O que levar na mala em uma viagem com crianças

Quem viaja sozinho às vezes já tem dificuldade de fazer as malas: o que levar, quanto de roupa, casacos, etc. Imagina quem tem que preparar tudo pra outras pessoas e ainda pensar em o que levar na mala em uma viagem com crianças?

Quem nos acompanha sabe que nós estamos sempre trazendo pra vocês diferentes dicas, buscando facilitar o planejamento da sua viagem. Muitas destas dicas estão na categoria Na Bagagem.

Hoje, então, trazemos uma lista de materiais ou objetos importantes para uma viagem com crianças. Nós, que agora viajamos com a #TuristaProfBaby – e que em breve viajaremos com mais uma 🙂 –  sabemos o quanto esta lista é importante.

Por mais que a gente saiba e que esteja acostumado, essas listas servem pra ajudar a nossa memória na hora de fazer a mala. Assim, levamos o indispensável, mas não colocamos peso desnecessário.

Então, vamos a ela.

Economia => Seguro Viagem Mais Barato

O que levar na mala em uma viagem com crianças

Especialmente na época das férias escolares ou em feriados prolongados, muita gente se vê às voltas com a tão sonhada viagem. Pra quem tem filhos em idade escolar, é justamente nestas épocas que pode viajar.

Como muita gente acha “chato” arrumar as malas, acaba deixando pra última hora e, às vezes, não se lembra de tudo… E é sempre muito chato esquecer alguma coisa! E, por outro lado, com a pressa, pode levar muitas coisas desnecessárias ou dispensáveis.

Como primeiras dicas, sugerimos fazer as malas com uma certa antecedência, separar tudo inicialmente em cima de uma cama – para poder ver o que você separou antes de colocar na mala – e pensar: “se eu não levar isso, precisarei comprar lá no destino?” Isso te fará ver o que realmente é indispensável.

o que levar na mala em uma viagem com criançasShutterstock

Então, preparamos uma pequena lista com materiais que você, possivelmente, vai precisar na sua viagem com a família.

Vamos a ela:

Cópias autenticadas de documentos

Importante ter em mãos cópias de documentos. Cópias autenticadas, melhor ainda. Não dá pra arriscar perder um documento e ficar na mão. Imagina o transtorno que pode ser perder uma identidade ou um passaporte e não ter nem uma cópia em mãos! Eu costumo fazer cópias também (sem serem autenticadas, só pra ter os dados) de todos os cartões.

Leia também:

Então, no caso de perda ou roubo de qualquer documento importante, é bom ter cópias, mesmo que seja apenas para ter o número consigo.

Pense em documentos como:

  • identidade / CPF
  • certidão de nascimento da criança
  • caderneta de saúde
  • passaportes
  • cartões de crédito
  • cartão do plano de saúde

Farmacinha: remédios

Às vezes precisamos de determinados remédios para coisas mais simples e temos dificuldade de achar fora do Brasil ou mesmo em lugares mais afastados, no interior, etc. Então, é sempre bom levar uma “farmacinha” com a gente. Isso pode evitar uma série de transtornos e dor de cabeça, caso necessite. Pode ser difícil conseguir comprar remédios em outros países, por conta da língua e de possíveis autorizações que as regras locais obrigam.

É bom ter sempre com a gente:

  • aqueles remédios milagrosos pra azia (eu ando com eles, porque tenho muita…)
  • dor de cabeça
  • gripe
  • febre
  • pra uma eventual dor de barriga
  • termômetro
  • antigases
  • para limpar o nariz

Eu ainda levo um pote de vitamina C e também materiais para pequenos cortes ou arranhões, como um vidrinho de álcool para higienização e band-aid.

remédios no aviãoShuttestock

Sacos plásticos

Vou contar um segredo: crianças sujam as roupas. Muito! rs Então, sempre é bom ter a mão alguns sacos plásticos para colocar as roupas sujas e não misturá-las com as outras. Até porque, às vezes, as roupas podem estar sujas de comida, vômito, cocô… e você não vai querer que sua mala fique fedendo ou que elas sujem as outras, certo?

No mais, você já sabe: crianças sujam também os sapatos de lama, molham as roupas, usam babadores… Leve bastantes sacos plásticos.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Lenços umedecidos

Parece óbvio, especialmente quando a criança ainda usa fraldas. Mas convém levar também quando já desfraldou, não só pra limpar a caquinha, mas também para outros usos, em pequenas limpezas gerais: mesas, cadeiras, talheres, as mãos quando não tiver opção.

E você levando de casa uma quantidade suficiente pra toda a viagem evita ter que comprar alguma marca desconhecida que porventura possa trazer alguma alergia. Apesar de pesar um pouco na mala de ida, eles vão acabando no caminho, não pesando na mala da volta 😉

Fraldas descartáveis

Outro item óbvio quando se tem crianças nesta fase. Mas tem gente que pensa: “não vou levar toda a quantidade, no caminho eu compro mais”. Eu não aconselho. Acho melhor levar a quantidade para toda a viagem. Primeiro, porque pode ser difícil encontrar e, acredite, é algo que você vai sentir muita falta quando acabar. Depois, você pode até achar, mas não encontrar o tamanho adequado nem a qualidade que esta acostumado.

Ocupa muito espaço na mala? Sim, ocupa MUITO espaço! Mas é o mesmo caso dos lenços: elas vão acabando pelo caminho e sua mala ficará com mais espaço para trazer suas eventuais compras 🙂 Ótima troca, não?

Garrafinha de água

É sempre bom ter água em mãos. Leve uma garrafinha na mochila, pode ser bem útil. Quando se está com bebês, em geral, eles deixam passar na inspeção dos aeroportos, depois de uma análise.

Álcool em gel

Aqueles vidrinhos pequenos com álcool em gel podem ser especialmente interessantes para higiene das mãos das crianças. Nós nem somos muito psicóticos com limpeza, mas viajando não dá pra dar mole. Vai comer algo, um biscoito, um doce? Passe um pouco de gel nas mãos pra garantir.

Itens de higiene diversos

Não esqueça de levar os itens de higiene que seus filhos estão acostumados a usar. Nós, adultos, podemos nos adaptar e usar por exemplo, os oferecidos pelos hotéis – alguns, inclusive, de ótima qualidade… rs. Mas, para as crianças, é melhor não arriscar. Veja uma pequena lista:

  • Sabonete líquido
  • Condicionador
  • Hidratante
  • Creme dental e escova de dentes
  • Pomada anti-assaduras

Repelente

Dependendo do lugar pra onde vocês estão indo, é fundamental levar o repelente adequado à pele das crianças. Não é bom usar qualquer um e nem sempre você vai encontrar pra comprar. Portanto, leve o seu.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI! >>>

 

Protetor solar

Também dependendo do tipo de viagem, é bom levar o que está acostumado. Se for um destino de praia, um chapéu e outros acessórios para fazer sombra e proteger as crianças também são importantes. Lembre-se que a pele delas são muito mais sensíveis.

Lanterna

Alguns celulares hoje em dia têm lanternas, mas se você você quiser – eu gosto – leve uma pequena lanterna. Será útil para te ajudar em algumas tarefas que porventura sejam realizadas à noite – como trocas de fralda, mamadas ou ir ao banheiro sem ter que acender as luzes do quarto – ou mesmo em outro lugar qualquer que esteja muito escuro.

Existem hoje em dia pequenas lanternas de LED que gastam pouca pilha e têm uma luz bem razoável, ocupando quase nenhum espaço nem peso.

Distrações para a criançada

Se você quer momentos de sossego durante a viagem, leve bastantes distrações para as crianças. Pode ter certeza, você vai precisar, seja em uma viagem de avião – que é um tédio para eles – ou de carro, ou de trem. Algo pra fazer é primordial. E, às vezes, também em um restaurante ou em outro espaço que não tenha nada de atrativo para os pequenos.

Você pode pensar em distrações eletrônicas, como um tablet ou celular com jogos, filmes, desenhos diversos. Pense em coisas na memória do aparelho, pois nem sempre poderá ter wi-fi.

Se você quer saber como levar a sua própria internet durante suas viagens, veja este post: viaje conectado pelo mundo

E também outras que não ocupem tanto espaço, mas podem ser fundamentais, como lápis de cor e papel, massinhas de modelar, livros de colorir, alguns brinquedinhos pequenos…

Carregador, bateria extra e adaptador

Nunca esqueça dos carregadores dos tablets e celulares, assim como de um adaptador universal. E, para não ficar na mão em nenhum momento, tenha sempre em mãos uma bateria extra. Existem ótimos power banks no mercado. Escolha um com a potência maior.

Alimentação

Tenha consigo também alguns itens de alimentação, tanto os apetrechos quanto o alimento em si. Quando a fome bate, a criança não sabe esperar. Nós sempre temos algo mastigável à mão, assim como de beber. Veja esta pequena lista:

  • Papinhas – quando a TuristaProfBaby ainda estava nos tempos das comidinhas batidas (e mesmo depois), sempre tínhamos conosco as papinhas. Elas são boas porque são fechadas a vácuo, então não precisam refrigeração. Quebram um super galho. Chegamos a levar várias, calculadas para todos os dias da viagem. O peso e o volume vão diminuindo com o uso.
  • Leite e mingau – idem. Sempre conosco. Se a viagem é pequena, tiramos da lata grande e colocamos em um pote menor. Viagem grande, levamos o latão mesmo;
  • Petiscos – se a criança já come, leve algum biscoito preferido, nem que seja para passar o tempo até chegar a hora mesmo da comida;
  • Água – não só para beber, dentro da mamadeira, como para fazer o leite e mingau;
  • Babadores – nunca usamos muito, mas os de plástico são melhores para viagens, pois é mais fácil limpar;
  • Mamadeiras – leve a que já usa em casa e está acostumado. É bom mais de uma, uma para leite, outra para água ou suco;
  • Copinho – sempre bom ter um, nunca se sabem quando vai precisar;
  • Colher (talheres) – Indispensável. Se for levar faca, leve de plástico;
  • Pratinho – um de plástico, pequeno. Pode ser útil.

Roupas

Não vou aqui detalhar o que levar na mala em si, mas algumas peças que são importantes para andarem juntos conosco, seja na mala de mão, seja quando estivermos passeando pela cidade:

  • Roupas extras – lembre-se que crianças sujam roupas. Ande com ao menos uma roupa extra, caso precise;
  • Toalhinha – leve consigo sempre uma pequena toalha ou mesmo uma fralda, para secar as mãos, o rosto, pequenas limpezas;
  • Casacos – dependendo do local e do clima, não esqueça. Talvez melhor do que um super casaco, seja vestir seu filho com algumas camadas de roupas: uma mais leve por baixo, um casaquinho por cima, um casaco impermeável e mais grosso por fora… assim, se o tempo mudar ou entrar em lugares fechados, pode tirar ou colocar de acordo com a ocasião.
  • Manta – em lugares frios, para cobrir quando estiver no carrinho. E ainda pode servir, se for o caso, para deitar a criança em algum lugar ou deixá-la brincando no chão.

Chupetas

Se seu filho usar, não esqueça. E leve algumas extras, caso perca. Não foi o nosso caso, porque nossa bebê nunca usou.

Naninha

Outra coisa que a TuristaProfBaby nunca teve, mas tem muita criança que só dorme, todas as noites, agarrada a uma “naninha”. Neste caso: não esqueça!! 

Carrinho

Sempre levamos. Temos um que fecha inteiro (peça única) e fica relativamente pequeno. Mas para crianças maiores existem aqueles estilo “guarda-chuva”, que são ainda menores e leves. Dê preferência para estes, de peça única, pois são mais fáceis de abrir e fechar, de despachar, de guardar em um canto, etc.

Canguru ou sling

Já chegamos a usar bastante o canguru. Quebra um galho quando não se pode usar o carrinho. Há atrações em que o carrinho não entra, então, ter o bebê preso ao seu corpo pode ser uma boa.

Banheira inflável

Coloco o item aqui só pra comentar sobre ele. Chegamos a comprar uma e a levar para a primeira viagem da nossa filha. Ela tinha três meses e tomava banho ainda na banheira lá em casa. Usamos, mas achamos que é dispensável e nunca mais levamos. Ela passou a tomar banho no colo mesmo, debaixo do chuveiro… rs. Em destino de praia, porém, ainda pode servir como piscininha.

Berço

Também, bem no início, tínhamos uma bolsa que se transformava em berço. Acho uma boa quando o bebê ainda é muito pequenino, porque o apetrecho era “dois em um” – e ela ainda cabia no bercinho, que era colocado em cima da cama. Mas, depois, passou a dormir em nossa cama mesmo, ou em berços montados pelos hotéis. Muitos hotéis colocam aqueles berços desmontáveis quando a gente fala que está com bebê.

Então, espero que esta lista te ajude na hora de pensar o que levar na mala em uma viagem com crianças.

Se você lembrou de alguma outra coisa, deixe sua sugestão nos comentários.

Boas viagens!

9 comentários em “O que levar na mala em uma viagem com crianças”

Deixe um comentário