Saiba como é celebrado o Natal no Alentejo, em Portugal

A tradição ainda segue preservada na maior região de Portugal, e o natal no Alentejo é celebrado de uma forma bastante especial. Em um lugar onde a calma e a tranquilidade imperam, a correria das compras de presentes fica em segundo plano.

Desde o início de dezembro, os moradores começam a juntar pedaços de madeira e cepos nas principais praças das aldeias e vilas da região.

Na noite de 24 de dezembro, usando esse material, uma fogueira gigante é acesa para “iluminar o nascimento de Cristo”. É um acontecimento espontâneo que se espalha por todo o Alentejo. Em algumas localidades, como o Castelo de Vide, o acender da fogueira ocorre na noite de Réveillon.

=> Economia: Seguros Viagem Portugal (com descontos)

Natal no Alentejo

Enquanto a madeira crepita, os moradores do Alentejo se juntam no entorno dela para conviver, recordar histórias passadas ou conversar sobre as colheitas. Já que é inverno por lá, o vinho, um dos produtos mais afamados da região, vai embalando todas as conversas e aquecendo o corpo.

O Alentejo é considerado uma das regiões mais genuínas de Portugal. Por isso, em algumas localidades, como em Barrancos, por exemplo, a população fica no entorno da “queima do madeiro” até o momento de ir para a Missa do Galo, a missa da meia-noite que celebra o nascimento de Jesus.

Natal em Elvas Portugal

Natal em Portugal - Mertola

Para além das luzes que enfeitam as ruas, há vilas e aldeias que, pela sua beleza e decorações especiais, merecem uma visita demorada neste período natalino. É o caso de Monsaraz, perto de Reguengos de Monsaraz, que foi nomeada Cidade Europeia do Vinho 2015. Até o Dia de Reis, 6 de janeiro, esta cidade se transforma numa aldeia-presépio, com figuras de dimensão real espalhadas um pouco por todo o lado.

Natal no Alentejo

Monsaraz dicas de portugal

Aliás, uma das tradições portuguesas mais interessantes de se presenciar nesta época do ano é ouvir “cantar as janeiras”, isto é, observar grupos de pessoas que saem pelas ruas cantando músicas folclóricas para anunciar o nascimento de Jesus e desejar um feliz Ano Novo. Eles tocam nas portas das casas ou param junto a restaurantes e hotéis.

É comum fornecer uma doação a estes grupos como forma de agradecimento. Esta atividade acontece por todo o Alentejo, principalmente em cidades como Évora, Elvas, Terrugem, Redondo e Vila Viçosa.

Evora - Templo de Diana

Evora o que visitar

Para os turistas, não é difícil viver o verdadeiro Natal alentejano. Além de presenciar as festas nas ruas, tanto os hotéis como os restaurantes recebem os visitantes de braços abertos, procurando servir pratos especiais que demonstram o verdadeiro paladar local.

Na consoada (noite de 24 de dezembro), os alentejanos comem bacalhau, seguido pelos tradicionais doces: as azevias de grão (espécie de empanada frita e adocicada) ou batata doce.

No dia 25, a festa continua. Come-se peru recheado ou servido com embutidos. As sobremesas são novamente as típicas, como coscorões (doces feitos à base de farinha de trigo com ovos que, depois de fritos, são passados por calda de açúcar) ou carolo, um biscoito alentejano.

Alguns exemplos de locais onde é possível provar os pratos clássicos natalinos são os restaurantes O Fialho, em Évora, A Escola, perto de Alcácer do Sal, e as ofertas gastronômicas nas Pousadas de Portugal no Alentejo.

Seguro Viagem Portugal com até 20% de desconto

Pesquisando viagem para Portugal?! Então, saiba que é preciso fazer um bom seguro viagem para lá e nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link

FAÇA SUA COTAÇÃO AQUI

 

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

2 comentários em “Saiba como é celebrado o Natal no Alentejo, em Portugal”

  1. Olá! Vou estar com meu marido estudando em Lisboa (Almada – Costa da Caparica), de dezembro a fevereiro. Gostaria de uma dica, onde podemos passar a noite de 24 de dezembro para vermos a fogueira e ter uma boa ceia?
    Grata, Luciana.

    Responder
    • Oi Luciana! Olha o natal é uma festa bem familiar, então, nem sei onde você poderia ir. Provavelmente alguns hoteis, mas só perguntando.

      Responder

Deixe um comentário