Bryggen, onde estão as principais atrações de Bergen

Dizem que Bergen é a cidade mais bonita da Noruega… de fato, é uma cidade belíssima e cheia de atrações. Curiosamente – e felizmente – a maioria delas está concentrada em uma única região, em Bryggen.

Nos hospedamos em um hotel que fica a uns 5 minutos de caminhada dali, o que facilitou muito nossa vida. Logo assim que chegamos, no primeiro dia, passeamos por ali e fizemos algumas atrações, mas o tempo não estava bom.

Outras atrações nós deixamos pra depois pra tentar pegar um tempo bom e deu certo! Dois dias depois abriu um sol maravilhoso!

E isso é raro, afinal, Bergen é simplesmente a cidade que mais chove na Europa: são 300 dias de chuva por ano!!

=> Economia: Seguro Viagem Noruega (com desconto)

Bryggen, onde estão as principais atrações de Bergen

Escritório de Turismo

É ali em Bryggen que fica o Escritório de Turismo da cidade, um prédio modernoso à beira da água. É impressionante como em toda cidadezinha norueguesa há um prédio dedicado ao turismo, para ajudar os viajantes. O de Bergen é enorme e bem estruturado. Ali você pode pegar folhetos de todas as atrações e cidades do país, assim como comprar ingressos e passeios.

Confira => Passeios em Bergen e arredores

o que fazer em Bergen

É neste prédio que você pode comprar o seu Bergen Card, que dá direito a gratuidade em uma série de atrações e desconto em outras, além de transportes. Se você pretende conhecer a cidade e suas atrações, vale a pena adquirir o seu. Nós ganhamos o nosso do Visit Bergen como Convidados de Honra da Cidade… chic, não?

bergen card

Mercado de peixe em Bergen

Logo ao lado deste prédio tem um mercado de peixe a céu aberto.

Nas barracas de toldo vermelho encontram-se diversos itens característicos da Noruega: peixes diversos – e o famoso salmão, é claro! – caranguejo, mariscos… e até carne de baleia e de alce.

É isso mesmo: a Noruega é um dos poucos países que ainda caçam baleia. Ana Catarina teve a coragem de provar, mas eu, biólogo e ambientalista que sou, não tive coragem… Mas o vendedor, um espanhol bem simpático, destilou suas defesas. Dentre elas, o fato de ser muito bem controlada a caça, podendo ser abatidas somente 400 baleias ao ano. É… ainda assim 400 me parece um número assustador.

Pesquise opções de hospedagem em Bergen aqui!

o que ver em Bergen

Mas, aproveitamos o ensejo e provamos um monte de outras coisas, como alguns tipos diferentes de salmão (salmão de rio, de mar, defumado, com ervas, etc.), carne de caranguejo em lata e… caviar! Sim, caviar. Até compramos uma posta de salmão – para comer durante a viagem, uma lata de caranguejo e alguns potes de caviar.

o que comer na NiruegaSalmão, caviar, salame de baleia e de alce, caranguejos e outros frutos do mar você encontra no mercado de peixe em Bryggen

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Funicular e mirante

Mais à frente está a estação do funicular. É altamente recomendável que você suba o funicular, pois a vista de lá de cima é magnífica.

Como eu contei, no primeiro dia o tempo não estava bom, então deixamos pra subir no outro dia e estava um sol maravilhoso!

Lá em cima tem um parquinho para crianças, trilhas, mirantes e uma lojinha de souvenires com preços acessíveis – e isso é importante, visto o custo da Noruega! Compramos várias coisas ali.

  • Custo: 85 NOK ida e volta

o que fazer na NoruegaEntrada do funicularturista profissionalNossa TuristaProfBaby apreciando a vista da linda Bergen

Igrejas

Ali naquela região tem 3 igrejas históricas, que valem a pena conhecer ou mesmo passar em frente para tirar umas fotos:  a Catedral, a Igreja da Cruz e a Igreja de Santa Maria.

o que ver na Noruega

Casinhas coloridas da Velha Bryggen

Bryggen é o bairro mais antigo de Bergen, mas, como toda a cidade, sofreu duramente com diversos incêndios – um deles em 1702, outro em 1955.

Boa parte da cidade sucumbiu às chamas, mas um conjunto de casas de madeira coloridas à beira do porto conseguiu se manter de pé, passando também, inclusive, por uma explosão de um barco de munições  no porto, em 1944.

Depois de muitos planos para sua total derrubada e construção de modernos edifícios, centros comerciais e outras modernidades, estas casas conseguiram ser preservadas. O que as fez definitivamente ficar de pé foram os achados arqueológicos após o incêndio de 1955, quando foram encontrados mais de um milhão de objetos!

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI! >>>

 

Hoje, Bryggen é Patrimônio Mundial da Unesco (1979) e é protegida e restaurada pela Bryggen Foundation.

As antigas casas de madeira abrigam lojas, bares e restaurantes. Vale a pena não só tirar fotos de suas fachadas, mas passear pelos seus interiores, observando a forma de construção, a madeira com as marcas do tempo…

bergen Noruega

atrações turísticas

atraçõesUm dos muitos corredores por dentro das casinhas

Bryggen Museum

Uma parte dos achados arqueológicos está em exposição no Bryggen Museum. É um museu pequeno, mas bem expressivo.

É possível ver restos de casas queimadas nos incêndios em seus lugares de origem, pois o prédio foi construído acima do lugar onde se deram as primeiras construções de Bergen… são séculos de história ali contados, desde cerca do ano 1300. Além disso, são centenas de peças de ferramentas medievais, cerâmica, peças de roupa e muito mais.

  • Funcionamento: de 01/09 a 14/05 – 2ª a 5ª das 11 às 15h; sáb. das 12 às 15h; dom. das 12 às 16h || de 15/05 a 31/08 – todos os dias das 10 às 16h
  • Custo: 70 NOK (crianças grátis)

dicas da noruega

dicas

Museu Hanseático

“Hanseático” tem relação com uma aliança/monopólio comercial que teve seu auge entre os séculos XIV e XVI, dominando especialmente o norte da Europa. Em um prédio de 1704, uma das construções de madeira mais antigas da cidade, manteve-se a decoração interior original, onde se pode observar como viviam os mercadores em Bergen naquela época.

São 3 andares de interiores escuros e piso rangendo, onde se pode ver cômodos com pequenas camas, sala de jantar, cozinha e outros. É muito interessante para ver como eram as instalações naquele tempo.

Não tem elevador, então, não é para cadeirantes ou quem tem dificuldade de subir escadas ou tiver com criança em carrinho. Use o “canguru”.

  • Funcionamento: de 16/09 a 14/05 – das 11 às 15h || de 15/05 a 15/09 – das 9 às 17h || de 15/06 a 15/08, das 8:30 às 18h
  • Custo: 90 NOK – crianças grátis

o que fazer em BergenO Museu Hanseático fica neste casarão amarelo de esquina, com toda decoração interna original

dicas de Bergen

bergen dicas

Fortaleza de Bergen

Construída em 1560 para ser a residência do governador de Bergen Erik Rosenkrantz, serviu também como posto defensivo. É uma das fortalezas mais antigas e melhor conservadas da Noruega, onde se encontra a Torre de Rosenkrantz, um monumento renascentista com masmorras do séc. XIX, uma linda vista do alto e a Sala Sacerdotal (Häkonshallen).

Pesquise opções de hospedagem em Bergen aqui!

Para subir a torre são diversos degraus (centenas!) em uma escada caracol não muito larga. Quem tiver dificuldade de subir escadas ou tiver com crianças de colo, deve considerar isso. Nós fomos utilizando o “canguru”. Foi meu “exercício do mês”!

  • Funcionamento: de 16/09 a 14/05 – todos os dias, das 12 às 15h || de 15/05 a 15/09 – todos os dias, das 10 às 16h
  • Custo: 70 NOK – crianças grátis

A Sala Sacerdotal “dizem” que é linda… mas nós não conseguimos ir, infelizmente, porque estava tendo um evento oficial lá e estava tudo cercado, com a Sala fechada… snif…

do que fazer em Bergen

noruega dicasParte da vista no topo da Torre

Então, como você pode perceber, muitas atrações de Bergen se concentram nesta região. E são super fáceis de achar. Existem ainda outras coisas a fazer e ver nesta região, mas que não deu tempo pra gente… vai ficar pra uma próxima vez, porque certamente, queremos voltar à Noruega!

Se você quiser um hotel pertinho de Bryggen e que dê pra fazer tudo a pé, como nós fizemos, veja a dica de hotel em Bergen que já demos.

E, antes de viajar, veja todas as dicas de viagem para a Noruega aqui no blog!

Boas viagens!

Leia também:

1 comentário em “Bryggen, onde estão as principais atrações de Bergen”

  1. Bergen é sensacional!!!! E linda demais!!! Sempre falo pras pessoas ficarem mais tempo ali, pra curtir a cidade além dos fiordes! No escritório de turismo foi onde encontrei os souvenirs mais bonitos e menos caros por ali. No mercado tb tem, mas é mais caro. Fiquei em um albergue entre o mercado e a entrada do bondinho, ótimo!

    Responder

Deixe um comentário