Roteiro de 1 dia em Coimbra (com mapas e vídeo)

Apesar de eu ter nascido na cidade, parece que escrever sobre ela é mais difícil do que sobre qualquer outro lugar. Indicar um roteiro de 1 dia em Coimbra então, nossa!!!, fica ainda pior, pois gostaria de sugerir um monte de lugares para visitar, rsrs.

Acho que me falta um certo distanciamento emocional para selecionar o que indicar, pois vários lugares que para mim são muito interessantes, podem não ser para alguém que está apenas visitando a cidade, em especial se for a primeira vez.

Fiz um exercício de isenção e selecionei aquelas atrações turísticas que, acredito, quem planeja um roteiro em Coimbra  (apesar de achar que a cidade merece ao menos 2 dias inteiros) será capaz de realizar e ficará com uma ideia geral da cidade… e com um gostinho de quero mais.

Leia também: Seguro Viagem Para Portugal (tem que fazer?)

roteiro de 1 dia em Coimbra
Vem comigo conferir o que fazer em Coimbra, Portugal

Como chegar a Coimbra?

Se você for fazer apenas um roteiro de 1 dia em Coimbra, seja num bate e volta, ou até mesmo para pernoitar, é bem provável que chegue de trem. Nesse caso, independente de onde esteja vindo (Lisboa, Porto ou qualquer outra cidade), é preciso saber que você chegará a uma estação fora do centro da cidade, chamada “Coimbra-B” (mas é bem pertinho).

Quando o trem chegar e você desembarcar, logo ao lado costuma ficar esperando um trem regional, que te levará até a estação que fica bem no centro, cuja “viagem” dura apenas 4 minutos (eu disse que era perto!). Se preferir, também pode pegar um táxi, pois o valor da corrida não deve passar dos € 5.

Já se você chegar de ônibus, perceberá que, embora mais central, a rodoviária também fica um pouquinho fora do coração (está relativamente perto da estação de trem), mas, dependendo do hotel en que ficar, é provável que dê para você ir a pé ou, da mesma forma, pegar um táxi e pagar ainda menos.

Para quem for de carro, há vários estacionamentos – em geral subterrâneos -, pagos numa máquina ao final, apenas pelo tempo de permanência.

Leia mais:

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Roteiro de 1 dia em Coimbra

Se você chegar de trem, como a maioria dos turistas que visitam a cidade, da estação poderá fazer praticamente tudo a pé. No vídeo que está aqui no final do post mostro passo a passo todo o trajeto deste roteiro em Coimbra, desde a estação até chegar à Universidade, passando pela Baixa (centro histórico) e, depois, os pontos turísticos de Coimbra que ficam do outro lado do rio.

Ao sair da estação, vire à esquerda e se embrenhe pelas ruelas do centro histórico, cheio de lojinhas inusitadas, becos e tasquinhas (pequenos restaurantes), até chegar à Igreja de Santa Cruz, onde estão enterrados os primeiros reis de Portugal. Já viu que ela é bem antiga, né?!

Logo ao lado vale a pena dar uma paradinha no Café Santa Cruz, que faz parte da estrutura arquitetônica da igreja, com seus banheiros instalados onde antes eram os confessionários.

+++ Pesquise opções de hospedagem em Coimbra aqui! +++

coimbra dicas

Depois, você vai caminhar mais um pouquinho até chegar ao Arco da Almedina, que é a entrada da Cidade Alta e o acesso mais interessante à universidade. No caminho, você passará pela Sé Velha, uma catedral românica do século XII.

Mais uma pequena ladeira acima, então, verá a Universidade (se tiver mais tempo na cidade, vale a pena visitar também o Museu Nacional de Machado de Castro e a Sé Nova, que ficam no caminho).

Aproveite => Excursão com foco em vinhos e gastronomia

atrações de Coimbra

Não vai ser difícil encontrar a Porta Férrea, entrada da principal atração da cidade, a Universidade de Coimbra. Você chegará ao Pátio das Escolas onde poderá visitar a lindíssima Biblioteca Joanina, ver a Sala dos Capelos, a Prisão Acadêmica, a Capela de São Miguel, subir no telhado e tirar um foto clássica na escadaria da Faculdade de Direito.

Passeio => Excursão a pé pela Universidade de Coimbra

o que fazer em coimbra
O que ver em Coimbra? A Universidade, claro!

universidade de coimbra

Depois dessa parte visitada, você pode dar uma olhadinha na parte “moderna” da universidade e seguir até avistar o Aqueduto de São Sebastião e, então, aconselho a pegar um táxi para visitar as atrações de Coimbra que ficam do outro lado do rio Mondego.

roteiro Coimbra

Veja todo esse trajeto até aqui, de cerca de 1,5 km, no mapa abaixo (link aqui):

roteiro de 1 dia em coimbra mapa
Mapa com o nosso roteiro de 1 dia em Coimbra

Caso tenha mais tempo na cidade, poderá visitar, ainda nessa área, o Jardim Botânico, o Museu Bissaya Barreto, ir até a Praça da República, reduto dos estudantes (ótimo para quem gosta de noitada) e conhecer A Toga, loja que vende os trajes e acessórios que os estudantes universitários usam (com as famosas capa e batina negra).

Já deu para perceber que tem tem muito o que fazer em Coimbra, né?!

Top => Excursão às Aldeias do Xisto da Serra da Lousã perto de Coimbra

o que ver em Coimbra

O que visitar em Coimbra do outro lado do rio

Embora dê para visitar Coimbra a pé (ou quase tudo), desse ponto do roteiro é melhor pegar um táxi e pedir ao taxista para te deixar no Convento de Santa Clara-a-Nova, pois vai te poupar um boa subida.

De lá você tem um lindo visual da cidade – só por isso já vale a ida -, mas, se quiser, poderá entrar e visitar a igreja e os claustros. No altar está o caixão de prata que guarda o corpo, ainda intacto, da Rainha Santa Isabel.

Leia também:

dicas coimbra

rainha santa isabel

Como para baixo ‘todo santo ajuda’, basta descer a ladeira e logo estará na entrada do Portugal dos Pequenitos, um pequeno parque que tem os grandes monumentos portugueses e casas típicas de todas as regiões do país em miniatura.

Apesar de, em tese, ele ser para crianças, eu acho o parque interessante para todas as idades e perfeito para encaixar no seu roteiro em Coimbra.

portugal dos pequenitos

o que ver em coimbra
A Universidade de Coimbra versão miniatura

como chegar em coimbra

E para terminar este dia de visita, siga para os fundos do parque e conheça a Quinta das Lágrimas, cenário de uma história romântica, porém trágica, e que contamos em detalhes neste post: Quinta das Lágrimas em Coimbra: o cenário da história de amor entre Inês e Pedro.

Coimbra dicas

o que visitar em Coimbra

Ainda tem disposição para mais uma caminhadinha?

Então, dê uma espiadinha no Convento de Santa Clara-a-Velha e volte para a estação de trem a pé, atravessando o rio, pois do meio da ponte de Santa Clara você poderá tirar uma das fotos mais bonitas da cidade, como essa aqui embaixo, 😉

Imperdível => Tour Aveiro e Coimbra em Pequeno Grupo com Cruzeiro (do Porto)

o que ver em coimbra

Aqui vai o mapa dessa segunda parte do trajeto:

o que visitar em coimbra
Mapa com o roteiro em Coimbra (atrações do outro lado do rio)

Se está organizando um roteiro em Coimbra, não deixe de ler:

E para ver tudo isso que escrevi aqui, com explicações e trajetos a pé, assista ao vídeo que fizemos, está bem legal! Aproveite e assine o nosso canal, assim, nunca perderá nada, 😉

Seguro Viagem Portugal com até 20% de desconto

Pesquisando viagem para Portugal?! Então, saiba que é preciso fazer um bom seguro viagem para lá e nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link

FAÇA SUA COTAÇÃO AQUI

 

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

43 comentários em “Roteiro de 1 dia em Coimbra (com mapas e vídeo)”

Deixe um comentário