Bariloche, Argentina: dicas de viagem

Bariloche é um dos principais destinos turísticos da Argentina, especialmente procurado por aqueles que querem conhecer e curtir a neve e os esportes de inverno.

Se você está planejando uma viagem para Bariloche, esse post é para você, pois nós reparamos este post com um guia completo de Bariloche para quem está indo pela primeira vez.

Aqui você vai encontrar, por exemplo, dicas de hospedagem, transporte, passeios, clima, o que levar na mala, entre outras coisas.

Vamos lá!

Importante => Seguro viagem para Argentina (com até 20% de desconto)

Dicas de Bariloche Argentina
Bariloche, Argentina: que lugar lindo!!!

Bariloche, Argentina

Em geral, é durante o inverno que todos procuram Bariloche, mas vale aqui lembrar que também há muito o que fazer em Bariloche o ano inteiro e que a cidade é linda, por exemplo, no outono, ainda que esteja sem neve. 😉

A vantagem de visitar Bariloche para os brasileiros é enorme. Para começar, dá para arriscar um portunhol sem problemas, o que já ajuda bastante quem não sabe outras línguas.

Se você não sabe que moeda levar para a Argentina saiba que a nossa moeda também é aceita com tranquilidade em muitos estabelecimentos, inclusive com descontos!

Além disso, são apenas 4 horas de voo para se chegar lá e não precisamos ter passaporte para entrar no país, só o RG basta.

Com tantas vantagens e com tantos brasileiros por lá, a cidade ganhou até um apelido carinhoso: Brasiloche. Mas agora vamos às dicas de Bariloche, que é o que interessa, rsrs.

Veja abaixo o que vamos abordara aqui neste artigo e vá direto ao ponto!

Índice:

roupas de frio na Amazon
Clique na imagem e ache aquele acessório e roupa de frio para sua viagem

Onde fica Bariloche?

A cidade de Bariloche – de nome oficial San Carlos de Bariloche está situada na Patagônia Argentina, na província do Rio Negro, no lado oeste do país.

Bariloche fica, mais precisamente, junto à Cordilheira dos Andes e dentro do Parque Nacional Nahuel Huapi, no meio de montanhas cobertas de neve e imensas áreas de bosques. Em relação à distância, Bariloche está a 1.680 km de Buenos Aires.

Quais passeios e excursões disponíveis em Bariloche?

bariloche argentina onde fica
Veja onde fica Bariloche em relação à capital, Buenos Aires

Menu – TOPO

Qual o horário em Bariloche?

Em relação ao Brasil, não há diferença de fuso horário para Bariloche, considerando o horário de Brasília. O fuso horário de toda a Argentina é UTC-3 (o que quer dizer -3 horas em relação ao Meridiano de Greenwich), o mesmo de grande parte do Brasil, daqueles que seguem o fuso horário de Brasilia.

O horário só não é o mesmo se houver Horário de Verão no Brasil, o que, no caso, terá uma diferença de 1 hora.

Menu – TOPO

Como chegar em Bariloche, Argentina

Durante a maior parte do ano não há voos diretos entre o Brasil e Bariloche. Você tem que voar até Buenos Aires e de lá fazer uma conexão para a cidade, que fica a 1.600 km ao sul da capital argentina.

Chegar a Bariloche de avião:

Os voos entre Buenos Aires e Bariloche duram cerca de 2h20 e há uma boa frequência diária.

Para quem só vai fazer conexão na capital, preste atenção, pois há 2 aeroportos na cidade e pode ser que você chegue do Brasil em um e parta para Bariloche de outro. Se for este o seu caso, separe pelo menos umas 3 horas entre os voos.

Já durante a temporada de inverno em Bariloche há alguns voos diretos, em especial com saídas de São Paulo. Vale a pena conferir!

Confira preços de passagens para Bariloche aqui

como chegar em bariloche

Chegar a Bariloche de ônibus:

Para quem já está em Buenos Aires também é possível chegar até a cidade de ônibus, numa viagem que dura 22 horas.

Nós quando estivemos na cidade, fomos de avião e voltamos de busão. Foi até bem confortável e eles serviram as refeições no ônibus mesmo, quase como se fosse um avião.

É mais barato e passamos por paisagens bem bonitas no caminho.

Chegar a Bariloche de carro:

Para quem gosta de roadtrips, é relativamente fácil ir de Buenos Aires a Bariloche de carro alugado.

Você praticamente pega uma única estrada direto, a RN237. São cerca de 20 horas de viagem, mas você pode aproveitar para ir parando nas diversas cidades por onde passar, passar a noite em algum lugar antes de seguir viagem e ir aproveitando a paisagem.

como chegar em bariloche
Quem vai de carro alugado para Bariloche, pode aproveitar o caminho

Menu – TOPO

Que documentos são necessários para viajar para Bariloche?

Para membros do Mercosul, o que é o caso do Brasil, é necessária apenas a carteira de identidade emitida há menos de 10 anos (com foto recente que te identifique) ou o passaporte.

A Argentina é um dos países que não exigem passaportes aos brasileiros.

Menu – TOPO

Precisa de Seguro Viagem para Bariloche?

Como Bariloche é um município da Argentina e para a Argentina a apresentação do Seguro Viagem não é obrigatória, a resposta é não, não precisa de seguro viagem para Bariloche.

Porém, o fato de não ser obrigatório não torna a contratação de um seguro viagem menos importante.

É essencial que você contrate um seguro viagem quando for para Bariloche. Afinal, ninguém está livre de ter algum imprevisto acontecendo durante a viagem… imagina ocorrer algo e você está lá, isolado de tudo, tendo que se virar sozinha?

O seguro viagem Argentina serve justamente para te dar todo o suporte em qualquer imprevisto – um acidente, uma doença, o extravio da mala – durante a sua viagem.

Leia mais aqui sobre a importância de contratar um seguro viagem Argentina.

Pesquise valores para um seguro viagem para Bariloche – Com desconto!

Menu – TOPO

Como sair do aeroporto de Bariloche?

O aeroporto de Bariloche fica a apenas 13 km do centro da cidade, portanto um táxi não sai caro – mas negocie sempre – ou transporte por aplicativo.

Caso você resolva alugar um carro em Bariloche, pode pedir para retirar no próprio aeroporto e já sair de lá dirigindo.

Outra opção são as vans compartilhas da Via Bariloche ou o ônibus (a linha 72 vai para a Calle Moreno, no Centro).

Transfer do aeroporto:

Uma opção interessante são os serviços de transfer que fazem o trajeto do aeroporto para o centro de Bariloche e vice-versa. Se você estiver em grupo, especialmente, é ainda melhor, pois pode dividir o valor.

Veja algumas opções:

transporte em Bariloche

Menu – TOPO

Como se locomover em Bariloche, Argentina?

Uma de nossas principais dicas de Bariloche em relação à locomoção em Bariloche é visitar a pé todo o centro da cidade, pois ele é pequeno e tudo é muito próximo.

Então, se quiser sair à noite, passear pela cidade, fazer compras, ir a restaurantes, tudo pode ser feito a pé.

Agora, você não vai ficar somente no centrinho da cidade, né?

Nesse caso, para fazer os passeios em Bariloche, você precisará contratar tours ou transfers, pegar táxi, carro de aplicativo ou mesmo pegar um ônibus local.

Para ir até o Cerro Catedral, por exemplo, há opções de transfers feitos por agências, táxi ou app (que é bem barato) ou de ônibus (há um que passa pela Calle Moreno a cada meia hora).

Veja alguns exemplos de passeios em Bariloche:

Pesquise aqui outros passeios e excursões em Bariloche.

No mais, acho Bariloche um lugar onde vale muito a pena alugar um carro, pois a maior parte das atrações são fora do centro e o carro te dá mais liberdade de locomoção.

Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.

CLIQUE AQUI E CONFIRA


Menu – TOPO

Qual é a melhor época para visitar Bariloche?

É claro que grande parte do charme e atrativos da região está no inverno em Bariloche, na neve, nas montanhas branquinhas e estações de esqui.

Mas, apesar que a curiosidade de ver neve seja a principal razão pela qual os turistas brasileiros escolhem esta cidade como destino das férias, diferentemente do que muitos pensam, Bariloche não é para ser visitada apenas no inverno, há muito o que fazer em Bariloche além de esquiar.

Além dos floquinhos brancos, encontramos atividades que podem ser feitas em qualquer época do ano, como trilhas, bons lugares para fazer compras, ir ao cassino, fazer passeios de barco, aproveitar a alta gastronomia (cerveja e chocolate) e, é claro, praticar esportes radicais.

Acredite, há coisas para se fazer em Bariloche durante o ano inteiro!

Mas se eu for indicar uma época mais “fraca”, seria a primavera, já que a paisagem pode ainda estar se recuperando da neve (que deixa parte da vegetação queimada) e muitos estabelecimentos estão fechados.

Então, a melhor época para visitar Bariloche depende de você. Se você quer ver mesmo a neve, a paisagem branca, esquiar ou brincar nas montanhas geladas, vá no inverno.

Se você quiser fazer trilhas, curtir um local bem diferente do nosso aqui no Brasil, mas sem se ligar muito na neve, pode ir no verão.

Confira => Passeios em Bariloche e arredores

Bariloche Argentina
A estação de esqui em Bariloche

Menu – TOPO

Quando é a temporada de neve em Bariloche, Argentina?

Normalmente, a temporada de neve começa na metade de junho e vai até o final de setembro, que engloba o período de inverno aqui no hemisfério sul, mas a data exata varia a cada ano.

Bariloche em julho e agosto está no auge em termos de neve.

Se você quiser evitar a invasão de turistas (em especial de brasileiros), vá pela segunda quinzena de agosto, quando, além de tudo, a cidade tem preços mais baixos.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI! >>>

 

Menu – TOPO

Qual a média de temperatura em Bariloche, Argentina?

A temperatura em Bariloche varia bastante durante o ano. Vejamos como fica em alguns meses mais quentes e mais frios.

Julho e agosto são os meses mais frios, sendo a alta temporada de inverno. A temperatura fica em média entre -5°C e 5°C e a claridade do dia tem seu menor período, amanhecendo às 9h e às 18h já estando escuro.

A partir de setembro, mesmo ainda estando frio, as temperaturas vão aumentando e a neve vai diminuindo até não ter mais neve em novembro. Dezembro já chega a fazer calor.

Janeiro e fevereiro são os meses mais quentes, sendo a alta temporada do verão. A temperatura fica em média entre 25°C ou 30ºC durante o dia até a mínima de 10°C à noite.

Neste período ocorrem poucas chuvas e a duração do dia é a maior durante o ano, amanhecendo às 6h da manhã e escurecendo lá para as 21:30h.

Para ter uma ideia do que o aguarda em diferentes épocas do ano, deixo abaixo uma média de temperaturas feita pelo The Weather Channel:

clima em Bariloche

Imperdível => Excursão no Lago p/ Ilha Victoria e Parque Los Arrayanes

Menu – TOPO

O que levar de roupa na temporada de inverno de Bariloche?

É bom prestar atenção em o que levar em sua mala de inverno quando for a Bariloche.

Em sua mala é indispensável que você leve alguns elementos para te deixar confortável no frio:

  • blusa térmica(tipo segunda pele)
  • calça térmicaou ao menos uma meia calça com o máximo de fios que conseguir (120, por exemplo);
  • pullovers de lã ou um fleece;
  • cachecol;
  • luvas;
  • gorro;
  • um bom casaco impermeável;
  • calça comprida (pode até ser jeans) e
  • uma bota impermeável e/ou forrada de lã.

Se for esquiar, é melhor não usar o jeans e sim uma calça própria e impermeável; e evite ir de tênis, porque o seu pé vai ficar molhado (e congelado).

Há na cidade muitas lojas de aluguel de roupa com preços bem acessíveis.

Então, se essa é a sua primeira vez na neve, talvez seja bom cogitar a ideia de alugar, pois comprar esse tipo de vestuário só compensará caso você tenha intenções de fazer outras viagens de inverno.

Se você pretende viajar sempre para um local frio e já quiser comprar aqui no Brasil de forma rápida, segura e barata, visite o site da Amazon na seção de roupas de frio.

Melhores Preços => Roupas e Acessórios de Frio

mala de inverno
Clique na imagem para ver mais

Menu – TOPO

Quanto tempo ficar em Bariloche?

Olha, sem sombra de dúvidas eu indicaria, em especial se for a sua primeira vez, fazer um roteiro 7 dias em Bariloche. Acredite, tem bastante coisa para fazer!

Quem tiver a intenção de alugar carro, pode pensar até em mais dias, assim, aproveita para visitar outras cidades da região, que não são tão famosas, mas também são uma graça!

Mas se não tiver tanto tempo, separe pelo menos uns 3 ou 4 dias. Menos que isso quase nem vale a pena se deslocar para tão longe.

Leia também: Lua de Mel em Bariloche e Buenos Aires

o que vestir em bariloche

Menu – TOPO

É caro esquiar em Bariloche, Argentina?

Esquiar, definitivamente, não é um esporte barato, mas Bariloche é um dos lugares mais em conta que vi até hoje, tanto para quem quer aprender, quanto aos que já praticam.

Os custos envolvem o aluguel da roupa (caso opte por isso) e o equipamento, o passe para o teleférico que te levará ao alto da montanha e o valor das aulas (se for aprender lá).

Dependendo da escola de esqui que você contratar, tudo isso já poderá estar incluído. Duas opções para você consultar valores são a Escuela Catedral e a Escuela Mountain.

Veja abaixo algumas opções de aulas de esqui em Bariloche que você já pode comprar antecipadamente:

dicas de Bariloche
Nós na entrada no Cerro Catedral

Mas saiba que a cidade possui cinco estações de neve:

  • Cerro Catedral,
  • Piedras Blancas,
  • Espaço Neumeyer,
  • Centro de Esqui Nórdico,
  • Teleférico Cerro Otto.

São estabelecimentos completos, com restaurantes, aulas de esqui, aluguel de equipamentos, vendas de roupas e etc. Além disso, alguns passeios, como cavalgada na neve e até uma versão do “skibunda” brasileiro, podem ser encontrados por lá.

Dica: é importante que, para quem pretende, de fato, praticar esqui ou snowboard, é importante contratar um seguro viagem para esporte radical e de neve, pois nem todos os seguros comuns cobrem incidentes causados por essas praticas desportivas. Fique de olho!

Leia mais: Bariloche ou Valle Nevado?

Aprender a esquiar em Bariloche
Turistas nas aulas de esqui em Bariloche

Menu – TOPO

Quanto se gasta em uma viagem para Bariloche no inverno?

Como já dá para imaginar, durante o inverno os preços ficam mais alto em Bariloche, em especial durante o mês de julho e começo de agosto. Se quer dar uma economizada, vá em junho ou na segunda quinzena de agosto.

Em geral, um pacote para Bariloche sai, em média, por R$ 8.000.

Se você for por conta própria e, dependendo do tipo de hospedagem que escolher, poderá gastar algo entre R$ 1.000 e R$ 1.200, por dia de viagem.

Vale a pena => Excursão de 1 Dia para El Bolsón e Lago Puelo

dicas de Bariloche
É assim que você quer ver Bariloche, cheia de neve?

Menu – TOPO

O que fazer de graça em Bariloche?

Já vimos que, se você for para Bariloche com a ideia de esquiar, irá gastar mais do que uma simples viagem em que se gasta com hospedagem, comida, etc.

Mas, se não for esquiar, mas sim curtir o visual e a região, o grande barato em Bariloche é que a sua grande beleza está ao ar livre.

Portanto, tem muita coisa que você pode fazer e curtir por lá de graça, sem gastar um centavo, como por exemplo:

  • Centro Cívico
  • Parque Municipal Llao Llao
  • Colonia Suiza
  • Lago Nahuel Huapi
  • Playa Bonita
  • Mirador Bahia Lopez
  • Feria Artesanal Municipal
  • Capilla de San Eduardo
  • Iglesia Nuestra Senora del Nahuel Huapi

Bariloche Argentina Menu – TOPO

O que fazer em Bariloche além das estações de esqui?

Como já deu para perceber, nem só de esqui vive Bariloche.

Alguns lugares e passeios que valem a pena são:

Nós já escrevemos um post mais completo aqui no blog sobre o que fazer em Bariloche além de esquiar. Entra lá e veja os detalhes!

turista profissional

Menu – TOPO

Vale a pena visitar Bariloche no verão?

Com certeza!

Vocês já viram nos tópicos acima que há muito o que fazer em Bariloche que não seja ligado ao frio e à neve, não? Só que a proposta da viagem será bem diferente, claro!

A cidade não vive só do inverno. Bariloche vibra no verão e oferece um monte de atividades.

Além disso, a paisagem da região também é deslumbrante quando não está coberta de branco.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Menu – TOPO

O que fazer em Bariloche no verão?

O verão em Bariloche fica bem cheio de turistas – argentinos, em especial. É quase um destino de “praia”.

O pessoal gosta de ir para lá para curtir um sol na beira dos muitos lagos que há na região e praticar esportes aquáticos de um modo geral.

Além disso, para quem gosta de fazer trilhas, encontrará um destino excelente para isso, pois há várias e com garantia de paisagens lindas!

No mais, basicamente os mesmos passeios que normalmente são feitos no inverno podem ser feitos durante o verão, com destaque para o Circuito Chico, Isla Victoria e Bosque de Arrayanes, Confeitaria Giratória do Cerro Otto e o Circuito Grande, que não é feito no inverno.

Só lembre-se de que, apesar de ser verão, durante o dia as temperaturas ficam em média na casa dos 22º e à noite pode chegar aos 8º, portanto, leve alguma roupa de frio.

Mas a vantagem dessa época é que você  terá o sol até às 21h, ou seja, vai poder aproveitar bastante as atividades diurnas.

centro cívico Menu – TOPO

Qual o melhor lugar para ficar hospedado em Bariloche?

Se você não for alugar um carro, eu digo que o ideal é ficar no Centro Cívico, pois tudo o que você precisará fazer estará a apenas alguns metros de caminhada: restaurantes, câmbio, agências, lojas…

Se você estiver de carro, existem bons lugares mais afastados do Centro, e aí, neste caso, você pode se deslocar do hotel com mais facilidade, podendo ficar mais afastado do centro cívico.

Veja aqui:

Caso o seu objetivo na cidade seja apenas esquiar em Cerro Catedral, então o melhor é ficar perto do Cerro Catedral.

Se quiser mais informações, veja nosso post exclusivo sobre onde ficar em Bariloche.

Pesquise aqui opções de hospedagem em Bariloche

Menu – TOPO

Onde comer em Bariloche, Argentina?

Toda viagem que fazemos precisa ter momentos de deleite gastronômico. Em Bariloche isso não foi nenhum problema.  Muita truta, frios, chocolate e boa cerveja!

Conheça alguns lugares bem legais na cidade quanto ao quesito gastronomia: Restaurante La Marmite (Calle Mitre 329)

Esse tradicionalíssimo chalé tem um atendimento bem simpático e ótimas opções de comida. Assim que pousamos em Bariloche, deixamos nossa mala no hotel e fomos para lá comer um fondue.

Estava muito delicioso e bem servido. Ahh.. de entrada pedimos uma truta defumada.

Mesmo com a garçonete avisando que achava que o pedido era grande demais, truta + fondue, nós encaramos e matamos a fome.

Adoramos o lugar. Estava super frio no dia, cerca de 0 graus, e comer um fondue no La Marmite foi perfeito.

Muito legal => Todas as atividades em Bariloche disponíveis

  • Cervejaria Manush (Calle Dr. Juan Javier Neumeyer 20)

Bariloche, Argentina, é conhecida pelas suas cervejarias e a que nos mais recomendaram ir foi a Manush.

Chegamos por volta de 20h e o local já estava cheio. Faltavam poucos minutos para acabar o happy hour e o garçom logo avisou. Resultado? Em poucos minutos pedimos 2 cervejas rapidinho só pra aproveitar a o bom preço. A carta de cervejas é enorme, com opções pra todos os gostos. Dá uma olhada no site deles.

Para variar, pedimos truta para comer, muy rica. Outro prato muito bom que pedimos, uma carne assada de panela, estava sensacional.

Veja aqui Roupas e Acessórios de Frio mais baratos!

  • Restaurante Rapa Nui (Calle Mitre 202)

É a loja original dessa marca super conhecida na Argentina. O lugar é gigantesco. Tem uma loja para você comprar chocolate para levar, uma sorveteria e uma lanchonete que serve um dos melhores chocolates quentes que provei na vida. Curtimos tanto o lugar que fomos duas vezes.

Aproveitamos para comprar chocolates, muitos frios – como presunto de javali e coisas do tipo, além de uma cerveja também de chocolate!

Ainda tem um lugar para patinação de gelo dentro do Rapa Nui!

restaurante Rapa Nui Bariloche Argentina
Foto de Camila Pazera – Melhores Destinos

Menu – TOPO

Outras dicas de Bariloche, Argentina

Qual a melhor moeda para levar para Bariloche?

A moeda argentina é o peso argentino, mas por ser uma cidade mega turística, você pode facilmente levar e usar lá o dólar e até o real. A única questão é que o real é mais desvalorizado por lá, então, no geral, é melhor que você viaje com dólares.

Qual a voltagem das tomadas na Argentina?

O voltagem por lá é de 220V, mas uma coisa que você tem que ficar atento é com as tomadas na Argentina, pois elas são bem diferentes das nossas.

Elas têm três pinos, mas são achatados e dois deles ainda são inclinados. Por isso, não esqueça de levar o seu adaptador de tomadas!

tomada na argentina
A tomada de lá é bem diferente, então compre seu adaptador de tomadas!

Menu – TOPO

E aí, gostou das nossas dicas de Bariloche, Argentina?

Já visitou Bariloche e tem boas sugestões para os marinheiros de primeira viagem?!

Então, deixe suas dicas na caixa de comentários logo abaixo. 😉

Boa viagem!

guia de Buenos Aires

229 comentários em “Bariloche, Argentina: dicas de viagem”

  1. Oi, você acha que vale a pena fazer os passeios alugando um carro ou realmente é melhor fazer por agência ? O aluguel de um carro é 200, um passeio com agência para um casal é 1000 reais

    Responder
    • O passeio é bom pela sexplicações dos guias, mas acho super viável fazer tudo de carro sim. 😉

      Responder
  2. Indispensável a leitura desse blog para quem vai viajar. Consegui economizar devido às dicas e repensar passeios e excursões. Muito obrigada

    Responder
  3. Boa Noite, Catarina! Meus filhos querem apenas ver neve, nem sei se vão esquiar. Basta ter o suficiente p/colocar nas mãos. Com esse intuito dia 05/07 já é uma data boa para ir?

    Responder

Deixe um comentário