Home / Dicas de Viagem / Curiosidades / Onde visitar as obras de Leonardo da Vinci

Onde visitar as obras de Leonardo da Vinci

Há 562 anos, no dia 14 de abril de 1452, nascia, na pequena Vinci, região da Toscana na Itália, um dos maiores artistas da humanidade: Leonardo da Vinci.

O aluno brilhante de Verrocchio, na Florença do Quattrocento, logo suplantou o mestre e sua fama se espalhou, tendo trabalhado em lugares como Milão, Mântua, Veneza, Roma e, no fim da vida, na França.

Os talentos de Leonardo foram muitos, tanto nas artes como nas ciências, pela qual nutria uma grande paixão. Mas, apesar de sua forte influência e importância na história da pintura, ele nos legou apenas 25 obras, sendo que, desta lista, apenas 15 são unanimemente atribuídas a ele. Nas demais, há uma discordância entre alguns historiadores da arte se ele seria de fato o autor ou não.

Discussões a parte, o fato é que por serem poucas telas e afrescos, se você quiser se aventurar na tentativa de conhecer todas, nem é tão difícil assim. Abaixo apresentamos uma lista de onde encontrar cada uma delas. Eu me considero uma pessoa feliz, pois já vi quase todas, mas, ainda assim, faltam algumas…

Galeria Uffizzi em Florença

leonardo da vinci

Museu do Louvre em Paris

dicas da itália

– Museu Hermitage em São Petersburgo

– Museu do Vaticano

National Gallery de Londres

Metropolitan Museum de Nova York

National Gallery of Art de Washington DC

dicas França

– Castelo Sforzesco em Milão

– Pinacoteca Ambrosiana em Milão

– Convento Santa Maria delle Grazie em Milão

a última ceia

– Antiga Pinacoteca em Munique

Museu Czartoryski na Cracóvia

Aproveitando que estamos falando de Leonardo, dois lugares que merecem sua visita são o Castelo de Amboise e o Clos Lucé, ambos no Vale do Loire, na França. No primeiro você poderá ver o túmulo do artista e o segundo foi sua última casa, onde além de ver como ele viveu, podemos ver alguns esboços, maquetes de suas invenções e algumas delas em tamanho real (e funcionando) no jardim.

dicas da frança

obras de Leonardo da Vinci

Se Da Vinci já é uma figura curiosa, depois de visitar os lugares onde viveu e poder ver de pertinho suas obras de arte, ele torna-se ainda mais admirável. E como não se apaixonar por este gênio?!

Não deixe de ler os posts abaixo, pois eles podem te ajudar bastante na empreitada de chegar “pertinho” das obras de Leonardo da Vinci.

Boa viagem!

Como comprar ingressos para ver a Última Ceia de Leonardo da Vinci em Milão

Dicas para visitar a Galeria Uffizi em Florença (sem fila)

Visitando a National Gallery em Washington DC

Visitando o Museu do Louvre em Paris

Visitando a National Gallery de Londres

Visitando o Metropolitan Museun de Nova York

Castelo de Amboise: onde o Renascimento desembarcou na França

Clos Lucé, no Vale do Loire, a última morada de Leonardo da Vinci

E aqui você encontra um índice de todos os posts sobre a Itália, pra facilitar a sua vida.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                        

Leia também:

Sobre Ana Catarina Portugal

Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.

Leia também

dicas de Dublin

The Brazen Head, o pub mais antigo da Irlanda

Não tem como visitar Dublin e deixar de ir ao The Brazen Head, o pub …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *