Caminho Niemeyer em Niterói

Se você gosta de arquitetura, com certeza já ouviu falar do Caminho Niemeyer, que fica em Niterói. Se você quer conhecer ou saber um mais, este post é pra você!

O Município de Niterói faz parte da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, estando separado da cidade do Rio de Janeiro pela Baía de Guanabara, a qual se atravessa ou por uma ponte (Ponte Rio-Niterói, com 13 km), ou por um sistema de barcas (que sai da Praça XV, no Rio).

A cidade tem índices elevados de alfabetização, renda familiar, água encanada, tratamento de esgoto e outros que a colocam como a 1ª em qualidade de vida do Estado e uma das primeiras do país.

Mas, para além de tudo isso, Niterói também foi agraciada com belezas naturais como praias, lagoas, montanhas e florestas. Não bastasse tudo isso, diversas construções embelezam ainda mais a cidade. Nós já falamos aqui recentemente sobre o MAC e, também, há mais tempo, falamos sobre as trilhas que se pode fazer pela cidade.

Agora vamos falar sobre um conjunto de obras – na qual, na realidade, o MAC está inserido – chamado Caminho Niemeyer.

Importante! => Seguro Viagem Nacional: tem que fazer?

Caminho Niemeyer Niterói

caminho niemeyer niteroi
O Caminho Niemeyer começa por trás do Terminal de Ônibus no Centro de Niterói

O Caminho Niemeyer é um conjunto de intervenções do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, no perímetro da orla marítima, ligando o Centro da cidade ao bairro de Charitas. São diversas construções que tornam Niterói a segunda cidade que mais tem obras deste que é considerado um dos maiores arquitetos do Brasil e do mundo, atrás apenas de Brasília.

Vamos percorrer este caminho e conhecer um pouco mais desta linda cidade.

Na região do centro da cidade, bem à beira da Baía, por trás do Terminal de ônibus, encontramos os prédios do Teatro Popular, do Memorial Roberto Silveira e da Fundação Oscar Niemeyer.

? Leia também: O que fazer em Niterói, Rio de Janeiro

Teatro Popular

O espaço serve para manifestações artísticas diversas, com a programação indo além de peças de teatro, mas também música, fotografia, dança, pintura, etc.

No seu interior tem um bistrô com música ao vivo e um espaço permanente de exposições. A área dos espetáculos tem espaço para 460 pessoas sentadas (433 cadeiras fixas, 5 cadeiras para obesos, 9 espaços cadeirantes e assentos para seus acompanhantes).

Mas, uma surpresa: o palco é reversível, podendo ser aberto para a praça externa, para shows ao ar livre para até 10 mil pessoas. Com suas características formas curvas, na fachada tem um painel de cerâmica com desenhos de Niemeyer.

  • Endereço: Av. Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n -Niterói
  • Como chegar: Fica por trás do terminal de ônibus, no Centro. Saindo das barcas, vire à esquerda, entre no terminal de ônibus e vá até o final. (GPS = -22.889984,-43.128313)
  • Funcionamento: A programação é composta de shows, dança, exposições, cursos, oficinas, projetos de residência artística e outros. Confira no site oficial.
  • Custo: Varia conforme a programação
  • Site: http://www.teatropopularoscarniemeyer.art.br/

Ache aqui o seu hotel em Niterói (ótimos hotéis mais baratos que no Rio)

Teatro Popular no caminho niemeyer niteroi
As formas sinuosas típicas de Oscar Niemeyer no Teatro Popular

Memorial Roberto Silveira

Vizinho ao Teatro Popular, por fora o prédio é composto de uma forma arredondada simples, como uma cúpula toda branca.

Seu interior abriga um importante acervo histórico da cidade de Niterói – o Centro de Memória da História e da Literatura Fluminense – incluindo mais de 200 mil títulos digitalizados.

O local é ponto de encontro para lançamentos de livros, oficinas, cursos e colóquios, tendo um auditório para encontros, palestras e seminários.

Fundação Oscar Niemeyer

Ao lado do Memorial Roberto Silveira, a nova sede da Fundação Oscar Niemeyer – instituição sem fins lucrativos que visa à documentação, informação e pesquisas voltadas à arquitetura, designs, artes plásticas – é um prédio em forma de caracol em cima de um espelho d’água, com uma rampa sinuosa para entrada.

Nela funcionam diversas atividades, como uma exposição de obras do arquiteto, um Centro de Pesquisa e Documentação, a Escola de Humanidades, Arte e cultura.

o que fazer em Niterói
Parte do Caminho Niemeyer vista da janela do avião, na chegada ao Rio de Janeiro pelo Santos Dumont
o que ver em Niterói
Parte do Caminho Niemeyer, também vista do avião: Fundação Oscar Niemeyer (abaixo), Memorial Roberto Silveira (no centro) e Teatro Popular (acima).

Praça Juscelino Kubitschek

Caminhando em direção a São Domingos (saindo do terminal de ônibus ou das barcas, virando à direita), encontramos a Praça Juscelino Kubitschek, construída acima de um estacionamento subterrâneo.

Nesta praça podemos encontrar as estátuas do Juscelino e do Niemeyer olhando o projeto de Brasília. O local é utilizado por praticantes de skate e patins.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Centro Petrobras de Cinema

Seguindo na mesma direção, bem em frente à entrada do campus da Universidade Federal Fluminense – UFF (logo depois da Praça Juscelino Kubitschek, já em São Domingos), encontra-se Centro Petrobras de Cinema.

Há anos – e ainda – em construção, o prédio tem forma de rolo de filme. São 8,3 mil m² formando o maior museu cinematográfico do Brasil. Terá seis salas de exibição, um auditório, lojas, café e bares.

Imperdível => Do Rio de Janeiro: Viagem Privada de Dia a Niterói

caminho niemeyer niteroi
O prédio do Museu de Cinema – Reserva Cultural, no Caminho Niemeyer

Museu de Arte Contemporânea (MAC)

Seguindo pela orla, na mesma direção, você vai passar pela pelo Gragoatá e chegar ao bairro de Boa Viagem, onde está o MAC.

O MAC é uma obra incrível do Oscar Niemeyer, em forma de cálice, disco voador, sei lá… Ele fica no alto de uma falésia com uma vista incrível de uma parte da orla de Niterói (o bairro de Icaraí especialmente) e das montanhas do Rio de Janeiro.

Veja aqui mais detalhes do MAC Niterói.

MAC niterói
O MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Estação das Barcas de Charitas

Finalizando, por enquanto, o Caminho Niemeyer, está a nova estação das barcas da cidade, em Charitas.

Ela faz a ligação Charitas-Praça XV, dando uma nova opção aos moradores e turistas para chegar ao Rio de Janeiro, para além da ponte e das barcas do Centro da cidade.

como chegar em niterói
Como é uma boa opção – mas bem cara – para chegar ao Rio de Janeiro, nos horários de pico formam-se longas filas na estação das barcas em Charitas

Apesar de mais cara que as barcas do centro, é outra opção de chegada e saída da cidade, inclusive para os turistas.

A viagem dura 20 minutos. Ela conta com estacionamento, lanchonete, lojas e o restaurante Olimpo.

Niterói: Excursão de 1 Dia Atravessando a Baía de Guanabara

caminho niemeyer
Estação das barcas de Charitas vista do alto do Parque da Cidade, outro ponto turístico de Niterói.

Então, aí estão outros bons motivos para visitar a cidade de Niterói. Quando vier ao Rio, não esqueça de “atravessar a poça”, como se diz por aqui, e visitar o outro lado da Baía de Guanabara.

Uma boa opção, se você quiser conhecer a cidade com liberdade, é alugar um carro pra rodar por lá. Vai ficar muito mais fácil – e barato – para você ir em todos os pontos turísticos de Niterói.

Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.

CLIQUE AQUI E CONFIRA


Veja aqui outras dicas de Niterói.

Boas viagens!

Ache aqui a sua passagem aérea para o Rio de Janeiro (com desconto)

Deixe um comentário