Home / Portugal / Porto / Roteiro de 1 dia pelo Porto

Roteiro de 1 dia pelo Porto

Escrever sobre o meu país é sempre muito bom e hoje é o dia de falar sobre a cidade em que minha irmã nasceu: o Porto.

O Porto é a segunda maior cidade de Portugal, mas apesar disso, é uma cidade que pode ser visitada facilmente em um único dia, pois a maior parte de suas atrações turísticas estão muito próximas umas das outras.

A maior parte dos turistas chega à cidade de trem, pela estação Campanhã. Mesmo ao lado da estação de trem há a estação de metrô, que te levará a quase todos os pontos interessantes.

Se por acaso você estiver chegando de avião, saiba que há metrô do aeroporto para qualquer parte da cidade.

DSC_0426 o que fazer no Porto

Roteiro de 1 dia pelo Porto

A minha sugestão de o que fazer em 1 dia pelo Porto é que se comece pegando um metrô para a estação Jardim do Morro. Na realidade essa estação fica em Vila Nova de Gaia (outra cidade, mas grudada ao Porto), do outro lado do rio Douro. É lá que estão quase todas as caves de Vinho do Porto.

Para chegar a esta estação, o trenzinho do metrô passará por cima da Ponte D. Luís I. A vista compensa!!! Você tem por ali alguns mirantes para o rio, a ponte, a região da Ribeira,… é um verdadeiro cartão postal.

Depois, use seu senso geográfico (é aí que mora o perigo) e comece a descer à pé em direção à beira rio. Como já dito antes, por aí espalhadas existem várias caves de vinho do Porto e praticamente todas estão abertas à visitação.

Terminada esta parte, cruze a ponte à pé e do outro lado você estará na chamada Ribeira, parte antiga e quase folclórica da cidade. Dessa região partem alguns passeios de barco pela Foz do Douro. Acho que pode ser uma boa pedida se estiver um dia bonito.

Da Ribeira você poderá ainda à pé, seguir para o Palácio da Bolsa, a Sé Catedral, a Torre dos Clérigos e em seguida para a Avenida dos Aliados, que é o coração da cidade. Veja o mapa deste trajeto aqui. Toda essa região é antiga. Você passará por diversos prédios históricos.

Roteiro de 1 dia no Porto Roteiro de 1 dia pelo Porto

Dependendo de sua disposição, uma boa pedida é caminhar até a rua de Santa Catarina e visitar o mercado público. Lá você poderá provar algumas comidas típicas e encontrar produtos bem interessantes (e gostosos).

E se gosta de arquitetura moderna, uma boa visita é a Casa da Música. Para chegar lá, há uma estação de metrô com esse mesmo nome.

Existe no Porto aquele sistema de ônibus turístico que faz o tour pela cidade, que pode ser uma boa opção para quem não quer andar tanto, até por que você encontrará algumas (bastantes) ladeiras pelo caminho.

Uma dica gastronômica: não deixe de provar a Francesinha, prato típico da cidade, ou ainda as Tripas à Moda do Porto. E termine sua refeição com um cálice de vinho do Porto, claro!!!

Se quiser fazer compras, existe um excelente centro comercial na cidade chamado Norte Shopping, acessível pela estação de metrô Sete Bicas.

Não deixe de conferir todas as nossa dicas de Portugal!

Boa viagem!!!

Se vai para o Porto, leia também:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                        

Leia também:

Sobre Ana Catarina Portugal

Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.

Leia também

Roteiro de 1 dia em Galway

Roteiro de 1 dia em Galway, Irlanda (com mapa)

Uma das maiores cidade da Irlanda, Galway fica no extremo oeste da ilha e em …

33 Comentários

  1. Maria Inês Vargas

    MUITO OBRIGADA !!!!!!!!!!!!!!!!!!
    VALEU MESSSSSSMO !!!!!!
    FORTE ABRAÇO !!!

    • Demmys

      Vou com minha esposa para o Porto em fevereiro, chegaremos dia 09/02 as 14:30 e ficaremos na cidade até o dia 12/02, você tem alguma sugestão de passeios.Obrigada

      • Ana Catarina Portugal

        Demmys, este post só tem sugestões, não?! Além disso, existem outros no blog, é só dar uma lidinha, ok! Vai adorar! Boa viagem!

  2. Maria Ines Vargas

    olá !!!! Muito Obrigada !!!!!! VALEU MESMO !!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Sem querer te explorar ….. agora só falta o de Coimbra !!!!!!!
    E os guias ……
    ABÇS !!

  3. Suzana

    Olá

    Custa muito este roteiro? qto custa trem Lisboa a Porto?

    obrigada

  4. Cris

    Acho que vale sempre a pena irem até à zona da foz também 🙂

  5. Muito boa suas dicas sobre o Porto.
    abs

  6. Olivia Rosário

    Olá Ana;

    Vou para Portugal a passeio e para visitar a familia em Trancoso. Tenho dúvidas de como é melhor organizar minha viagem. Se chego pelo aeroporto do Porto e sigo de carro para trancoso e depois volto pro brasil em Lisboa. Não sei se existe onibus com intinerário do Porto ou de lisboa para Trancoso; se compensa fazer tudo de carro, se vale por conta dos pedágios. Pensei até em não ir para porto e fazer Lisbo/ Trancoso/ Lisboa, mas ir e voltar talvez não seja a melhor escolha. Enfim, tô perdida! pode me sugerir oq vc faria? Obriagada!

    • Ana Catarina Portugal

      Olá Olivia! Para mim o carro é sempre a melhor opção, pois te dá mais liberdade, mas talvez fique mais caro. Verifique possibilidade de ônibus no site da Rede Expresso ou trem no http://www.cp.pt Boa viagem!

  7. marcello

    chegando ao porto de carro. vou seguir seu roteiro! obrigado.

  8. Julio

    Olá Ana,

    Vou a Portugal em Julho/2013. Vou de carro ao Porto e depois volto a Lisboa. Quais cidades me indica para visitar na ida e na volta. Estarei no Porto com esposa e dois filhos maiores, qual o local de bares e vida noturna no Porto.

    Abraços
    Júlio

  9. sandra almeida

    Ola Ana
    Estou interessada em visitar o vale do Souza (Rota do Românico) mas não sei como me movimentar pela região. Prefiro usar transporte publico. Estarei no Porto por 4 dias, em outubro. Será que o taxi fica muito caro para passeio de um dia entre Paredes e Penafiel? Você sabe de alguma agencia de viagens que ofereça excursões de 1 ou 2 dias?
    Muito obrigada
    Sandra

    • Ana Catarina Portugal

      Oi Sandra! Olha, um taxi deve sair caro sim, mas de todo modo você pode tentar negociar um valor que ache justo. Ja cogitou a ideia de aligar um carro?! seria a sua melhor opcao. Sobre agencia, eu nao sei te indicar uma, mas no Porto há muitos que fazem esse tipo de passeio. Boa viagem!

  10. Cecilia

    Olá Ana, irei para porto de carro com GPS, nesse roteiro vc diz que os pontos turísticos são bem próximos, vc poderia me fornecer o nome de algum desses pontos turísticos para que eu possa colocar no GPS do meu carro e não perder tempo procurando? Desde já agradeço!

    • Ana Catarina Portugal

      Oi Cecilia! Não sei se entendi bem o que quer, visto que os pontos turísticos estão escritos no post, 🙂

  11. Adriana

    Oi Ana, vamos em Maio para Portugal, saindo de Lisboa até Porto, todo o trajeto de carro, então teremos a volta a Lisboa. Qual sua dica de cidades no caminho? Acha que vale a pena uma passada por Aveiro e Tomar? Obrigada!

    • Ana Catarina Portugal

      Oi Adriana! Vele MUITO a pena para lá! Temos um post aqui no blog com um roteiro entre Lisboa e Porto, dá uma olhada nas dicas. Boa viagem!

  12. Oliria Mendes Gimenes

    Estou indo pra Porto dia 12/04, espero que o tempo esteja bom. Irei participar de um congresso na cidade do Porto, mas reservei dois dias pra conhecer outras cidades. Como será na semana santa qual cidade vc recomendaria? Qual sua sugestão?

    • Ana Catarina Portugal

      Oliria, isso é muito pessoal. Pode ser Coimbra, Aveiro, Guimarães, Braga… Boa viagem!

  13. Matheus

    Olá.
    Pode me indicar hotéis ou hostels em esposende ou em porto?
    Precisaria passar 15 dias em Portugal.

  14. OI, Ana Catarina. Tudo bem?
    Estou indo para Porto partindo de Lisboa. Vamos de carro e gostaria de saber se é viável usar ele em algum passeio.
    Por exemplo, seguindo as suas dicas, começaríamos o roteiro pela Vila Nova de Gaia. É viável ir de carro ou só vai complicar? E se formos de carro, dá para ter uma boa vista da ponte, que dizem ser um verdadeiro cartão postal?

    Obrigada!

    • Ana Catarina Portugal

      NO Porto o carro não é muito viável não, pois quase tudo é pertinho ou tem metrô. Só se for p a Fundação Serralves e para a praia. Boa viagem!

  15. Fabio

    Olá!
    Adorei seu blog, já salvei várias dicas. Mas ainda preciso de um conselho ou dicas.

    Vou fazer um tour por Portugal com minha namorada. Chegaremos em Lisboa em 11/12/2015. Nossa viagem tem duração de 30 dias. Programei um passeio por algumas cidades de Portugal, logo no dia seguinte, dia 12. Mas cometi um erro ao comprar as estadias na ordem das cidades a serem visitadas.

    Meu roteiro é: 2 dias em Porto, 1 dia em Coimbra, 1 dia em Évora e 1 dia em Albufeira. Nessa ordem. Porém, saimos de Lisboa e retornaremos a Lisboa. Estou perdido em como fazer, se começo indo direito para Porto ou se vou parando nas cidades no caminho para conhecer. Que tipo de transporte eu pego, quais cidades passar ( queremos conhecer o maximo que pudermos), se possível com melhor custo benefício. É nossa primeira vez na Europa, estou me sentindo desnorteado. Pode me ajudar?

    Obrigado!

    • Ana Catarina Portugal

      Comece pelo Porto e vá descendo, deixe Lisboa pro final. O ideal é fazer de carro, pois muitos lugares só de carro você chega. Caso não dirija, as opções são primeiro trem e segundo ônibus. Veja a nossa sugestão de roteiro de 7 e 10 dias, que já terá boas ideias entre Porto (e pouco mais a norte) e Lisboa. Boa viagem!

  16. Mayara

    Fiz seu roteiro no Porto e foi ótimo! Apesar de super corrido vale muito a pena o passeio… Almocei no Restaurante Bacalhoeiro (muito bom) e visitei a Caves Ferreira.

  17. Edinaldo Rodrigues de Oliveira Junior

    Olá Ana!

    Iremos para Lisboa uns dias, e estou na dúvida se vale fazer um bate e volta em Porto, ou é melhor dormir por lá uma noite…um bate volta é proveitoso?

    Obrigado!

    • Ana Catarina Portugal

      Dormir lá uma noite, com certeza. O Porto não é pertinho para um bate e volta e tem muito o que visitar, seria até um desperdício, 🙂 Boa viagem!

  18. Muito bom! obrigada pelas dicas.

  19. Ana Lemos

    Oi Ana, Td bem? Você já me ajudou demais na nossa primeira viagem a Portugal. Desta vez, iremos em família, 12 pessoas, sendo duas crianças de 7 e 10 anos. Minha dúvida: Você acha viável este roteiro, em janeiro? Valeria a pena incluir uns 2 dias na Serra da Estrela ( meu sonho)….teremos 9 dias inteiros para Portugal. Muito obrigada, mesmo!

    • Ana Catarina Portugal

      Qual roteiro? O do Porto? Se for, sim, totalmente viável. E a Serra da Estrela nessa época é bom para quem quer ver neve, 🙂 Boa viagem!

  20. ULISSES COUTO DOS SANTOS

    olá Ana, vou passar o reveillon desse ano em Porto com minha família e uma outra família de amigos, estive dando uma olhada na internet e me parece que há a tradicional queima de fogos numa avenida famosa da cidade… essa seria a melhor opção?
    obrigado

    • Ana Catarina Portugal

      Melhor opção de quê? Há um post aqui no blog sobre ano novo em Portugal, dá uma lidinha. Boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *