Roteiro de um dia em Braga, a Roma Portuguesa

Há muito o que fazer em Braga. Ela é a terceira maior cidade do país e é considerada um dos principais centros religiosos de Portugal, com suas mais de 30 igrejas. Por isso, recebe o apelido de “Roma Portuguesa”.

Sua história remonta aos tempos romanos, quando se chamava Bracara Augusta e era capital da, então, província da Galécia, hoje Galícia (Espanha).

E as heranças de sua história estão muito bem preservadas, basta observar a enorme quantidade de edifícios de diferentes épocas que podemos admirar.

Economia => Seguro Viagem Portugal (com desconto)

Roteiro de um dia em Braga

É em Braga que se encontra a catedral mais antiga do país, a Sé. Sua construção data do ano de 1070 e a presença de diversos estilos é o que lhe confere uma arquitetura tão rica, ainda que a predominância seja românica.

É lá que estão enterrados Dom Henrique e Dona Teresa, pais de Dom Afonso Henriques, o primeiro rei. A idade dessa catedral acabou por dar origem a uma expressão muito utilizada em Portugal quando queremos dizer que algo é muito velho: “tal coisa é mais velha que a Sé de Braga!”.

Leia mais:

Roteiro de um dia em Braga

O que fazer em Braga

Mas a principal atração turística de Braga é mesmo o Santuário do Bom Jesus do Monte, no alto de uma colina. Diariamente ele recebe fiéis e turistas dispostos a subir a sua escadaria com mais de 600 degraus, sendo o segundo ponto de turismo religioso mais visitado de Portugal, atrás apenas de Fátima.

o que fazer em Braga
Confira aqui o que fazer em Braga

Embora possa parecer uma penitência subir os 670 degraus que dão acesso a uma igreja de linha neoclássica, saiba que não é nenhum grande sacrifício, pois a escadaria – toda em estilo barroco – é muito bonita e é uma das grandes razões pelas quais muitos visitantes vão até lá.

Passeio => Excursão de 1 Dia a Braga e Guimarães (a partir do Porto)

santuário em Braga

A escadaria é toda trabalhada, separada em patamares, e em cada um deles há diferentes fontes de água, como as que estão relacionadas aos cinco sentidos ou às três virtudes (fé, esperança e caridade).

o que fazer em braga

A vista da cidade, em especial no fim tarde, é linda! Na hora de descer, sugiro que você pegue um funicular movido a força hidráulica, situado bem ao lado da escadaria. Nada impede, no entanto, que você escolha fazer o caminho ao contrário.

roteiro portugal

braga dicas
Tem muito o que fazer em Braga

O que fazer em Braga em 1 dia

Obviamente, a cidade oferece mais para se visitar e, para facilitar a sua vida, vou esquematizar um pequeno roteiro, que em parte poderá ser feito a pé, começando pelo Centro Histórico e terminando no Santuário do Bom Jesus do Monte.

Partindo do princípio que você chegará à cidade de trem, esta sugestão de roteiro em Braga começará na estação.

Siga pela rua Andrade Corvo e vire à esquerda na rua dos Biscaínhos para visitar o Museu dos Biscaínhos, um antigo palácio (de terça a domingo, das 10h às 12h15 e das 14h às 17h30, por € 2,00).

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI! >>>

 

Retorne para a rua Andrade Corvo e logo um pouco à frente você passará pelo Arco da Porta Nova de 1512, que ligava a cidade medieval à parte de fora das muralhas. Você estará oficialmente na parte antiga da cidade, seguindo por uma rua peatonal, com seu casario típico e muito comércio.

Sem precisar andar muito, vire à direita numa ruazinha chamada Cabildo, para que possa visitar a famosa Sé de Braga.

Confira => Passeios em Braga e arredores

sé de braga portugal

Volte para a rua de pedestres e siga até a Rua da Doutro Justino Cruz (esquerda) até encontrar o gracioso Jardim de Santa Bárbara, que fica coladinho à parte medieval do Paço Episcopal Bracarense. Não deixe de observar a fonte que há no meio do jardim: ela é do século XVII e tem no alto uma imagem de Santa Bárbara, razão pela qual o jardim tem esse nome.

jardim de santa barbara braga

o que fazer em braga

roteiro braga

Retorne mais uma vez para a via que vínhamos seguindo e continue até chegar a um grande (enorme) largo, o Jardim da Avenida Central. Se quiser se “perder”, a partir daí, será uma boa pedida! Explore as ruas e vielas da região, olhando as vitrines do vasto comércio ou indo até o Braga Shopping.

o que visitar em Braga

Tudo isso até agora pode ser feito tranquilamente a pé, pois a distância não soma mais do que uns 2,5 km (dependendo do quanto você queira explorar a região). Esse trajeto pode ser feito numa manhã e sem correria.

+++ Confira alguns passeios para Braga +++

Mapa Braga

À tarde, a sugestão é ir até a principal atração turística de Braga, o Santuário do Bom Jesus do Monte.

Para chegar até lá, pegue o ônibus 2, que passa a cada 30 minutos na Avenida da Liberdade (entre as ruas Raio e 25 de Abril). Essa avenida começa em uma das pontas do Jardim da Avenida Central. O ponto final fica exatamente na base da escadaria e o trajeto até lá dura cerca de 20 minutos.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


o que fazer em braga
Viu como tem muito o que fazer em Braga!!!

Gostou do nosso roteiro de um dia em Braga?!

Na hora de organizar o seu roteiro por Portugal, pense seriamente em colocar esta linda cidade nele.

Seguro Viagem Portugal com até 20% de desconto

Pesquisando viagem para Portugal?! Então, saiba que é preciso fazer um bom seguro viagem para lá e nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link

FAÇA SUA COTAÇÃO AQUI

 

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

26 comentários em “Roteiro de um dia em Braga, a Roma Portuguesa”

  1. Boa noite, Ana. Amei o roteiro!
    Vou a Portugal agora em agosto, sabe qual melhor opção se é de carro ou onibus para Braga?
    Pretendo passear em torno do Porto sem carro, local onde estarei, o que acha, onde ficou por ali?

    Responder

Deixe um comentário