Home / EUA / Acessibilidade em Nova York: tudo o que você precisa saber

Acessibilidade em Nova York: tudo o que você precisa saber

Nova York é uma das cidades mais acessíveis do mundo. Pode-se perceber isso andando pelas ruas, observando os cadeirantes, entrando nos banheiros, vendo que a cada escada tem uma rampa ou um elevador… enfim, em todos os lugares onde aqueles que caminham sem dificuldades há opções para quem tem mobilidade reduzida.

Então, pessoas com dificuldades de locomoção e outras deficiências podem ir e vir livremente por praticamente toda a cidade, assim como aproveitar praticamente todas as atrações, que são amigáveis aos visitantes que utilizam cadeira de rodas.

Muitas das atrações, inclusive, têm atendimentos especiais também a pessoas com problemas de visão, audição e outros.

Vamos ver alguns detalhes sobre o assunto, em transportes e outros serviços, assim como telefones, emails e sites para conseguir mais informações. Ninguém precisa deixar de visitar a Big Apple!

como se locomover em nova york

Acessibilidade em Nova York

Calçadas

As ruas da cidade são planas e as calçadas são amplas. É raro encontrar calçadas estreitas, especialmente nas área mais turísticas. E elas não têm obstáculos e existem rampas adaptadas a cadeirantes. Você pode ir e vir sem problemas.

acessibilidade em nova york

Broadway

Alguns teatros que abrigam as principais atrações da Broadway (A Bela e a Fera, O Rei Leão, Hair e outros) são preparados para receber cadeirantes em locais geralmente bem localizados, com ótima visualização. As acomodações podem ser de dois tipos: um local vazio para a cadeira de rodas vazia ou um assento “de transferência”, para onde o cadeirante é colocado e, depois, sua cadeira é levada até outro local para ficar guardada. Nos dois casos, existem poltronas para acompanhantes localizados ao lado deles, que estão reservados.

Broadway Accessibility Initiative, uma iniciativa da Alliance for Inclusion in the Arts, oferece gratuitamente serviços como o I-Caption para os clientes com problemas de audição e D -Scriptive para os espectadores de baixa visão em alguns dos principais espetáculos.

Por exemplo, O Rei Leão e O Livro de Mórmon estão atualmente com estes serviços. Para mais informações, visite estes sites:

A regra de comprar os ingressos com antecedência deve ser seguida, e pessoas com necessidades especiais têm 50% desconto. Mas, para comprar a entrada com desconto, basta ir diretamente à bilheteria do espetáculo a que planeja assistir. Não precisa ser nos pontos de venda tradicionais.

Ainda sobre este assunto, veja mais informações neste site:

Restaurantes

Em geral, os restaurantes da cidade são adaptados, com acesso sem barreiras para entrar e sair. Inclusive, há banheiros com portas grandes, barras de apoio e válvula de fácil acionamento.

Esportes

Todos os estádios são acessíveis. Simples assim: vá assistir seu esporte e time favoritos.

estádio de baseboll

Transportes adaptados em New York

Metrô

Muitas das estações de metrô da cidade são adaptadas. Elas são equipadas com elevadores, rampas, espaços adequados para embarque nas plataformas, sinais de exibição visual e tátil e funcionalidades em áudio nas máquinas de venda automática, algumas delas com a altura da cadeira de rodas.

Mas, este pode ser um problema: apesar de muitas serem adaptadas, nem todas as estações são acessíveis. O bom é que você pode planejar sua viagem já sabendo de antemão as estações que têm elevador e outras adaptações. Sugiro fazer um estudo detalhado e já ir pra lá sabendo quais estações / portas podem ser utilizadas.

O mapa do metrô de Nova York traz uma imagem de uma cadeira de rodas nas estações adaptadas e, além disso, você pode ver a relação no site do metro:

metrô de nova yorkUm pedaço do mapa do metrô de Nova York, mostrando algumas estações com o símbolo da cadeira de rodas

Ônibus

Todos os ônibus têm elevadores para cadeiras de rodas ou mesmo para quem tem dificuldade em subir escadas. Eles são rebaixados e não têm aquelas escadas enormes como no Brasil.

dicas de nova york

Até os ônibus turísticos, os famosos hop-on hop-off, são acessíveis. o cadeirante tem que ficar na parte de baixo, mas dá pra olhar pela janela e descer e subir como qualquer outro passageiro.

roteiro new york

Táxi

No caso dos táxis, não é a frota inteira que é acessível, mas Nova York tem vários carros adaptados, identificados com o símbolo universal na lateral. Então, para não ter que esperar por um carro adaptado passar, o cadeirante pode solicitar um táxi.

new york acessível

Os usuários de cadeira de rodas podem solicitar um táxi adaptado através de uma destas cinco maneiras:

  • Ligar para o despachante diretamente: 646-599-9999
  • Ligar para 311 ou 212-NEW-YORK (212-639-9675)
  • Usar o aplicativo WOW Taxi (disponível gratuitamente no iTunes ou Google Play)
  • Enviar uma mensagem de texto para 646-400-0789
  • Reservar on-line em: http://www.accessibledispatch.com/

Guia Oficial Acessibilidade em NYC

Para mais informações sobre a acessibilidade na cidade de New York, seja em transportes, nos espaços culturais ou em atrações turísticas em geral, você pode fazer o download gratuito do Guia Oficial de acessibilidade (em inglês), produzido pela prefeitura da cidade.

E, também, veja a seção sobre acessibilidade do site oficial da prefeitura.

guia acessibilidade

Para mais informações sobre turismo adaptado, visite: Turismo Adaptado

Quando você for para lá, não deixe de levar o nosso Roteiro de 7 dias em Nova York, que está completíssimo, com 100 páginas e cheio de dicas. Vai fazer sua viagem muito mais simples!

guia de nova york

E siga o nossos perfis no Instagram: @TuristaProf, onde você tem dicas diárias com lindas foto de diversas partes do mundo, e o @GuiadeNovaYork, específico da Big Apple.

Boa viagem!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                        

Leia também:

No Banner to display

Sobre Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira é fotógrafo e editor do blog Turista Profissional, acompanhando de perto todas as aventuras e histórias contadas aqui. É professor de ciências e doutor em Meio Ambiente. Mantém também o blog Diário do Professor, sobre educação.

Leia também

Roteiro de 1 dia na Filadélfia: como chegar e o que visitar

Roteiro de 1 dia na Filadélfia: como chegar e o que visitar

Que tal passar ao menos 1 dia na Filadélfia (ou Philadelphia, em inglês)? A cidade …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *