Caneco Gelado do Mario: o melhor bolinho de bacalhau do Rio de Janeiro

Não, não é exagero dizer que o Caneco Gelado do Mario tem o melhor bolinho de bacalhau do Rio de Janeiro. De TODO o Estado do Rio de Janeiro.

Tá, é certo que eu não provei de todos os lugares pra comparar, mas já provei de vários e esta é uma opinião comum a muita gente.

Mas quem pensa que é um restaurante chique, pode baixar as expectativas.

O Caneco é um bar no melhor estilo boteco carioca. Cresceu, é verdade, tem uma área com cara de restaurante mais moderno, mas… continua um maravilhoso bar-no-melhor-estilo-boteco-carioca.

Economia => Seguro Viagem Mais Barato

o que comer Niterói

Caneco Gelado do Mario

O bar abriu as portas em 1969, pelas mãos do Sr. Mario, um português nascido em 1941 em Braga. Boa praça, com uma típica figura do português tradicional de nossas imaginações e memórias, ele até hoje está à frente do negócio.

São mais de 46 anos cuidando da cozinha e de todas as etapas do preparo dos pratos. Nada acontece sem sua supervisão.

Quem vai ao Caneco pode vê-lo logo trás do balcão principal, de cara para a calçada, na entrada onde o boteco nasceu.

Até há pouco, entrava-se para o restaurante por ali mesmo. Agora, há uma outra porta que dá pra rua, ao lado do boteco principal, por onde se entra para o ambiente com ar condicionado.

Caneco Gelado do Mario NiteróiOlha só que legal. Esta é a entrada do Caneco Gelado do Mario. Repare neste senhorzinho de boina sentado à frente. E veja as fotos deste ótimo post, de 2012, sobre o mesmo assunto, do blog Destemperados… 🙂

O nome vem dos canecos de alumínio onde inicialmente era servida a cerveja gelada que fez a fama do lugar. O ambiente vem mudando com o tempo: ganhou salões fechados e climatizados, as paredes vêm recebendo decorações como painéis com imagens do fundo do mar ou quadros bonitinhos.

Caneco Gelado

bolinho de bacalhau do Mario

Mas, as pessoas vão lá pra comer e beber e o Sr. Mario sempre está lá pra fazer, supervisionar e servir, com seu indefectível pano branco (mas nem tão branco assim depois de um dia de trabalho) amarrado na cintura, quase que fazendo um “sarongue” por cima das calças.

Desta última vez que fomos, esta semana, fui decidido a tirar umas fotos pra escrever este post. Afinal, já tantas vezes fomos lá, mas nunca escrevemos. Queria, inclusive, tirar uma foto do Sr. Mario – ou talvez com ele – pra ilustrar aqui. Aí, ele, que raramente sai de trás do balcão principal, que fica na entrada, passou pela nossa mesa, falou com alguns clientes e foi lá pra parte de trás do restaurante.

Eu pensei: “quando ele voltar eu falo com ele”. Nada dele voltar. Terminamos nossos bolinhos, nossas bebidas e ele não voltou. Perguntei à moça que nos atendia onde ele estava e ela disse que ele tinha “ido ao sacolão”. Oi? Ele fica atrás do balcão o tempo inteiro, mete a mão na massa, supervisiona TUDO no restaurante e ainda sai pra fazer compras no sacolão??

Não é a toa que o bar faz sucesso: é a mão do dono.

Caneco Gelado do MarioParede com algumas das dezenas de reportagens sobre a casa

O melhor bolinho de bacalhau do Rio

É dele a receita do bolinho de bacalhau mais famoso da cidade. Aliás, foi este bolinho e a cerveja sempre bem gelada que fizeram a fama e a clientela do bar.

Ele é vendido à unidade (R$ 7,50). Tem um tamanho razoável, mas não peça só um, porque você vai querer repetir. Quando for embora, pode levar a massa pra fritar em casa, vendida à quilo.

o que comer em Niterói

Os pratos

Os pratos, em geral, servem duas pessoas – segundo o cardápio. Mas, pelo tamanho, com certeza alimentam três ou quatro pessoas. Especialmente se vocês pedirem de entrada, como eu aconselho, alguns dos saborosos salgados. Sim, o bolinho de bacalhau é o carro-chefe, mas existem outros tão saborosos quanto, como pastel de siri, pastel de camarão ou bolinho de aipim com camarão.

onde comer em Niterói

Diversas gerações vêm frequentando o lugar. Os filhos aprendendo com os pais, que os levam desde crianças.

Como fica bem no centro da cidade, o Caneco tem um movimento maior durante a semana. Quem trabalha por lá, vai almoçar ou aproveitar um happy hour antes de ir pra casa.

Eu aconselho fortemente você aproveitar enquanto o lugar ainda existe… afinal, a receita é um segredo que está somente na cabeça do Sr. Mario…

Turista Profissional

Informações úteis:

Caneco Gelado do Mario

  • Endereço: Bom, o endereço que está no site é Rua Visconde do Uruguai, 288 – Niterói. Mas a entrada dele é pela rua Marquês de Caxias (elas fazem esquina). Em frente à entrada, na Marquês de Caxias, tem o número 288. Não me perguntem, mas é isso. É ali. Pra facilitar, veja neste mapa.
  • Como chegar: Vindo do Centro do Rio de janeiro, você pode pegar as barcas na Praça XV rumo a Niterói. Saindo das barcas, dá pra ir a pé (são cerca de 1,3 km); saia e vá andando em direção à sua esquerda. Entre à direita na rua Marquês de Caxias. É na primeira esquina. Se for de uber, pode escrever Caneco Gelado do Mario que o aplicativo acha.
  • Funcionamento: de segunda a quinta, das 9h às 23h / sexta, das 9h às 00h / sábado, das 9h às 19h. Fecha aos domingos.
  • Telefone: 21 2620-6787
  • Site: http://www.canecogeladodomario.com.br/

Abaixo, você tem algumas fotos do cardápio, com os preços, pra você ter uma ideia. Lembre-se: no cardápio está que “serve 2 pessoas”, mas certamente os pratos servem mais.

Restaurante Niterói

Dicas de Niterói

Restaurante em Niterói

Boa viagem e bom apetite!

4 comentários em “Caneco Gelado do Mario: o melhor bolinho de bacalhau do Rio de Janeiro”

  1. Caramba! Como melhorou!!!; Sou carioca, morava ainda no Rj e saíamos do trabalho quase todo final de mês (vínhamos de carro) para comer no Caneco.! Eu moro há anos em Niterói e já faz algum tempo que não dou uma passada lá. Muito bom saber que se modernizou.
    Realmente o melhor bolinho, e tinha uns pastéis também deliciosos.
    Voltarei lá qualquer dia.
    Ótima dica.

    Responder

Deixe um comentário