Colonia del Sacramento, Uruguai: o que fazer e como chegar

Um bom passeio que se pode fazer quando estiver em Montevidéu – ou mesmo em Buenos Aires – é ir a Colonia del Sacramento.

Colonia del Sacramento está a uma hora de barco da capital Argentina e cerca de duas horas de carro de Montevidéu, ou seja, é fácil para fazer um bate e volta saindo de qualquer uma das duas cidades.

Nós, quando fomos, saímos de Buenos Aires. O passeio começa a valer a pena desde o barco. É gostoso cruzar o rio desfrutando da paisagem do rio da Prata.

Cidade histórica, centenária, nasceu dentro da disputa de territórios das colônias portuguesas e espanholas, recebendo influência das duas coroas. Conserva ainda muito do período de sua formação.

Há algumas décadas houve um grande trabalho de recuperação, envolvendo escavações arqueológicas e restauro de fachadas e interiores do casario antigo.

Avenidas arborizadas, carros antigos, fortes, casas de pedras aparentes e telhados de “duas ou quatro águas” fazem do local uma viagem ao passado.

É hoje um dos destinos mais procurados no Uruguai, sendo o seu centro histórico – a área onde foi fundada a cidade pelos portugueses – reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Economia => Seguro Viagem Uruguai (dicas + desconto)

 O que fazer em Colonia del Sacramento

Dentro da área tombada pela UNESCO destacam-se as atrações históricas:

Fortificações do século XVIII – Pode-se encontrar uma parte da muralha construída pelos portugueses quando cercaram a cidade e o portão de armas, a única entrada da fortaleza.  A muralha havia sido demolida, e as pedras foram usadas para tapar o fosso que havia em volta. Na década de 1970 uma parte da muralha e do portão de armas foram reconstruídos.

Confira => Passeio em Colonia e arredores

o que fazer em uruguai - Colonia del Sacramento

Ruínas do Convento de S. Francisco Xavier e Farol: Ruínas do convento franciscano construído entre 1683 e 1704 e que sofreu um incêndio no final do século XVIII. O farol , que ainda funciona, foi construído em 1857 junto ao que restou do convento. Pode-se subir e ter uma boa vista da cidade e do Rio da Prata.

? Leia também: Para começar a organizar uma viagem para Montevidéu

Como chegar em colonia del sacramento

Praça 25 de Maio: Conhecida como Praça Maior, tem ao seu redor diversos edifícios históricos importantes.

Roteiro de viagem para Colonia del Sacramento
Detalhes de Colonia del Sacramento

São muitos os prédios histórcos e ruas com serus calçamentos de pedra e várias casas antigas portuguesas e espanholas. Passeie pela Rua dos Suspiros, pela Praça Manuel Lobo, pela Pracinha do Gentil-Homem, entre na Basílica do Santíssimo Sacramento e perca-se pela cidade, sentindo sua atmosfera histórica.

Vale a pena: Excursão em Colônia do Sacramento saindo de Montevidéu

Turista profissional

Para quem gosta de museus, a cidade também não deixa a desejar. São diversas casas destinadas a preservação da memória: Casa de Nacarello; Museu Municipal; Museu Português; Arquivo Municipal; Casa de Lavalleja; Casa do Vice-Rei; Museu do Azulejo; Museu Espanhol.

Se você der a sorte que demos, terá a cidade só para você, podendo olhar tudo com muita calma e passar momentos agradáveis.

Como chegar em

O que fazer em

Como chegar a Colonia del Sacramento

Você poderá ir de barco, a partir de Buenos Aires. A viagem demora entre 1h e 2:30h e é oferecida por duas empresas, a Buquebus (que tem inclusive pacotes com almoço e city tour) e  a Colônia Express (opção mais econômica).

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Pode-se ir também a partir de Montevideo, via terrestre, de ônibus: da Rodoviária Tres Cruces saem linhas regulares diretas e indiretas, que oferecem acesso à cidade.

guia de buenos aires turista profissional

Se você está indo para Buenos Aires, não deixe de também as dicas que damos no Roteiro de 7 dias em Buenos Aires e Arredores. Ou, então, os posts sobre o Uruguai.

Boa viagem!

Leia também:

Deixe um comentário