O que fazer em Ottawa: as principais atrações turísticas

Está se perguntando o que fazer em Ottawa?! Acha que tem pouca coisa lá para visitar? Se enganou! 😉

Ottawa é a capital do Canadá (aposto que você pensou que era Toronto ou Vancouver, né?!), está localizada na Província de Ontário e é vizinha da Província de Quebec.

Elas são tão vizinhas que atravessando a magnífica Ponte Alexandra, situada no centro da cidade, você já está em Gatineau, que pertence à Quebec.

É isso mesmo! “Ottawa-Gatineau” é como chamam as duas juntas, que são consideradas cidades irmãs.

Praticamente todas as atrações turísticas estão do lado de Ottawa e, de tão perto, muitos cidadãos de Gatineau atravessam a ponte para trabalhar lá.

Ottawa é considerada o centro financeiro do país, além de ser uma das cidades mais turísticas do Canadá, onde o destaque vai para seus museus e edifícios de arquitetura belíssima.

É segura, limpa, amistosa e relativamente pequena (apesar de ser a quarta maior cidade do Canadá), o que faz com que aquele clima de comunidade seja sempre sentido, principalmente na região central. Ela já foi inclusive considerada o melhor lugar para se viver no país.

Quanto mais à leste você for no Canadá, mais francês irá ouvir – e Ottawa já começa a mostrar isso. A língua predominante ainda é o inglês, mas, atravessando a ponte e indo para Gatineau, você só irá ouvir francês. Apesar disso, ambas são bilíngues.

Vamos conferir agora os pontos turísticos de Ottawa:

Economia => Seguro Viagem Canadá (dicas + 20% de desconto)

O que fazer em Ottawa: pontos turísticos

turista profissional - o que fazer em ottawaNós na visita guiada ao Parliament Hill

? Leia também: Dicas de Ottawa para quem vai a primeira vez

1. Byward Market

Inaugurado em 1826 e conhecido também como Lower Town, o Byward Market é uma região que oferece muitas opções de gastronomia, mercado, artesanato e compras em geral. É como se fosse um grande mercadão municipal a céu aberto.

2. Catedral de Notre-Dame

Não é só em Paris que existe a Catedral de Notre-Dame. Em Ottawa é possível entrar na basílica de mesmo nome e encontrar em seu interior uma estrutura inspirada em antigas construções espanholas, além de apreciar o bom uso de cores.

Foi construída em 1841 e é a igreja mais antiga da capital.

o que fazer em ottawa

  • Endereço: 385 Sussex Drive
  • Funcionamento:
    • de novembro a  abril – segunda, das 11:30h às 18h / terça a sexta, das 10h às 18h / sábados, das 14h às 18h / domingos, das 8h às 20:30h;
    • de maio a outubro – segunda, das 11:30h às 18h / terça à sexta, das 9h às 18h/ sábados, das 9h às 18h/ domingos, das 8h às 20:30h.
  • Site: www.notredameottawa.com

3. Parliament Hill

É uma das áreas mais famosas e não tem como você não passar por ela. Situada no centro de Ottawa, às margens do rio, a Colina do Parlamento engloba o edifício do Parlamento canadense e outros prédios históricos.

O prédio mais chamativo é o do próprio Parlamento, que tem arquitetura gótica e um belo e enorme jardim em frente. É possível fazer visitas guiadas dentro do edifício e vale muito a pena. Pode-se ir no alto da torre e a vista de lá é linda!

Confira => Passeio em Ottawa

o que fazer em Ottawa
Um dos principais pontos turísticos de Ottawa

Se você tiver sorte como nós tivemos, poderá ver a troca da guarda.

parlamento - pontos turísticos de Ottawa

  • Endereço: Wellington Street
  • Funcionamento: para visitas guiadas dentro do Parlamento, é necessário consultar os horários no site oficial. Durante o verão há muitos tours e em diversos idiomas, mas é preciso chegar cedo e pegar pegar os tickets no prédio da frente (90 Wellington Street)
  • Site: http://visit.parl.ca/index-e.html

Pesquise opções de hospedagem em Ottawa aqui!

4. Suprema Corte

Ao lado do Parlamento fica o prédio da Suprema Corte canadense. Para quem tiver interesse, é possível fazer visitas guiadas gratuitas.

No verão elas acontecem a cada 30 minutos, logo, é só chegar e escolher um horário disponível; mas no restante do ano é preciso reservar antes.

Interessante => Bilhete de 1 Dia para o Ônibus Hop-On Hop-Off

5. Canal Rideau

Calçadões, banquinhos na beira do rio, barcos e gramados é o que você verá no Canal Rideau, que no inverno se torna a maior pista de patinação do mundo, com 7,8 km de extensão.

Mas o que você talvez não imagine é que o canal foi criado com objetivo militar entre os anos de 1826 e 1832 e hoje é considerado patrimônio da Unesco.

Apesar de sua ligação com guerras, nunca foi usado para tal e acabou sendo utilizado como um meio de transporte para o comércio.

Imperdível => Passeio de barco em Ottawa

o que fazer em Ottawa
Descubra com a gente o que fazer em Ottawa

6. Parque Gatineau

É uma região de Gatineau que abrange cerca de 36 hectares, onde o contato com a natureza é total e é possível fazer caminhadas e trilhas – são 165 quilômetros de trilhas.

O parque é mais fácil de ser acessado por carro, mas é relativamente perto: está localizado a 15 minutos do Parliament Hill. Ele pode ser visitado e desfrutado tanto no verão quanto no inverno, mas, obviamente, as atividades serão diferentes.

No verão em Ottawa, você poderá explorar as trilhas de bicicleta, observar os jardins históricos e admirar os edifícios originais vitorianos, cercado de muito verde. Com sorte, poderá ver algum dos animais que habitam o parque: lontras, castores, ursos negros, veados, guaxinins, lobos e muitas espécies de aves.

Já no inverno em Ottawa, você poderá praticar alguns esportes típicos da estação, como esqui cross-country, além de desfrutar de uma caminhada pela neve.

  • Endereço: 33 Chemin Scott, Chelsea, QC J9B 1R5, Canadá

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI! >>>

 

7. Dows Lake Pavilion

É um local que funciona como uma marina e parque, ótimo para ser aproveitado tanto no verão quanto no inverno. Nos dias mais quentes é possível alugar caiaques e pranchas SUP e remar pelo lago que no inverno se torna pista de patinação.

8. Fairmont Château Laurier

O Fairmont é um hotel de luxo que chama atenção pela arquitetura inspirada nos castelos franceses e pode entrar pra sua lista do que fazer em Ottawa, até porque muito provavelmente você já vai passar em frente a ele de qualquer forma, devido à localização. É possível fazer visitações em seu interior, caso você não vá se hospedar nele.

  • Endereço: 1 Rideau Street

=> Economia: Seguro Viagem Mais Barato (com desconto)

dicas de OttawaHotel Fairmont Château Laurier visto desde o passeio de barco no rio

9. Major’s Hill Park

Local para relaxar, fazer piqueniques e apreciar a vista que dá para o Parlamento. O local tem sua origem junto com o Canal Rideau. Lá se encontram os restos de uma casa onde vivia um coronel, daí o nome da região.

  • Endereço: Mackenzie Ave

O que fazer em Ottawa: museus

10. Museu da Aviação (Canada Aviation and Space Museum)

Pra quem gosta de aeronaves este é o lugar. É considerada uma das melhores do mundo e contém em seu acervo mais de 130 aeronaves e artefatos (hélices, motores) do serviço civil e militar.

  • Endereço: 11 Aviation Parkway
  • Funcionamento:
    • maio (dia 1) a setembro (dia 5) = diariamente, das 9h às 17h
    • Setembro (dia 6) a maio (dia 10) = diariamente, das 10h às 17h (fechado às terças).
  • Custo: $15 para adultos.
  • Site: http://ingeniumcanada.org/aviation/index.php

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


11. Museu da Natureza (Canadian Museum of Nature)

Prepare-se para ser surpreendido pelo poder e a beleza do nosso planeta no Museu da Natureza Canadense. Situado em um edifício datado de 1905 feito de pedra calcária que parece um castelo, o museu tem expostos esqueletos de dinossauros, minerais do mundo todo e coleções de insetos.

  • Endereço: 240 McLeod Street
  • Funcionamento:
    • junho (dia 1) até Setembro (dia 4) = sábado a quarta, das 9h às 18h | quinta a sexta, das 9h às 20h.
    • Demais meses: fechado às segundas feiras, quintas das 9h às 20h e demais dias das 9h às 17h.
  • Custo: $15 para adultos.
  • Site: http://nature.ca/en/home

12. Galeria Nacional (National Gallery of Canada)

O prédio da Galeria Nacional por si só já é considerado uma obra de arte. A estrutura é toda de vidro e há uma escultura gigantesca de uma aranha logo no pátio de entrada. Seu acervo conta com mais de 25 mil obras de arte, o que a torna a maior galeria do segmento no Canadá.

Não pode faltar no seu roteiro do que fazer em Ottawa e, se você não gostar tanto de arte, passe pelo menos para admirar a aranha gigante, vale a pena!

museu em Ottawa

  • Endereço:  380 Sussex Drive
  • Funcionamento:
    • de maio a setembro = diariamente, das 9:30h às 17h / terças, das 9:30h às 20h;
    • de outubro a abril = de quinta a domingo, das 9:30h às 17h / terças, das 9:30h às 20h.
  • Custo: $16 para adultos
  • Site: www.gallery.ca

13. Museu da Civilização (Canadian Museum of Civilization)

Localizado perto da Ponte Alexandra e às margens do rio Ottawa, o museu já encanta por conta da fachada privilegiada que fornece uma das vistas mais bonitas da cidade.

Lá dentro você encontra toda a história do Canadá, começando pelas nações indígenas, influência Viking, colonização europeia e chegada dos imigrantes.

o que fazer em ottawa

Pra quem está com crianças, lá dentro tem o Museu Canadense das Crianças, com muitas brincadeiras e atividades. Cuidado: elas não vão querer sair de lá de dentro! rs

museu canadense das crianças - pontos turísticos de OttawaA nossa TuristaProfBaby em uma das casinhas do museu.

  • Endereço: 100 Laurier Street, Gatineau
  • Funcionamento: os horários variam bastante durante o ano e de acordo com o dia. Antes da sua visita, cheque no site oficial.
  • Custo: $20 para adultos
  • Site: www.civilization.ca

14. Museu da Guerra (Canadian War Museum)

O museu tem em seu acervo uma coleção de artefatos de guerra como canhões, armas, medalhas, uniformes, veículos, além de fotografias, num total de mais de 3 milhões de objetos. A intenção do museu é mostrar a participação canadense nas guerras de uma forma cronológica.

  • Endereço:  1 Vimy Place
  • Entrada: $17 para adultos
  • Horários: variam bastante durante o ano e de acordo com o dia. Durante a sua visita, cheque no site oficial
  • Site: www.warmuseum.ca

15. Museu da Moeda (Currency Museum of the Bank of Canada)

Se você quer conhecer como foi o processo de evolução do dinheiro desde seus primórdios inteiramente em moedas para o de hoje em dia em papel, precisa passar neste museu.

Além de contar com uma rica coleção de cédulas e moedas canadenses e sua história, o museu também apresenta algumas curiosidades históricas como, por exemplo, um baralho que foi utilizado como dinheiro em substituição das cédulas de papel.

Aposto que achou que não tinha tantas opções de o que fazer em Ottawa, não foi?! E olha, isso nem é tudo, tem mais, viu?!

E nós também temos várias dicas de outras partes do Canadá, dá só uma olhada:

Boa viagem!

Deixe um comentário