Aluguel de carro no exterior: as principais dúvidas

Está planejando fazer uma road trip e quer saber tudo sobre aluguel de carro no exterior?

Está cheio de dúvidas sobre regras e procedimentos?!

Saiba que fazer uma viagem de carro em outro país pode ser mais simples do que você imagina, basta ficar atento a alguns detalhes sobre as regulamentações do país de destino e as “pegadinhas” na hora de alugar o carro.

E, então, estamos prontos para conhecer lugares que, de outro modo, provavelmente nunca chegaríamos!

Visando ajudar os viajantes para locações no exterior, resolvemos esclarecer algumas dúvidas que pairam na cabeça de muita gente sobre esse assunto.

Vamos às dicas!

Não esqueça do seu Seguro Viagem (mais barato aqui!)

Aluguel de carro no exterior: principais dúvidas

aluguel de carro no exterior
Foto Shutterstock

1. O que é preciso e quem pode alugar um carro no exterior?

Qualquer pessoa pode alugar um carro, desde que cumpra alguns requisitos. Em primeiro lugar, deve-se ter uma habilitação válida (CNH) e emitida há, no mínimo, 2 anos.

Além disso, é preciso apresentar o passaporte válido e um cartão de crédito internacional em seu nome e com limite suficiente para cobrir o valor da locação e da franquia.

Outro fato que é preciso ficar atento é a idade mínima, que, em geral, é de 25 anos. Existem algumas empresas que aceitam alugar para motoristas entre 21 e 24 anos, mas cobram a mais por isso, uma taxa chamada “under age”.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


2. Por que é preciso ter  um cartão de crédito internacional para alugar um carro no exterior?

Não importa o modo de pagamento que você opte na hora de fazer a reserva, você obrigatoriamente vai ter que apresentar um cartão de crédito internacional na hora de pegar o carro, pois ele é usado pela locadora local para fazer o bloqueio do valor da caução.

Entenda bem: ela não vai te cobrar esse valor, apenas bloquear do limite do seu cartão e, na hora que você devolve o carro, esse valor é desbloqueado caso não haja nenhum problema com o veículo alugado. É uma garantia para a locadora.

Então, certifique-se de ter um valor razoável disponível no limite do seu cartão.

viajar-de-carro
Dirigindo no Canadá: as lindas estradas canadenses!

3. Como economizar na hora de alugar um carro?

Comparar é o principal segredo, não tem jeito, pois os preços podem variar muito de um lugar para outro.

E a antecedência pode ser decisiva, idealmente ao menos 20 dias antes, pois conforme os veículos para a data pretendida vão se esgotando, os preços vão subindo: lei da oferta e procura!

O site da RentCars é uma importante ferramenta pra quem quer alugar um carro, já que compara as melhores opções de tarifa em inúmeras locadoras (mais de 100) e nos mostra os melhores preços.

Pode conferir:

viagem de carro por portugal
Dirigindo por Portugal. Atenção aos pedágios!

4. Apenas com a carteira de habilitação brasileira é possível dirigir em qualquer outro país?

Não! Cada país tem suas próprias exigências e é preciso verificar cada caso. Em geral, a exigência é o documento de habilitação válido durante o período de locação e emitido há pelo menos 02 anos. Alguns países exigem, além disso, a Permissão Internacional para Dirigir (PID).

Nos países membros do Mercosul, por exemplo, é possível dirigir apenas com a CNH brasileira; nos EUA (com exceção do estado da Georgia), basta a CNH e o passaporte. Mas, na dúvida, leve a PID.

5. Qual a melhor maneira de se resguardar de eventuais imprevistos?

Fazer todos os seguros possíveis! No site da Rentcars.com, por exemplo, já está incluído no valor da reserva um seguro básico (cobertura em casos de roubos, furtos, danos e avarias ao veículo).

Mas, se você quiser e puder, contrate algum tipo de proteção mais completa, como contra danos a terceiros, ou verifique com o seu cartão de crédito se ele oferece isso, pois é comum que eles tenham.

dirigir-nos-eua
Dirigindo pela famosa Route 66

6. Somente quem aluga é que pode dirigir?

Não! Se você quiser, na hora de fechar a reserva poderá adicionar condutores extras, mas que necessariamente deverão estar presentes no ato da abertura do contrato de locação.

Não é uma regra, mas algumas locadoras podem cobrar uma taxa extra por isso.

7. Tem que fazer vistoria no carro antes de retirá-lo?

Quando disponível pela locadora, isso é altamente recomendável, pois assim você poderá anotar as condições de limpeza, higiene, conservação, danos e/ou avarias existentes antes da retirada do veículo e não aceitar eventuais cobranças posteriores, caso haja alguma.

Se você avisa antes de sair com o carro tudo o que perceber de “errado”, não poderá ser cobrado.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI! >>>

 

8. Km livre ou controlado, qual vale mais a pena?

A diária do carro que tem a quilometragem livre é um pouco mais cara, mas na minha opinião ela é bem mais vantajosa, pois você pode rodar com mais liberdade, sem ficar na paranoia de controlar quantos km andou.

A quilometragem controlada, apesar de mais barata, só vale a pena se você tem 100% de certeza do quanto vai rodar, pois se ultrapassar o limite contratado terá que pagar por isso e, às vezes, poderá até ficar mais caro.

viagem-de-carro
Meu carrão na road trip pela Califórnia

9. Tem que abastecer o carro antes da devolução?

Não é obrigatório, mas é melhor que você o faça, pois, se devolver vazio, a locadora irá cobrar pelo litro de combustível um valor mais alto do que a média do mercado e, às vezes, até uma taxa extra.

Existem algumas locadoras que oferecem a opção de devolver com o tanque vazio, mas verifique o valor para saber se valerá a pena ou não.

Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.

CLIQUE AQUI E CONFIRA


10. É possível fazer a devolução em outra cidade, país ou estado?

Sim, mas isso deve estar definido no contrato desde o começo e, em geral, acarreta em uma taxa extra chamada “one way“.

E uma coisa que você tem que tomar bastante atenção é em relação ao horário, data e local da devolução, que devem ser respeitados para evitar a cobrança de taxas e/ou diárias extras.

viagem de carro
Viagem de carro pela Costa Amalfitana, na Itália

E aí, sentindo-se mais seguro para alugar um carro no exterior e partir numa road trip? Eu adoro fazer viagem de carro, pois temos uma liberdade que meio de transporte nenhum nos dá, além de poder descobrir lugarzinhos fora da rota, 😉

Só para você ter uma ideia, nós já rodamos de carro várias vezes pelos Estados Unidos, Portugal, Israel, Noruega, Irlanda, Itália, França, Jordânia, Canadá, Turquia, Holanda, Alemanha e outros países. É bom demais!

E, como já dissemos, sempre que procuramos um aluguel de carro no exterior, pesquisamos pela RentCars, onde achamos as opções mais baratas.

Boa viagem!

Se vai viajar de carro, leia também:

2 comentários em “Aluguel de carro no exterior: as principais dúvidas”

  1. Ola Ana. Como vai? Fiz uma locacao de um carro em Lisboa pela AVIS. Tive problema com o carro durante a viagem, entre outros problemas. Pra encerrar, a AVIS sem o meu consentimento debitou um valor absurdo sem meu consentimento no CC, fora do contrato. Como faço pra recorrer e me recuperar do roubo?
    Carlos

    Responder

Deixe um comentário