Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Aveiro, Ílhavo e Coimbra – dia 7

Quem está seguindo o nosso roteiro de Portugal passando pelo Centro-Norte do país, já deu pra perceber que o que não falta é o que fazer em Portugal, né?

E isso considerando que estamos restritos a um pedaço apenas e um país pequeno, mas com uma geografia super variada, indo de praias à neve!

Ontem nós chegamos em Aveiro e hoje já partimos para mais aventuras.

O dia hoje foi cheio!

Economia => Seguro Viagem Portugal (com desconto)

Roteiro de Portugal

Aveiro

Começamos o dia dando mais uma voltinha pelas ruas de Aveiro, que com o céu azul que estava fazendo hoje, parecia ainda mais linda.

Paramos no Museu de Aveiro para ver o túmulo da princesa Santa Joana, todo feito de marchetaria em pedra, lindíssimo!

Aveiro

Em seguida, fomos à região da praia da cidade, onde pudemos ver as típicas casinhas de pescadores, todas coloridas e listradas, uma gracinha! É outra marca da cidade.

O céu super azul pode até parecer que é photoshop, mas acredite, é natural!

+++ Confira aqui opções de hospedagem em Aveiro +++

IMG_9911Depois disso, seguimos nosso caminho, continuando nosso roteiro de Portugal.

Ílhavo

Grudadinho à Aveiro está Ílhavo, a cidade que é famosa pela presença da fábrica das porcelanas Vista Alegre e a forte tradição da pesca do bacalhau. Além disso, Ílhavo tem o farol marítimo mais alto do país.

E já que tocamos no assunto bacalhau – delícia! –, claro que nosso almoço tinha que ter alguma relação com isso. Mas nós não nos reduzimos a comer UM prato de bacalhau, nós fomos simplesmente para uma degustação de bacalhau no Restaurante Bela Ria. Tá bom pra você?!

O restaurante tem um ambiente bem caseiro, dando a impressão de que estamos comendo na casa de alguém. E os pratos são preparados por um senhor que é o cozinheiro da Confraria do Bacalhau de Portugal. Ele é considerado, por alguns críticos gastronômicos, o que prepara os melhores pratos de bacalhau do país. Se quer comer aqui, não poderia ser diferente: precisa fazer reserva antes.Degustação de Bacalhau

Em seguida fomos ao Museu Marítimo de Ílhavo, que conta toda a história da dramática pesca do bacalhau, entre outros temas ligadas ao mar. Ao seu lado tem um enorme navio, antigo bacalhoeiro, que abriga exposições temporárias.

Museu Marítimo

Depois do museu fomos ao Aquário do Bacalhau, único do estilo. Você por acaso já viu um bacalhau vivo?! Estamos tão acostumados a só vê-los já no prato, que é até engraçado ver esse peixe vivo.IMG_0035

Coimbra

Para terminar nosso roteiro de Portugal por hoje, seguimos para Coimbra – a cidade em que nasci – onde passamos a noite.

O hotel escolhido foi o emblemático Hotel Quinta das Lágrimas, que fica num local onde há séculos atrás se desenrolou a lendária história de amor entre Pedro I e Inês de Castro – aquela que foi coroada rainha de Portugal depois de morta, como tão bem cantou Camões. A história é linda, e quem quiser saber mais, é só ler neste post:

roteiro de Portugal

Quinta das Lágrimas Depois de instalados nos quartos, demos umas voltinhas pela enorme propriedade, indo até o lago onde Inês, segunda a lenda, foi assassinada: a Fonte das Lágrimas. Para terminar a noite, tivemos um jantar lá mesmo no hotel e ainda com direito a uma serenata!

Dica de moradora => Onde ficar em Coimbra

Fado de Coimbra

Para mim, em especial, é curioso estar num hotel na minha cidade… mas como não se trata de um hotel qualquer, a experiência foi uma delícia! E pensar que, quando criança, eu adorava ir brincar nos jardins e próximo ao lago da Quinta das Lágrimas!

Continue acompanhando a gente, veja as outras aventuras:

Seguro Viagem Portugal com até 20% de desconto

Pesquisando viagem para Portugal?! Então, saiba que é preciso fazer um bom seguro viagem para lá e nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link

FAÇA SUA COTAÇÃO AQUI

 

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

DescubraPortugallogo.jpg

Viajei desta vez a convite da Agência Regional de Promoção Turística Porto & Norte de Portugal, Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal e da TAP – Transportes Aéreos Portugueses – em parceria com o Portal de Turismo Embarque na Viagem.

Participaram da ação #DescubraPortugal: eu, claro, a Flávia Peixoto do Viajar é Tudo de Bom, Flavia Mariano do Viagem para Mulheres, Mauricio Oliveira do Trilhas e Aventuras, Naira Amorelli do Embarque na Viagem e Renata Araújo do You Must Go.

0 comentário em “Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Aveiro, Ílhavo e Coimbra – dia 7”

Deixe um comentário