Roteiro de 1 dia em Guimarães: como chegar e o que fazer na cidade berço de Portugal

Que tal um roteiro de 1 dia em Guimarães?

A cidade recebe o carinhoso apelido de cidade berço de Portugal, porque foi lá que em 1109 nasceu dom Afonso Henriques, o primeiro rei do país, aquele que deu início ao período da Reconquista, visto que a região era, então, dominada pelos mouros.

O glorioso passado da cidade ainda pode ser visto por suas ruelas medievais, praças e, ainda, em seu imponente castelo com mais de 1000 anos de existência.

A cidade tem tantos monumentos históricos, que em 2001 seu Centro Histórico foi tombado pela UNESCO como Patrimônio Mundial.

Economia => Seguro Viagem Portugal (com desconto)

Roteiro de 1 dia em Guimarães

Como chegar a Guimarães?

Guimarães é a última estação de uma das linhas dos trens metropolitanos que partem da estação de São Bento, no Porto.

A partir de lá, a viagem dura cerca de 75 minutos e custa 2,20 euros. É possível também chegar de ônibus, que pode ser uma boa opção caso você esteja em Bragança ou Vila Real.

Passeio => Excursão de 1 Dia a Braga e Guimarães com Almoço (a partir do Porto)

ruelas de Guimarães
O que fazer em Guimarães? Se “perder” por suas ruelas medievais.

Para ver os horários dos trens portugueses, consulte o site www.cp.pt e os dos ônibus o www.rede-expressos.pt.

Leia mais:

Roteiro de 1 dia em Guimarães

Não é preciso dizer que há muito o que fazer em Guimarães. É possível conhecê-la praticamente toda a pé.

Já da estação de trem você poderá ir caminhando para o Centro Histórico, onde estão concentradas quase todas as suas atrações turísticas.

Eu começaria a visita pela região do Castelo, que fica na parte mais alta da cidade. Minha dica é pegar um táxi até lá e ir descendo. Se quiser ir a pé, é só fazer o percurso ao contrário, que deve dar algo em torno de 2,5 km.

castelo de Guimarães - Portugal
O que visitar em Guimarães? O seu Castelo, claro!

Suas muralhas ainda estão bem conservadas e é interessante subir em sua torre.

Logo em frente a ele está uma pequena igreja, chamada São Miguel do Castelo, local onde supostamente dom Afonso teria sido batizado. Repare que o chão na igrejinha é formado basicamente por tumbas dos heróis da Reconquista e ao lado esquerdo da porta está a pia batismal.

roteiro de 1 dia

Guimarães

Mais alguns passos e você poderá visitar o Paço dos Duques de Bragança, construção de 1420, que serviu, séculos depois, como residência presidencial do ditador Salazar, quando o mesmo estava no norte do país (ainda usada para tal função). É possível fazer uma visita à parte interna do Paço, circulando por suas salas e quartos.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI! >>>

 

Uma curiosidade que aprendi lá, numa visita que fiz ainda adolescente, foi que uma princesa portuguesa chamada Catarina (minha xará) tinha por hábito tomar chá todos os dias no fim da tarde. Posteriormente, ela se casou com um príncipe inglês e teria levado para a Inglaterra o costume: o famoso chá das 5. Há inclusive um quarto em sua homenagem e com o serviço de chá usado por ela.Roteiro de 1 dia em Guimarães

Depois, perca-se pelo centrinho medieval da cidade, que é uma graça, com seus largos, fontes e igrejas.

o que fazer em Guimarães
Curtindo o meu roteiro de 1 dia em Guimarães

Atenção especial ao largo da Oliveira, que além de ser cercado de belíssimas construções, possuía ainda uma liteira gótica em frente à igreja de Nossa Senhora da Oliveira. Em uma de suas laterais está a antiga prefeitura da cidade; construção do século XIV, é ela justamente a ligação entre o largo das Oliveiras e a movimentadíssima praça de Santiago. como chegar em GuimarãesSe continuar a caminhada, sairá no largo do Brasil, onde além de um lindo jardim, poderá ver ao fundo a Igreja de São Guálter (oficialmente chamada de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos), a mais imponente da cidade.roteiro Portugal

Roteiro de 1 dia em Guimarães

E para terminar o roteiro de 1 dia em Guimarães, um pouco mais afastado do centro, em Penha, subindo uma estrada de pedra, você poderá ter uma vista panorâmica da cidade. Se não estiver de carro, a melhor opção será pegar um táxi.

Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.

CLIQUE AQUI E CONFIRA


No caminho poderá dar uma paradinha no Mosteiro de Santa Marinha da Costa, hoje transformado em hotel, e poderá terminar o dia dando uma voltinha no teleférico da Penha, que sai do Parque das Hortas.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Guimarães é uma cidade que, apesar de antiga, tem uma atmosfera muito jovial e alegre. É uma delícia caminhar por suas ruas labirínticas.

Eu mesma já estive na cidade 6 ou 7 vezes e sempre que vou embora já fico planejando o próximo retorno.

Uma sugestão que dou é que você tente pernoitar por lá, para poder vivenciar mais o clima do lugar, porque realmente vale a pena. Fazendo Guimarães de cidade-base, você poderá aproveitar para visitar outros lugares próximos, como Braga e Barcelos, por exemplo.

+++ Pesquise opções de hospedagem em Guimarães aqui! +++

E então? Ficou animado para fazer este roteiro de 1 dia em Guimarães? Faça, porque a cidade vale muito a pena!

Ah, e estando na cidade, não deixe de comprar algum souvenier com a temática do lenço do namorados, que é uma graça!

Seguro Viagem Portugal com até 20% de desconto

Pesquisando viagem para Portugal?! Então, saiba que é preciso fazer um bom seguro viagem para lá e nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link

FAÇA SUA COTAÇÃO AQUI

 

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

78 comentários em “Roteiro de 1 dia em Guimarães: como chegar e o que fazer na cidade berço de Portugal”

  1. visitarei Guimaraes de passagem entre POrto e Peso da Regua
    estarei de carro alugado
    sabe se estacionar é muito dificil? tem alguma dica?

    Responder

Deixe um comentário