Centenário de Fátima: eventos e dicas práticas!

No dia 13 de maio de 2017 comemora-se o centenário de Fátima, pois foi nesta data, em 1917, que aconteceu a primeira aparição de Nossa Senhora para os três pastorinhos: Jacinta, Lúcia e Francisco.

Depois disso, a cidade foi atraindo cada vez mais devotos, tornando-se um dos maiores locais de peregrinação do mundo. Só para se ter uma ideia, por ano passam pelo Santuário de Fátima mais de 3 milhões de pessoas.

As aparições de Fátima aconteceram todos os dias 13 entre maio e outubro daquele ano, com exceção do mês de agosto, que foi no dia 19. Quem já foi a Fátima em algum dia 13 (de qualquer ano) sabe a multidão que encontra por lá. Imagine este ano?!

Principais eventos do Centenário de Fátima

Não é preciso dizer que, por conta da comemoração, ocorrerão muitos eventos, não só no mês de maio, mas ao longo de todo os ano. Veja aqui alguns dos muitos que estão programados:

Visita do Papa Francisco

Com certeza, o evento mais aguardado é a visita do Papa Francisco, nos dias 12 e 13 de maio, com a realização de uma missa papal. Em nota oficial, a Santa Sé já confirmou a presença do Papa:

“Por ocasião do Centenário das Aparições da Bem-Aventurada Virgem Maria na Cova da Iria, e acolhendo o convite do presidente da República e dos bispos portugueses, Sua Santidade o Papa Francisco irá em peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima de 12 a 13 de maio de 2017”

No dia 12 de maio o Papa tem chegada prevista em Fátima para as 17:45h com deslocamento em carro aberto. Em seguida, ele visitará a Capelinha das Aparições e, às 21:30, fará a Bênção das Velas.

Já no dia 13 de maio às 10h ele irá rezar a Santa Missa e, logo após o almoço, o Papa já embarca de volta para Roma.

Vale ressaltar aqui que em todos os dias do ano há diversas missas acontecendo ao longo do dia.

centenário de Fátima

Procissão das Velas

Esse evento acontece diariamente, das 22:15h às 22:45h. É sempre uma visão linda, mas em dias de grandes eventos a imagem daquelas milhares de velas acesas torna-se especial e o ambiente de devoção emociona até aos menos religiosos.

procissão das velasFoto Shutterstock

Caminhos de Fátima

Todos os anos é possível ver nas beiras das estradas portuguesas milhares de peregrinos caminhando em direção à Fátima – e claro que este ano não será diferente.

São quatro os caminhos: o Caminho do Tejo (partindo do Parque das Nações em Lisboa e com 141 km), o Caminho do Norte (partindo de Santiago de Compostela), o Caminho de Nazaré (com origem na cidade de mesmo nome) e o Caminho do Mar (também começa em Lisboa, mas segue por outra rota, via Cascais, Sintra e Caldas da Rainha).

Mas não é preciso fazer o caminho todo, você poderá começar em qualquer parte da rota, que é sinalizada com setas azuis. Se quiser percorre um dos caminhos, na dúvida, siga o fluxo, pois serão muitos peregrinos que encontrará.

Mais informações aqui: http://www.caminho.com.pt

centenário de Fátima

Colóquio Comemorativo dos 100 Anos das Aparições de Fátima: Fátima – História e Memória

O evento tem como foco apresentar o lugar do fenômeno na História de Portugal e na História do Mundo contemporâneo, bem como as diversas abordagens epistemológicas que os pesquisadores lhe têm dado. Para os interessados, este evento acontecerá apenas nos dias 26 e 27 de maio.

Congresso Internacional do Centenário de Fátima: Pensar Fátima. Leituras interdisciplinares

Nesse Congresso serão estudadas várias das dimensões de Fátima, em perspetiva interdisciplinar: Teologia, Sociologia, Psicologia, Cultura, História, Arte, etc. Para os interessados, este evento acontecerá entre os dias 21 e 24 de junho.

Curso de Verão do Santuário de Fátima 2017: Os Papas e Fátima

Estes cursos acontecem todos os anos no mês de julho. Em 2017 estão marcados para os dias 10, 11 e 12 de julho. O curso tem como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre a História de Fátima; conhecer a ação dos protagonistas da História de Fátima; examinar as fontes para o estudo da História e da Mensagem de Fátima e interpretar as temáticas relacionadas com a Mensagem de Fátima.

Exposição “As cores do Sol: a luz de Fátima no mundo contemporâneo”

Acontece no Convivium de Santo Agostinho (na Basílica da Santíssima Trindade) de 26 de novembro de 2016 a 31 de outubro de 2018, sempre das 9h às 19h e com entrada gratuita. A exposição traz fotos do dia 13 de outubro de 1917, diversos relatos sobre o chamado “Milagre do Sol” e tenta recriar os fenômenos que aconteceram naquele dia.

Outros eventos

Além desses, estão programados diversos concertos, apresentações teatrais, concursos, exposições, cursos. Se quiser verificar a programação completa, consulte a agenda cultural do Centenário, que é imensa.

o que fazer em Fátima

Dicas práticas para o Centenário de Fátima

Bom, se você está planejando visitar Fátima este ano, aqui vão algumas dicas para facilitar a sua viagem:

Onde ficar em Fátima

A cidade é pequena, portanto, praticamente todas as opções estão a uma curta distância a pé do Santuário.

Por conta da enorme quantidade de visitantes que recebe, os preços nem sempre são os melhores, em especial próximo aos dias 13. Para a visita do Papa, por exemplo, já não há praticamente vagas e o que há está absurdamente caro.

Pesquise opções de hospedagem em Fátima aqui!

Existem algumas opções de hotéis em Fátima que têm preços até bem razoáveis, mas sempre fora de temporada e reservados com antecedência. Se conseguir organizar a sua visita com bastante tempo, pode conseguir boas tarifas.

Abaixo temos 4 sugestões de hotéis 3 e 4 estrelas muito bons, com café da manhã, do ladinho do Santuário e com diárias a partir de € 50 em quarto duplo:

hotel em FátimaHotel Dom Gonçalo & Spa

Cidades vizinhas para hospedagem

Se por acaso não conseguir hospedagem em Fátima ou ela estiver muito cara, uma opção é se hospedar em alguma das cidades vizinhas, como Ourém (11 km), Batalha (20 km), Leiria (30 km) ou Tomar (40 km).

Essa opção é perfeita para quem estiver fazendo uma viagem de carro em Portugal, mas mesmo que não seja o seu caso, saiba que todas elas têm ligação diária de ônibus com Fátima.

Veja abaixo:

? Leia também: Mosteiro da Batalha, renda portuguesa em pedra

Como chegar em Fátima

Eu sempre digo que a melhor maneira de visitar Portugal é alugar um carro, pois é muito tranquilo dirigir no país e te permite explorar lugares que de outro modo você não conheceria. mas essa nem sempre é um opção, não é mesmo?!

Se precisar fazer uso do transporte público, opte pelo ônibus para chegar em Fátima, pois a estação de trem fica um pouco afastada do centro da cidade.

No post abaixo, além de dicas sobre o que visitar em Fátima, todas as opções de como chegar na cidade estão detalhadas:

Agora é só preparar as malas e ir, pois Fátima é sempre uma visita imperdível!

Seguro Viagem Portugal com até 20% de desconto

Pesquisando viagem para Portugal?! Então, saiba que é preciso fazer um bom seguro viagem para lá e nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link

FAÇA SUA COTAÇÃO AQUI

 

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

? Continue sua viagem aqui:

Deixe um comentário