil, em 1807, na sequência das invasões francesas.

www.parquesdesintra.pt/parques-jardins-e-monumentos/palacio-nacional-e-jardins-de-queluz/ 

Sobre a Parques de Sintra – Monte da Lua
A Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A. (PSML) é uma empresa de capitais exclusivamente públicos, criada em 2000, no seguimento da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Patrimônio da Humanidade. A sua criação teve como objetivo reunir as instituições com responsabilidade na salvaguarda e valorização da Paisagem Cultural de Sintra, e o Estado Português entregou-lhe a gestão das suas principais propriedades na região. Não recorre ao Orçamento do Estado, pelo que a recuperação e manutenção do patrimônio que gere são asseguradas pelas receitas da venda de tickets e em lojas, restaurantes e aluguel de espaços para eventos.

Em 2013, os valores naturais e culturais que a PSML gere (Parque e Palácio da Pena, Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate, Convento dos Capuchos e Escola Portuguesa de Arte Equestre) receberam aproximadamente 1.700.000 visitas, mais de 90% das quais por parte de estrangeiros.

São acionistas da PSML o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, a Direção Geral do Tesouro e Finanças (que representa o Estado), o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Sintra.

www.parquesdesintra.pt ou www.facebook.com/parquesdesintra

———————————-

Dicas para curtir mais a sua viagem para Lisboa

E na hora de planejar sua viagem algo que é fundamental é escolher bem onde irá se hospedar. Ninguém merece ficar num lugar ruim, mal localizado e, se bobear, ainda pagar caro, né?!

Por isso, te aconselho a ler um post super completo que escrevemos aqui no blog sobre onde ficar em Lisboa, com dicas dos melhores bairros para se hospedar e sugestões que vão desde hostels super transadinhos até hotéis boutique e de luxo. Tem opções para diferentes perfis e orçamentos.

dicas de viagem para Lisboa  

Hotéis ibis em Lisboa

Hotéis baratos em Lisboa e bons

Hostels em Lisboa

Seguro Viagem Para Portugal

Viajar sem um bom seguro viagem não dá, né?! Ainda mais para a Europa, onde o seguro saúde é obrigatório.

Mas, pode acreditar que um seguro viagem serve para muito mais do que só problemas de saúde, que aliás, ninguém quer ter. Ele tem vários outros benefícios, como ajudas em caso de extravio ou perda de bagagem, problemas jurídicos, atraso ou cancelamento de voo, entre outros.

E sabe o que é melhor? É que os leitores aqui do blog tem até 20% de desconto para comprar o seguro viagem e ir para Portugal tranquilo. 😉

QUERO FAZER UMA COTAÇÃO ==>

Endereços importantes e horários em Lisboa

Confira abaixo a que horas abrem e fecham os estabelecimentos em Lisboa para que possa se organizar melhor:

  • Embaixada do Brasil em Lisboa: Estrada das Laranjeiras 144 - funcionamento de segunda a sexta, das 9:30 às 13:00
  • Consulado Geral do Brasil: rua António Maria Cardoso 39 (no Chiado) - atendimento de segunda a sexta, das 8:00 às 15:00
  • Bancos: de segunda a sexta, das 8:30 às 15:00
  • Metrô: todos os dias, das 6:30 à 1:00
  • Farmácias: em geral, de segunda a sexta das 9:00 às 19:00 e aos sábados das 9:00 às 13:00. Nos horários e dias que estão fechadas há sempre na porta uma indicação de qual é a farmácia de plantão 24 horas mais próxima.
  • Shoppings: todos os dias, das 10:00 às 23:00
  • Restaurantes: o almoço costuma ser das 12:00 às 15:00 e o jantar das 19:00 às 22:00
 

Passeios bate e volta a partir de Lisboa

Se você quiser visitar outras cidades perto de Lisboa, mas não se anima a fazer sozinho(a), uma boa opção são aquelas excursões de um dia partindo de Lisboa.

Muitas vezes, elas ainda conseguem juntar mais de um destino no mesmo passeio, coisa que, se você fosse tentar fazer usando o transporte público, seria inviável.

 

Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!

guia de LisboaE não deixe de conhecer também o nosso guia de Lisboa, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

2 comentários em “Visite o Palácio de Queluz em Portugal”

  1. Oi, interessei-me pelo tour em Lisboa em sidecar, de outro post de vcs (sem espaço para os leitores escreverem, por isso estou escrevendo aqui). Porém, não dá para ter a mínima noção de preço, nem mesmo no próprio site http://www.sidecartouring.co.pt/, então isso dificulta a possibilidade de colocar no roteiro essa opção.
    Muito bom seu blog, parabéns!

    Responder
    • O valor está na casa dos 100 euros, mas na verdade, depende da rota escolhida, por isso, o melhor é entrar em contato com eles. Boa viagem!

      Responder

Deixe um comentário