Home / Inglaterra / Como a saída do Reino Unido da União Europeia pode afetar os turistas?

Como a saída do Reino Unido da União Europeia pode afetar os turistas?

No plebiscito de ontem os britânicos decidiram por 51,9% que irão deixar a União Europeia e, por causa dessa notícia, muita gente já está se questionando se tal decisão irá afetar os turistas que têm planos de viajar para lá.

Essa escolha fatalmente terá impactos na política e economia do bloco, bem como na situação de milhares de imigrantes que vivem no país, mas, fique tranquilo: em relação às pessoas que têm a intenção de entrar no país apenas para fazer turismo, não haverá qualquer tipo de alteração (pelo menos nada foi mencionado a respeito até o momento).

Embora fosse um país membro da UE, o Reino Unido não fazia parte do Espaço Schengen e nunca adotou o euro como moeda (ele usa a libra esterlina).

O que é o Espaço Schengen?

Para quem não sabe, existe um grupo de países europeus que assinou um acordo, o “Schengen”, que permite a livre circulação de pessoas entre os países membros sem que elas precisem passar pelo controle de passaporte ao entrar no país, ou seja, você passa de um país para o outro como se estivesse indo da sala para a cozinha. Além disso, todos eles partilham da mesma política em relação a vistos e tempo de permanência de turistas em seus territórios, o que, para brasileiros, por exemplo, é de até 90 dias sem precisar de visto.

No entanto, existem países que, embora estejam na União Europeia, optaram por não assinar esse acordo, como foi o caso do Reino Unido, então, toda vez que alguma pessoas viajava para lá, obrigatoriamente tinha que passar pela imigração inglesa, apresentar passaporte e ficar à mercê da autoridade local permitir ou não a entrada no país. Ou seja, na prática, continuará sendo exatamente assim, o que significa que para os que estão indo apenas passear no país, nada mudou. Vale até uma ressalva aqui: brasileiros podem permanecer até 180 dias no país sem a necessidade de pedir um visto previamente ainda no Brasil.

Então, se você está com viagem marcada para o Reino Unido ou tem planos de ir em breve, fique tranquilo, pois para nós, simples turistas, tudo permanece como sempre foi. De todo modo, se houver qualquer mudança sobre o assunto, nós iremos informando por aqui.

E na hora de começar a planejar a sua viagem, não deixe de ler todas as nossas dicas já publicadas aqui no blog e nem de conferir os ingressos e passeios que poderá comprar com descontos e outras vantagens antes de embarcar para lá.

Boa viagem!

Vai gostar de ler também:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                        

Leia também:

Sobre Ana Catarina Portugal

Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.

Leia também

o que é grã-bretanha

22 motivos para visitar a Grã-Bretanha

A Grã Bretanha é uma ilha localizada na Europa e, ao contrário do que muitos …

2 Comentários

  1. Rosangela Valentim

    Como sempre, nos auxiliando com suas postagens bem pertinentes.
    Obrigada pelos esclarecimentos.

  2. ILMA MADUREIRA

    Obrigada pelos esclarecimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *