As principais estações de trem em Lisboa e que destinos cobrem

Se está se perguntando o motivo do título deste post estar no plural, é porque, de fato, há várias estações de trem em Lisboa e cada uma delas tem rotas para diferentes partes do país e até para outros países. Então, é bom saber quais os principais destinos que cada uma cobre, assim, evita-se ir para a estação errada.

Para começo de conversa, quando estiver planejando uma viagem de trem em Portugal, é bom verificar horários, rotas e preços no site dos Caminhos Férreos Portugueses, o www.cp.pt. Lá, inclusive, você já vai poder confirmar se a rota pretendida existe e de qual estação ela parte (no caso de Lisboa).

De um modo geral, não é preciso comprar passagem com antecedência, pois sempre há lugar nos trens, salvo grandes feriados. No entanto, se você comprar com uma antecedência mínima de 5, 8 ou mais dias até ao limite de 60 dias, conseguirá descontos que podem chegar aos 65%.

=> Economia: Seguro Viagem Para Portugal (dicas + desconto)

trem em Portugal dicas

Dica => Passeios em Lisboa e arredores

Outro detalhe, caso não saiba, mas em Portugal se usa a palavra “comboio” ao invés de trem. Então, por exemplo, quando estiver na estação, não estranhe ouvir nos auto-falantes algo como: “vai dar entrada na linha (plataforma) 2 o comboio proveniente do Porto com destino a Lisboa“. 😉

As principais estações de trem em Lisboa

Estação Santa Apolónia

É a maior da cidade e de onde partem trens para o Norte, Centro e Leste do país , como por exemplo, para Porto, Santarém, Coimbra, Covilhã, Braga, além de trens com destinos a outros países.

Como chegar: metrô para a estação Santa Apolónia.

+++ Confira passeios na região de Lisboa aqui +++

Estação do Oriente em Lisboa

É a estação mais bonita e moderna da cidade, uma atração turística por si só. De lá há trens para o Norte, já que eles saem de Santa Apolónia e depois passam aqui, então, basicamente são os mesmos destinos.

Como chegar:  metrô para a estação Oriente.  

estação do oriente lisboa
Estação Oriente, a mais mais linda estação de trem em Lisboa

Estação Cais do Sodré

É uma estação de trem que cobre destinos próximos, como Cascais e Estoril.

Como chegar: para quem estiver hospedado na região da Baixa, Rossio e Chiado, dá para ir a pé. Outra opção é metrô para a estação Cais do Sodré.

Imperdível=> Excursão de 1 Dia a Sintra, Cabo da Roca e Cascais

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI! >>>

 

Estação do Rossio

Esta estação tem uma fachada linda e é bem central, servindo para fazer visitas a Queluz, Sintra e Mafra (é preciso fazer uma baldeação em Mira Sintra-Melecas).

Como chegar: para quem estiver hospedado na região da Baixa, Rossio, Chiado e Praça da Liberdade dá para ir a pé. Outra opção é metrô para as estações Rossio, Baixa-Chiado ou Restauradores.

Vale a pena => Excursão 1 Dia a Fátima, Óbidos, Batalha e Nazaré

estações de trem de Lisboa

Pesquise aqui opções de hospedagem em Lisboa

Estação Sete Rios

Para aqueles que pretendem visitar Mafra (trem regional), Évora e a região do Alentejo de um modo geral, ou o Sul do país (Algarve), esta será a estação onde poderá pegar o seu trem.

Como chegar: metrô para a estação Jardim Zoológico.

? Leia também: Onde ficar em Lisboa (melhores bairros e dicas de hotéis)

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Existem outras estações de trem em Lisboa, mas para uso urbano. Basicamente estas são as que poderão ser utilizadas por quem quer explorar outras partes de Portugal.

Dicas para curtir mais a sua viagem para Lisboa

E na hora de planejar sua viagem algo que é fundamental é escolher bem onde irá se hospedar. Ninguém merece ficar num lugar ruim, mal localizado e, se bobear, ainda pagar caro, né?!

Por isso, te aconselho a ler um post super completo que escrevemos aqui no blog sobre onde ficar em Lisboa, com dicas dos melhores bairros para se hospedar e sugestões que vão desde hostels super transadinhos até hotéis boutique e de luxo. Tem opções para diferentes perfis e orçamentos.

dicas de viagem para Lisboa  

Hotéis ibis em Lisboa

Hotéis baratos em Lisboa e bons

Hostels em Lisboa

Seguro Viagem Para Portugal

Viajar sem um bom seguro viagem não dá, né?! Ainda mais para a Europa, onde o seguro saúde é obrigatório.

Mas, pode acreditar que um seguro viagem serve para muito mais do que só problemas de saúde, que aliás, ninguém quer ter. Ele tem vários outros benefícios, como ajudas em caso de extravio ou perda de bagagem, problemas jurídicos, atraso ou cancelamento de voo, entre outros.

E sabe o que é melhor? É que os leitores aqui do blog tem até 20% de desconto para comprar o seguro viagem e ir para Portugal tranquilo. 😉

QUERO FAZER UMA COTAÇÃO ==>

Endereços importantes e horários em Lisboa

Confira abaixo a que horas abrem e fecham os estabelecimentos em Lisboa para que possa se organizar melhor:

  • Embaixada do Brasil em Lisboa: Estrada das Laranjeiras 144 - funcionamento de segunda a sexta, das 9:30 às 13:00
  • Consulado Geral do Brasil: rua António Maria Cardoso 39 (no Chiado) - atendimento de segunda a sexta, das 8:00 às 15:00
  • Bancos: de segunda a sexta, das 8:30 às 15:00
  • Metrô: todos os dias, das 6:30 à 1:00
  • Farmácias: em geral, de segunda a sexta das 9:00 às 19:00 e aos sábados das 9:00 às 13:00. Nos horários e dias que estão fechadas há sempre na porta uma indicação de qual é a farmácia de plantão 24 horas mais próxima.
  • Shoppings: todos os dias, das 10:00 às 23:00
  • Restaurantes: o almoço costuma ser das 12:00 às 15:00 e o jantar das 19:00 às 22:00
 

Passeios bate e volta a partir de Lisboa

Se você quiser visitar outras cidades perto de Lisboa, mas não se anima a fazer sozinho(a), uma boa opção são aquelas excursões de um dia partindo de Lisboa.

Muitas vezes, elas ainda conseguem juntar mais de um destino no mesmo passeio, coisa que, se você fosse tentar fazer usando o transporte público, seria inviável.

 

Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!

guia de LisboaE não deixe de conhecer também o nosso guia de Lisboa, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

Continue sua viagem por Lisboa aqui:

28 comentários em “As principais estações de trem em Lisboa e que destinos cobrem”

  1. Boa noite
    É necessário alugar carro em Porto pra conhecer Braga , Guimarães e cidades ao redor, ou da pra ir de trem e busão ?

    Responder
    • Dá para ir, claro, mas a mobilidade e liberdade para ir a lugares mais distantes pode não ser a mesma.

      Responder
    • Trem não é uma boa opção, pois a estão de trem de Fática fica muito longe do centro. A melhor maneira é ir de ônibus. Boa viagem!

      Responder

Deixe um comentário