25 curiosidades do Japão

Um país com milênios de história, isolado em uma ilha, só poderia gerar um ambiente cultural diferente de todo o resto do mundo.

Mas o Japão, embora ainda conserve suas raízes – especialmente em cidades do interior- também é uma nação extremamente desenvolvida, tanto tecnológica como urbanisticamente.

Vamos ver aqui algumas curiosidades que encontramos neste país que nos fascinou e que já nos dá vontade de voltar!

São apenas observações pessoais, captadas durante o nosso roteiro de 12 dias pelo Japão.

Importante => Seguro Viagem Japão (dicas + desconto)

25 curiosidades do Japão

1 – Parques verdes

Em Tóquio, maior metrópole e capital japonesa, prédios imensos se fundem a inúmeros parques verdes, rios limpos e um sistema de transporte super inteligente.

São diversos parques que existem, espalhados por toda a cidade. Muitas árvores, rios, pássaros e… cigarras cantando!! Fiquei impressionado, porque fazia tanto tempo que eu não ouvia cigarras!

Japão

como é o japão

Turista Profissional

2 – Máscaras

O povo, hoje em dia, é bem ocidentalizado, mas alguns costumes são bem diferentes. Por exemplo, a mania que eles têm de andar de máscaras. Andam mesmo, de verdade. Não é raro encontrar alguém em qualquer lugar – na rua, em um restaurante, no elevador – usando uma máscara. Elas são vendidas em farmácias. Qual o motivo daquilo, eu não sei, mas é estranho.

como são os japoneses

dicas do JapãoSério, caminhar de máscara num parque???

SEGURO VIAGEM ÁSIA COM até 20% DE DESCONTO

Não viaje para a Ásia sem um ótimo seguro viagem. Imagine ter uma perrengue do outro lado do planeta?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto. É só clicar no botão abaixo:

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI!


3 – Guarda-chuvas

Outro costume que pode parecer diferente, mas acho interessante: Eles usam guarda-chuva o tempo todo! Faça chuva ou faça sol, sombrinha ou guarda-chuva aberto. Se bobear, quando está sol tem mais objetos destes pela rua do que quando está chovendo!

Japão dicas

4 – Quimonos

Estilosos, é o que os japoneses são. Tem de um tudo pelas ruas. É divertido ficar reparando nas roupas e adereços deles, porque são muito estilosos.

Por exemplo, pessoas de quimono, sim, você ainda vê pelas ruas. Homens e mulheres. Especialmente perto dos templos e em determinadas cidades do Japão, como Kyoto. Mas encontramos também em estações do metrô, em shoppings, etc.

roupas japonesas

quimono japonês

5 – Roupas das mulheres

Tirando isso, a própria roupa “comum” das mulheres é toda estilosinha, cheia de rendas, rendinhas, sapatilhas diferentes, meias bordadas, saias esvoaçantes. Das mais novas às mais velhas, todas são estilosas. Os sapatos, então, nem se fala!

roupas das japonesas

6 – Fantasias (?)

Às vezes é até difícil distinguir quando é ou não é uma “fantasia”… sim, porque é no Japão que encontramos, às dezenas, pessoas vestidas com fantasias de personagens de histórias em quadrinhos ou outras.

o que ver no Japão

dicas de Tóquio

7 – Sapatos

E os sapatos… esses sim, são o que são somente no Japão!

Tóquio dicas

8 – Chapéus das senhoras

As senhorinhas, todas usam o seu chapéu…

Chapéus

9 – Bolsas masculinas

E os homens? Não ficam muito atrás: usam bolsas tipicamente femininas! Não é raro ver um homem de roupa social é uma bolsa “feminina” na mão, levando seus documentos.

o que fazer no Japão

roteiro Japão

Não é ousado e estiloso? E, claro, fora aquela tribo que pinta o cabelo de tudo quanto é cor, usa piercing, braçadeiras espinhentas, ou se vestem como personagens de quadrinhos.

10 – Personagens dos quadrinhos

Aliás, as personagens dos quadrinhos eróticos estão em todo lugar. Nas esquinas distribuindo panfletos, atendendo nas lojas ou nas ruas mais descoladas, lá estão as ninfetas japonesas, com suas roupas de bonecas. Literalmente, são bonecas humanas.

quadrinhos japoneses

mangá

11 – Piso tátil

Em absolutamente todos os pisos: nas calçadas pelas ruas, nos prédios, no metrô, etc., existem o piso tátil para cegos. Andando com as malas de rodinhas as vezes até dificulta, pois as guias são sempre bem marcadas, em alto relevo.

Confira => Passeios em Kyoto e arredores

roteiro tóquio

12 – Proibido fumar

Outra coisa: não se pode fumar andando pelas ruas. E ninguém fuma! Algumas calçadas exibem marcas no chão avisando da proibição, mas mesmo onde não tem, ninguém fuma. Existem uns lugares específicos para fumantes, os “fumódromos”, cercados, onde ficam os fumantes.

como se comportar no Japão

proibido fumar no japãoUma das áreas para fumantes que vimos pelas ruas

13 – Respeito aos sinais de trânsito

Esse item nem deveria estar aqui, certo? Afinal, repeitar os sinais de trânsito deveria ser uma norma “normal”. Mas lá é levado ao extremo, deixando-nos no chinelo. São respeitados por pedestres, ciclistas, motoristas… Se o sinal está vermelho para os pedestres, ninguém atravessa, mesmo que não venha nem um carro! E os ciclistas também param, estejam eles nas calçadas (param com os pedestres), estejam eles nas ruas (param com os carros).

costumes japoneses

Teve uma vez que estávamos cruzando uma via grande, que leva ao Palácio Imperial. Era um domingo e a via estava fechada para o trânsito, circulando ciclistas, pedestres, pessoas com skate, patins, etc. O sinal fechou e, acreditem, TODOS os ciclistas pararam!!

atrações do JapãoCiclistas estavam parados no sinal em uma rua fechada para lazer. Só começaram a andar quando o sinal abriu para eles!

14 – Bicicletas

Aliás, as bicicletas estão em todos os lugares, usadas por todo mundo, desde os mais jovens até os mais idosos e idosas também.

E, sim, há ciclovias, ciclofaixas, etc. E tanto os pedestres e motoristas respeitam os ciclistas, quanto os ciclistas respeitam os outros transportes e os pedestres. Todos se entendem sem problemas.

roteiro do japão

15 – Respeito às filas

Japonês respeita as filas. Ponto.

como chegar

E nas estações de metrô têm até as marcações para onde se deve fazer as filas para entrar, deixando espaço para o pessoal sair primeiro – diferente daquelas imagens de gente empurrando o pessoal para entrar em vagões superlotados…

filas no japão

16 – Não levantam das cadeiras

Em compensação… quando estão sentados nas cadeiras, nos metrôs ou ônibus, por exemplo, e nos estamos com bebês, eles não levantam!

Ficamos imaginando a razão disso, por serem um povo tão educado e solícito. Deve ser porque nestes transportes existem vagões específicos com espaços próprios para cadeirantes, carrinhos de bebês, grávidas, etc. Se você não está ali, é porque não quer sentar!

Nestes, em geral, levantam… mas nem sempre.

Confira => Passeios em Tóquio e arredores

japão com crianças

17 – Loucos por crianças

Em compensação… não podem ver um bebê ocidental que ficam loucos! Ou melhor: loucas!

As japonesas nos cercaram em diversos locais para ver, fotografar, brincar, fazer bilubilu, admirar e ficar babando pela nossa #TuristaProfBaby.

Doido, não?

Tóquio com crianças
É isso mesmo: elas estão fotografando nossa filha. Vejam a reação da moça à direita!

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI! >>>

 

18 – Máquinas de bebidas

Há máquinas de bebidas em TO-DOS os lugares. Não só em locais fechados, mas nas calçadas, ao ar livre mesmo.

Sede não se passa no Japão. As bebidas não são mais caras que o normal. Difícil é escolher, dentre as muitas, algo que seja do seu agrado. Na dúvida… Coca ou água.

máquinas de bebidas

19 – Banheiros / bebedouros públicos

Outras facilidades que se encontram pelas ruas, que eu acho o máximo da civilidade: tanto banheiros quanto bebedouros públicos. Não se passa aperto!

banheiros públicos

20 – Privadas hightech

E as tábuas das privadas? Que coisa maravilhosa! Inclusive nos banheiros públicos, elas esquentam, jogam água diretamente “lá”, mais ou menos forte, mais ou menos quente, de acordo com o cliente! Basta você controlar no painel ao lado.

banheiros no Japão

Eu juro que quase comprei uma!!

tábuas de privadas japonesas

21 – Comidas fake

Como ninguém, além dos japoneses, sabe ler japonês, os restaurantes encontraram uma ideia maravilhosa para facilitar o trabalho deles e dos clientes: ninguém precisa ficar perguntando o que vem no prato, se ele é grande, se dá pra dois comerem, etc, pois basta ver, na vitrine, como o prato é!

Todos os restaurantes têm, em sua entrada, os modelos (não me perguntem como são feitos) de seus pratos.

Basta dizer ao garçom: quero aquele ali!

Restarante japonês

o que comer em tóquio

22 – Comida japonesa não é sushi

Quem vai ao Japão pensando que irá comer somente sushi e sashimi, leve a marmita. A comida japonesa é muito mais vasta que isso, com massas, arroz, carnes de tudo quanto é tipo, frutos do mar e, claro, umas coisinhas esquisitas.

Sushi, sashimi e coisas do gênero que nós estamos acostumados com a “comida japonesa” no Brasil, quase não há. Na verdade, nos restaurantes em geral não se encontram (veja, por exemplo, as fotos acima). O que há são restaurantes especializados neste tipo de comida, que não fomos.

Conseguimos comer algo assim, acreditem, naqueles pratos prontos em lojas de conveniência.

Confira => Passeios em Hiroshima e arredores

sushi

23 – Tsurus

Os famosos Tsurus, pássaros que se fazem com dobraduras de papel (origami), estão por toda a parte. Eles às vezes são oferecidos em algumas lojas, estão pendurados em outras, enfeitam outros lugares.

São para trazer sorte. Eu trouxe os meus, claro!

Tsurus

24 – Produtos diferentes

Eles são o REI dos produtos diferentes, para TUDO tem algo que você possa comprar. É uma festa ir a uma farmácia ou uma loja de 100 yenes (+ ou – 1 dólar) e ver as novidades. Impossível sair sem comprar um monte de besteiras!

compras no Japão

Veja o vídeo que fizemos sobre estas lojas:

25 – Detalhes nas calçadas

Por fim – mas não terminando a lista, que poderia ser muito maior – o Japão é um país de pequenos detalhes.

Pode-se perceber isso andando pelas suas calçadas. Elas têm um monte de avisos: se pode ou não andar de bicicletas por aquele local, se pode ou não fumar, etc.

Calçadas japonesas

Mas também um monte de pequenos enfeites e artes. Se você parar para prestar atenção, poderá achar coisas belíssimas somente andando à esmo.

arte japonesa

curiosidades do Japão

Enfim, poderíamos falar sobre muito mais impressões que tivemos deste país fantástico.

O Japão recebe poucos brasileiros, em comparação com outros destinos, seja porque é longe, seja porque é caro (e é). Mas, se você tiver oportunidade, vá, pois é uma viagem fantástica!

Não deixe de ler também as outras dicas do Japão que já demos aqui no blog.

Boas viagens!

4 comentários em “25 curiosidades do Japão”

  1. Me esclareceu muita coisa. Vou ao japao em outubro de 2024. E estou estudando detalhes. Pois viajamos sozinhos e sem guia. Assim somos nossos proprios guias e vc me ajudou muiiiito. Obrigada

    Responder
  2. Eles usam máscara quando estão gripados, com alguma doença ou com imunidade baixa. Um ótimo costume, reduzem a propagação de doenças virais.

    Guarda chuva no sol é comum tanto no Japão quando na China. É um hábito antigo, relacionado ao tom de pele (queimados de sol) e esteriótipos de beleza.

    Responder
  3. Olá, adorei o seu post, sobre curiosidades orientais. Sabe, sobre a sombrinha usada em dias de Sol por lá..acho que esse costume deveria ser mais aberto no Brasil, onde temos um clima tropical em com alta radiação solar. As vezes, quando pego meu guarda-chuva preto e abro em um dia muito quente para me proteger, as pessoas olham estranhamente, mas na verdade o que acho estranho é o fato delas não usarem NADA para se proteger desse sol quentissimo e andam nas ruas como se tivesse nevando! Francamente, pessoal…Vamos ser flexiveis aos habitos saúdaveis sem ter cabeça de brasileiro.

    Responder

Deixe um comentário