Home / Dicas de Viagem / Curiosidades / Dicas de Amsterdam: Begijnhof, o jardim das Beguinas

Dicas de Amsterdam: Begijnhof, o jardim das Beguinas

No coração de Amsterdam, com uma das entradas pela Praça Spui, fica um lugar super tranquilo e que parece nos transportar para uma outra época: o Begijnhof ou Jardim das Beguinas. O lugar é super inusitado e é para mim uma das visitas mais interessantes da cidade, justamente por isso.

Trata-se de um conjunto de casas fundadas, ao que tudo indica, em 1346 para servir de moradia para as beguinas, uma espécie de irmandade feminina católica laica, formada por viúvas e solteiras, que se dedicava aos trabalhos de caridade junto aos pobres e doentes, sem que para isso precisassem fazer os votos religiosos.

O mais curioso desse lugar é que andando pelas ruas da cidade você nunca vai “descobrir” onde ele está, pois para chegar lá você precisa abrir uma porta – que parece a porta comum de um edifício – e atravessar um pequeno corredor que te deixará em pleno Begijnhof . É super comum ver pessoas paradas na frente da dita porta com receio de entrar, pois a sensação é que você está invadindo a casa de alguém… nós mesmos ficamos parados uns 5 minutos observando a movimentação antes de nos arriscarmos.

amsterdam roteiro

Uma vez lá dentro, você poderá ver algumas das casas mais antigas da cidade, algumas do começo do século XVI, mas no número 34 está a mais antiga de fato, chamada de Houten Huis, ainda com a fachada de madeira original. Uma curiosidade: só existem 2 casas com fachada de madeira em Amsterdam, pois elas foram proibidas em 1521. A outra está localizada em Zeedijk.

o que visitar em Amsterdam

Além das casas e do jardim, você também poderá admirar a Engelse Kerk, uma igreja do século XV, e a chamada Capela Escondida (casas 29 e 30), utilizada durante a perseguição aos católicos, que não podia ter nada em sua fachada que indicasse ser uma igreja.

dicas de Amsterdam

o que fazer em amsterdam

Ainda que atualmente não existam mais beguinas vivendo lá – a última morreu em 1971 – ainda existem mulheres que moram ali, portanto, nada de algazarras, o silêncio se faz necessário para visitar esse oásis de paz e tranquilidade em plena Amsterdam.

jardim das beguinas

Amsterdam dicas

Você deve estar se perguntando como descobri esse lugar, certo?! Bom, a maioria dos guias tradicionais nem o citam, mas fiquei sabendo dele no guia digital do Ducs Amsterdam, recheado de dicas da cidade dadas por um brasileiro que mora lá há anos, o Daniel. Super recomendo!

Informações úteis:
Como chegar: trans 1, 2 e 5 para a Praça Spui. Procure a American Book Center, pois a porta que dá acesso ao Begijnhof fica do lado (veja a foto abaixo).
Horário: das 9h-17h
Preço: grátis
Site: http://www.begijnhofamsterdam.nl/

o que ver em amsterdam

E na hora de começar a organizar a sua viagem, não deixe de ler todas as nossas outras dicas de Amsterdam e da Holanda e nem de verificar os ingressos e passeios que poderá comprar com desconto antes de embarcar para lá.

Boa viagem!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                        

Leia também:

Sobre Ana Catarina Portugal

Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.

Leia também

dicas de Dublin

The Brazen Head, o pub mais antigo da Irlanda

Não tem como visitar Dublin e deixar de ir ao The Brazen Head, o pub …

6 Comentários

  1. Berenice

    Eu,meu marido e minhas filhas estivemos neste lindo e abençoado lugar em dezembro/2015.Apaixonei.Na igreja tinha um belíssimo presépio. Nos sentimos em paz e abençoados.

  2. Passei no dia 22 de Maio 2016 para ver e sentir o local e a igreja onde vou realizar o concerto ENCANTANTE, piano solo, em 2 de Julho próximo, às 20h15.
    O local é envolvente! Maravilha de paz e silêncio no meio de uma cidade em contínuo movimento…!
    Abençoadas beguinas…! Até breve!

  3. Monique

    Olá, estava pesquisando na internet sobre o jardim e encontrou um blog com um texto IDÊNTICO ao seu, a pessoa copiou e não teve o trabalho de mudar nada, nem as vírgulas. Completamente sem ética. Enfim, achei que devesse falar.

  1. Pingback: Amsterdam – Diário de Viagem – Parte II | Little Creative World

  2. Pingback: Visitando a Holanda – Amsterdam com "pulos" Em Zaanse Schans e Keukenhof – atumcomchocolate

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *