Home / Alemanha / Roteiro de 1 dia em Berlim (com mapa)

Roteiro de 1 dia em Berlim (com mapa)

Berlim é uma cidade com a qual tenho uma “relação mal resolvida”, pois na primeira vez que fui choveu o dia todo (em pleno inverno) e na segunda vez, quando passaria uma semana na cidade, meu pai foi internado às pressas (ficou em coma) e tive que voltar correndo. Definitivamente, tenho que retornar, o que, cá entre nós, não será nenhum esforço, 😉

Mas se você, como eu na minha primeira viagem, não tiver muito tempo, aqui vai uma sugestão de roteiro de 1 dia em Berlim, que foi exatamente o que fiz e sem correria.

Como estávamos hospedados próximos a Alexanderplatz, foi por lá que começamos. É nesta praça que fica a icônica torre de tv (a estrutura mais alta do país), a Fernsehturn, mas prepare-se para imensas filas. Para quem quiser fazer compras, a região é perfeita e próximo a ela fica um dos maiores shoppings da cidade, o Alexa. Você chega até ali pegando o metrô (U-Banh) para a estação com o nome da praça (Alexanderplatz), bem fácil.

Pesquise e reserve hotel em Berlim aqui!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Bom, dali pegamos o metrô para a estação Brandenburger e imagina o que fomos visitar?! Fácil, né?! O Portão de Brandenburgo, símbolo da reunificação alemã, é uma ótima opção de começo de roteiro, pois você pode conhecer uma série de atrações turísticas a pé a partir dali.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Logo ao lado visitamos o Reichstag (atualmente o Parlamento Alemão). Caminhando na direção oposta está o Memorial do Holocausto, curiosa construção que possui mais de 2.000 marcos que representam túmulos dos judeus mortos pelo nazismo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Seguindo pela rua principal, a Ebertstrasse, você verá no chão a marca de onde ficava o Muro de Berlim (uma linha de tijolinhos com umas placas de metal gravado Berliner Mauer 1961-1989). Se continuar seguindo essas marcas encontrará pedaços do muro em frente a Postdammer Platz, uma área super moderna da cidade e, mais adiante, verá o Topografias do Terror, um antigo terreno da Gestapo que hoje tem uma exposição sobre o programa nazista e um bom pedaço do muro original.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Mais uma caminhada e chegamos ao  Checkpoint Charlie, símbolo da Guerra Fria.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Dali você pode escolher um dos museus da cidade para visitar. Eu pretendia ir ao Pergamonmuseum, mas justamente nesse dia ele estava fechado, então, optamos por caminhar até Unter den Linder, a avenida chique da cidade, que vai do Portão de Brandemburgo até a Ilha dos Museus. Lá, como já chovia muito, pegamos o ônibus 100 (fica a dica), pois ele faz praticamente a mesma rota dos ônibus turísticos, passando por quase todos os pontos importantes da cidade. Uma de nossas paradas foi na Gedächtniskirche, conhecida como a igreja quebrada, já que teve parte de sua estrutura bombardeada durante a Segunda Guerra.

igreja quebrada

E eis o mapa a pé do que fizemos nesse dia. Ao todo foram mais ou menos uns 4 km de caminhada entre a chegada ao Portão de Brandemburgo e pegarmos o ônibus.

roteiro de 1 dia em berlim

Dica extra: nós não tivemos tempo, mas se quiser ver o maior trecho do antigo Muro (1,3 km de extensão), vá até a Mühlenstrasse 1. Para chegar lá pegue o S Bahn para Ostbahnhof .

Não deixe de ler as nossas outras dicas da Alemanha.

Boa viagem!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                        

Leia também:

Sobre Ana Catarina Portugal

Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.

Leia também

chiang mai

Roteiro de 3 dias em Chiang Mai, na Tailândia

Em nossa última viagem para a Tailândia incluímos o norte do país, fazendo um roteiro …

8 Comentários

  1. Eduardo Schlup

    Uma dica para o parlamento: pode ser feita uma visita na cúpula, com direito a audio-guia em português. O melhor: é gratuito. Deve ser feito apenas o agendamento com uma antecedência (em geral de 4-5 dias). Segue o link: https://visite.bundestag.de/BAPWeb/pages/createBookingRequest.jsf?lang=en – para quem tiver tempo, outra dica é o Treptower Park, que é um memorial russo da 2a Guerra Mundial em pleno Berlim: http://www.berlin.de/orte/sehenswuerdigkeiten/treptower-park/ – Quem for passar por Berlim e quiser visitar um Campo de Concentração, existe um nas proximidades: KZ Sachsenhausen: http://www.stiftung-bg.de/gums/
    Boas viagens!

    • Ana Catarina Portugal

      Eduardo, obrigado por compartilhar suas preciosas dicas! 🙂

  2. Gente, realmente ter só 1 dia em Berlim é um pecado!!! E com essa chuva toda! Vc precisa voltar urgentemente pq eu fiquei 1 mês e meio lá e não tive tempo de fazer tudo!!! rs Ah, a maior parte preservada do muro que vc citou ao final chama “East Side Gallery” e é lindaaaa!

  3. Douglas

    Olá Ana adorei seu post!

    Vou para a França em setembro e estou pensando em tirar um dia para ir a Berlim. Pela EasyJet os voos saem de Orly as 6:45 e voltam a noite as 20h, dá pra fazer esse roteiro seu do post?

    Obrigado.

  4. Tânia Lourenço

    Olá!!
    Cerca de quantas horas precisamos mesmo para efetuar todo esse percurso? Tenho apenas 7h até apanhar comboio para outro destino, será suficiente?
    Obrigada!!

    • Ana Catarina Portugal

      Apertado, mas possível, exceto museu. Boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *