10 dicas práticas para quem vai fazer a primeira viagem

A primeira viagem a gente nunca esquece, né? Especialmente aquela grande viagem, tão desejada e planejada.

É mais do que normal a gente ficar um pouco nervoso… Afinal, a sensação, expectativa, os medos e tudo mais que vem junto quando vamos experimentar coisas novas aparecem.

Sendo assim, o líder mundial de acomodação Booking.com fez uma pesquisa com mais de 15 mil pessoas do mundo todo em busca de dicas para os marinheiros de primeira viagem. Nada melhor do que dicas de quem já viaja, não é?

Quer saber o resultado?

Dá uma olhada aqui!

dicas para a primeira viagem

10 dicas práticas para quem vai fazer a primeira viagem

1. A cultura local

Dizem que a gente conhece um destino de verdade quando convivemos com a rotina local, então, procure fugir um pouco dos passeios clichês e mais turísticos, pra sentir a atmosfera do lugar.

Uma boa dica é ir a um restaurante ‘comum’ e perguntar ao garçom qual o prato mais pedido. A gastronomia local (mas a verdadeira, do dia a dia, e não daquele restaurante famoso e chique) é uma das melhores maneiras de conhecer a região, segundo 29% dos viajantes da pesquisa.

risoto milanes viagem italia

2. Verificar a necessidade de visto

A burocracia para entrar em um país varia muito de região pra região. Alguns exigem visto e outros só com nosso RG a gente já entra. Portanto, verifique o seu caso com antecedência.

Alguns países cobram caro pelo visto e o procedimento é demorado, o que pode acabar com a sua viagem se não tiver pronto a tempo. O mesmo vale pra a data de expiração do passaporte, pois alguns destinos exigem um mínimo de 6 meses de validade no documento.

Ah, e carregue-o sempre com você durante a viagem, é o que recomenda 24% dos que responderam a pesquisa do Booking.com.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


3. Tenha backup dos seus documentos

Acredite, isso te ajuda muito em caso de perda ou roubo – e não precisamos de um problema desse na sua primeira viagem, né?!

Por mais que seja possível pedir os documentos de novo (o que nem sempre é uma situação rápida de se resolver), ficar sem nada que prove quem você é pode dar muito errado.

Tire foto do seu passaporte, visto e outros documentos que achar importante e envie por e-mail pra você mesmo. Em caso de perda, é só imprimir e usar, enquanto as providências legais são tomadas.

4. Dinheiro extra

Separe pelo menos uns R$200,00 em espécie ou outro cartão de débito ou crédito fora da sua carteira. Caso você seja roubado ou perca sua mochila, pelo menos fome não passa. A cada dez viajantes, pelo menos um citou essa dica.

5. Língua local

Se você for para outro país e não souber a língua local, não tem problema, aplicativos de tradução no celular existem para isso! Porém, procure saber pelo menos algumas frases básicas sobre localização, saudações e alimentação.

6. Sempre leve menos do que acha que precisa

Essa é muito comum pra quem ainda não tem a prática de viajar: a mala fica sempre gigante e acabamos usando menos da metade. De acordo com a pesquisa, 18% dos viajantes ficou arrependido com as malas.

Uma boa dica é: na hora de arrumar a mochila ou mala, coloque tudo o que você acha que precisa em cima da cama e depois tire 30%. Procure levar menos roupas e lavá-las, além de priorizar o conforto. Acredite, roupas confortáveis (principalmente sapatos) valem ouro em uma viagem!

cobrança de bagagem

7. Bagagem extraviada

Se não estiver viajando sozinho, procure dividir suas roupas com a mala de quem estiver junto com você, assim se houver extravio de bagagem você estará amparado. Caso esteja sozinho, leve sempre uma muda de roupa na bagagem de mão. No mais, nunca esqueça do seu bom Seguro Viagem, pois ele pode ser uma mão na roda nestes casos, te amparando no que você precisa.

8. Se informe sobre golpes locais e não deixe na cara que é sua primeira viagem

Geralmente, na primeira viagem ficamos com aquela cara de ‘perdido’, o que pode chamar a atenção e nos deixar mais vulneráveis para golpes. Verifique sempre quais agências de passeios são boas, como funcionam os táxis, procure ficar sempre atento aos golpes locais e pesquise preços. Essas dicas fazem parte do planejamento de férias de 21% dos entrevistados. Em caso de emergência, você pode discar para o número 112, que é internacional e funciona mesmo quando o telefone estiver bloqueado.

9. Flexibilidade, sua aliada sempre

Você está com sua viagem pra praia marcada para aqueles dias exatos e, de repente, chove. Pois é, acontece… portanto, seja sempre flexível,. A gente nunca sabe quem ou o quê vamos encontrar no caminho e irritar-se não vai ajudar em nada. Nem só as situações boas servem como experiências.

primeira viagem

10. Faça ‘fofoca’ da viagem (no bom sentido)

Você provavelmente contou pra meio mundo e postou nas suas redes sociais que está indo viajar, certo?

Mas se lembrou de avisar seu banco? E sua operadora de telefone? Lembre-se sempre de ativar seus cartões para uso internacional e avisar seu gerente, pois vai ser péssimo ter seu cartão bloqueado por uma distração dessas, né?

Por fim, veja essas dicas super completas do Robson Freire:

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI! >>>

 

Dica extra

Nunca viaje sem fazer um bom seguro viagem, pois embora a gente espere que nada de ruim aconteça, a verdade é que nós nunca sabemos. Para a Europa e Cuba o seguro viagem é obrigatório, por exemplo. Já para os EUA, embora não seja um regra, é fundamental que você tenha, pois o sistema de saúde é privado e qualquer arranhão já poderá te custar algumas centenas de dólares.

Lembre-se sempre: não controlamos o mundo, então, esteja sempre atento e aberto às novas possibilidades.

Boa viagem!

Mais dicas para sua primeira viagem:

Deixe um comentário