Trilhas em Niterói: as melhores trilhas da cidade

Você que gosta de turismo de aventura, já pensou em fazer trilhas em Niterói? Pois saiba que a cidade é dona de lindas trilhas, com vistas maravilhosas.

Uma das máximas, quase uma piadinha infame, conhecida por todo habitante de Niterói, diz que a melhor coisa da cidade é a sua vista para a cidade do Rio de Janeiro.

Bem, a despeito de todo nosso potencial turístico – composto pelo MAC (um museu mundialmente famoso), um complexo de fortes dos mais bem preservados e belos do Brasil  (com a incrível Fortaleza de Santa Cruz) e praias capazes de rivalizar com nossa cidade vizinha – confesso que não é de todo uma mentira, já que a visão da cidade do Rio é mais ampla do lado de cá da Baía de Guanabara.

E é REALMENTE linda.

Daqui podemos ver a maioria das montanhas que formam a Floresta da Tijuca, o maciço da Pedra da Gávea e o Morro Dois Irmãos.

E um dos melhores lugares para ver é no Parque da Cidade, de onde se tem uma vista privilegiada das montanhas do Rio de Janeiro.

Mas isso, na verdade, só vem engrandecer os pontos turísticos de Niterói, como as trilhas de Niterói. Afinal, imagina fazer trilhas e ver do alto imagens tão bonitas como as do Rio de Janeiro?

Então, vamos conhecer agora um dos grandes atrativos turísticos de Niterói que vão além das praias e museus.

Seguro Viagem Nacional: é necessário fazer?

onde ir em Niterói

Trilhas em Niterói

Outra máxima conhecida por muitos viajantes diz que quanto mais difícil de chegar a um lugar, mais preservado e bonito será o mesmo.

Não é a toa que trilhas em montanhas sempre apresentam belas paisagens para se contemplar, além de ser uma atividade ao ar livre que faz muito bem à saúde.

Niterói foi agraciada com duas das mais belas: a do Alto Mourão e a do Costão da Praia de Itacoatiara. Ambas no Parque Estadual da Serra da Tiririca.

Trilhas em Niterói

Trilhas de Niterói: Alto Mourão

O Alto Mourão ou Pedra do Elefante, nome devido à semelhança com o rosto de um elefante quando vista da praia de Itacoatiara, é o ponto mais alto de Niterói, com cerca de 400 metros, e é uma trilha considerada de moderada para semi pesada e indicada para quem já tem uma certa experiência em trilhas e um mínimo de preparo físico.

O começo é no mirante da estrada de Itaipuaçu e uma boa parte dela é subindo por meio do que restou da Mata Atlântica no Estado do Rio.

Que tal aproveitar um Hotel em Niterói e pernoitar na cidade?

Quais as trilhas de Niterói

Uma boa opção para chegar em Niterói é ir de carro alugado. Apenas a Ponte Rio-Niterói (13 km) separa as duas cidades.

Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.

CLIQUE AQUI E CONFIRA


trilhas de Niterói Pedra do Elefante

Na parte final é necessária uma pequena “escalaminhada” por entre as fendas das pedras, nada muito complicado, mas que não é recomendado para quem nunca fez trilha.

É a nossa mini “carrasqueira”: faz alusão a um trecho da subida da Pedra da Gávea.

Ache aqui os melhores pacotes para o Rio de Janeiro (aéreo + hotel)

trilhas em Niterói vista da praia de Itaipuaçu

Mas todo esforço será recompensado!! A vista do mirante é realmente espetacular, de um lado toda a praia de Itaipuaçu (no município de Maricá), do outro a praia de Itacoatiara e, mais ao fundo, o Rio de Janeiro.

Praia de Itacoatiara

Trilhas de Niterói: Costão de Itacoatiara

Uma trilha de mais fácil acesso é a do Costão de Itacoatiara, uma imensa pedra que ladeia a praia mais bonita de Niterói, a praia de Itacoatiara.

O acesso é pelo centro de recepção do Parque, dentro do Bairro de Itacoatiara.

Começa com uma subida íngreme que pode ser vencida tranquilamente, devagar, um passo por vez até a bifurcação: seguindo em frente chega-se na enseada do Bananal, onde ocorre treinamento de rapel em suas grandes pedras.

Rapel em Niterói

À sua esquerda, o antigo caminho para o Alto Mourão (a trilha anterior que falamos), e à direita fica o começo da subida no costão.

Em princípio, pode assustar quem não está acostumado ou que tenha problemas com exposição à altura, mas no decorrer da subida fica claro que é mais fácil do que parece.

Ache aqui o melhor hotel em Niterói (existem ótimos hotéis na cidade!!)

Alto Mourão trilhas de Niterói
Vista parcial do Alto Mourão

No final, novamente, você será recompensado por belas paisagens: a Serra da Tiririca, toda praia de Itacoatiara aos seus pés, Praia de Camboinhas e de Piratininga mais ao fundo e, depois, as montanhas do Rio com destaque para o Pão de Açúcar e, ainda, um trecho da praia de Itaipuaçu.

Imperdível! => Faça um Crueiro ao Pôr do Sol, vendo o Rio de outro ângulo

Praia de Itacoatiara trilhas de Niterói

Tá com vontade de ir? Confira as promoções de passagens aéreas para o Rio de Janeiro!

trilhas Niterói praia de Piratininga
Parte da praia de Piratininga e o Pão de Açúcar ao fundo 

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Já que conhecemos duas das mais bonitas trilhas do Rio de Janeiro, não nos esqueçamos que para começar a trilhar, bem como começar quaisquer atividades físicas, requer uma avaliação médica, respeito aos seus limites, o uso de roupas e calçados adequados (um tênis especifico para trilhas é fundamental!), uma boa hidratação e, sempre que possível, fazer a trilha acompanhado.

Outra boa dica é começar a fazer trilhas acompanhado de um guia experiente que já saiba o caminho, evitando o risco de ficar perdido.

No Rio de Janeiro temos vários grupos de caminhadas que aproveitam os finais de semana para um contato mais íntimo com o meio ambiente.

Uma boa sugestão é o Trilhas do Rio de Janeiro.

Não deixe de ver as outras dicas de Niterói aqui no blog!

Boa viagem!

* Texto e fotos de Dimitri Reynier

5 comentários em “Trilhas em Niterói: as melhores trilhas da cidade”

  1. Sou apaixonada por Niterói. A cidade é muito mais que o Mac e essas trilhas. As dicas das trilhas são ótimas mas Niterói é muito mais que isso. E muito mais, inclusive, que o próprio roteiro oficial da prefeitura. Mesmo assim, ótima dicas.

    Responder
    • Concordo com você. É uma pena que a maioria das pessoas ignorem o potencial turístico de Niterói.

      Responder
  2. Excelente matéria. As fotos são incríveis. Fiquei com uma vontade danada de fazer a trilha. O problema para mim não é subir, é descer. Provavelmente teriam que chamar o resgate para buscar uma baleia encalhada rsrsrs.

    Esse site tá ficando cada vez “mió” em Ana. Parabéns minha amiga.

    bjs

    Responder

Deixe um comentário