Alentejo, Portugal: o que visitar na maior região do país

Se você está pensando em viajar para Portugal e sua dúvida é o que visitar no Alentejo, nós vamos te ajudar. Pra começar, imagine uma região cheia de vilas e construções com muita história pra contar.

Imaginou?

O Alentejo é um desses destinos. Situada na parte centro-sul de Portugal, a região é a maior do país e já ganhou vários prêmios no setor de Turismo por conta de seu patrimônio histórico, arquitetônico e cultural.

Vários povos fizeram parte da história e da construção das cidadezinhas, entre eles mouros e romanos, o que reflete na arquitetura das vilas. A região é famosa também pelo vinho, considerado um dos melhores do mundo.

=> Economia: Seguro Viagem Portugal (com desconto)

O que visitar no Alentejo, Portugal

Opções não faltam, mas hoje vamos indicar 5 cidades que precisam fazer parte do seu roteiro pela região.

Alentejo Portugal
Descubra o Alentejo, Portugal

Mértola

É tão rica em história que é também conhecida como a Vila Museu. Situada no meio de uma área de proteção ambiental – o Parque Natural do Vale do Rio Guardiana – Mértola tem herança islâmica, o que reflete na sua arquitetura, que permaneceu intacta mesmo após a conquista dos cristãos.

Alguns passeios na cidade:

Pulo do lobo: É uma grande queda de água situada no rio Guadiana que desemboca em uma garganta rochosa.

Igreja Mesquita: Construída no século XII, a Igreja Mesquita chama atenção pela arquitetura marroquina, apesar de atualmente ser cristã.

Castelo de Mértola: A cidade em si é como se fosse uma praça fortificada e é possível visitar as ruinas dos muros deste castelo/cidade, como a Torre de Menagem.

dicas Portugal

Museu de arte Islâmica: Com exposições de lápides, jóias e cerâmicas.

Monsaraz

Devido a sua localização privilegiada ser no topo de uma colina que dá vista para a fronteira da Espanha, Monsaraz foi muito cobiçada nas disputas entre povos. Até a Ordem dos Cavaleiros Templários já passou por lá!

A vila é muito bem preservada e fazer um passeio pelas suas ruas já é o suficiente para se sentir na Idade Média. Veja o que visitar:

Igreja de Santiago: Fez parte da Ordem de Cristo e hoje funciona também como local para exposições de arte.

Castelo de Monsaraz: Monumento Nacional, é um local excelente para observar a paisagem, muito usado como mirante.

o que visitar no Alentejo

Casa da Inquisição: Onde se acredita que era local de julgamento de acusados. Essa história não é confirmada, mas sendo verdade ou não, o local já é famoso por isso.

Reserva Dark Sky Alqueva: A região de Monsaraz faz parte dessa reserva. Por ser longe das luzes da cidade, é um excelente local para se observar o céu noturno e as estrelas, além da Via Láctea.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI! >>>

 

Elvas

Assim como Monsaraz, Elvas também foi alvo de disputas por conta da boa localização, perto da fronteira com a Espanha. É a cidade mais fortificada do país, o que lhe rendeu o título de Patrimônio Mundial da Unesco. Não deixe de ver:

As muralhas: Possuem quase dez quilômetros de extensão e foram construídas inicialmente pelos mouros.

Castelo de Elvas: Também construído pelos mouros e reformado por romanos.

Aqueduto da Amoreira: É uma estrutura em arcos que possui cinco quilômetros de extensão, por onde passam as águas captadas de nascentes próximas.

o que fazer no Alentejo

Museu Municipal da Fotografia João Carpinteiro: Uma coleção de máquinas, chapas de foto, flashes e outros utensílios de fotografia são expostos neste museu. A coleção é particular e no local também são ministrados cursos.

Sines

Agora vamos ao litoral!

Situada ao sudoeste de Portugal, Sines é uma vila de pescadores e, assim como toda região de Alentejo, é um museu a céu aberto. Destaque para suas praias maravilhosas, algumas indicadas inclusive para prática de surf.

Museu de Sines: Praticamente o museu do Vasco da Gama e da história da cidade. Sim, o famoso navegador é oriundo de Sines.

Praias: São Torpes, Samoqueira, ilha do Pessegueiro, Morgavel, entre outras… opções não faltam.

dicas do Alentejo Portugal

Castelo de Sines: Construído em 1424, este castelo teve função de proteger a cidade contra os ataques de piratas. O pai de Vasco da Gama foi um dos “governantes”, digamos assim, deste castelo.

Sítio arqueológico do Pessegueiro (Cemitério dos Mouros): É um local onde sepulturas datadas de 1500 e 1200 a. C. foram encontradas, indicando a vivência de povos antigos. Há outros sítios na região com datações mais antigas ainda.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Évora

Com características mais romanas, Évora fica ao sul de Portugal e bem no coração da região de Alentejo. Tem todas as características de uma típica cidade alentejana: charmosa, arquitetura antiga, rica em história e cultura. Évora é também sede de uma das universidades mais antigas de Portugal. O que você pode ver por lá:

Templo Romano de Évora: Outra construção de Alentejo que é considerada Patrimônio Mundial da Unesco. O templo romano fica no centro histórico da cidade, com construção datada do século 1 d.C.

Confira => Passeios em Évora e arredores

roteiro Évora

Igreja de São Francisco/Capela dos Ossos: Construída no século XVII por monges. As paredes da capela são preenchidas, literalmente, por ossos humanos. Há uma placa na entrada que diz “Nós, ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos’’, indicando a ideia dos religiosos de que a morte sempre chega, para qualquer um.

Catedral Sé: Feita de granito e concluída em 1250, a catedral fica na parte alta da cidade, como forma de proteção simbólica. Encanta pela sua arquitetura, meio gótica romântica. Pode-se subir no telhado e ter uma bela vista da cidade.

Gruta do Escoural: Pinturas paleolíticas encontradas em uma gruta aos arredores da cidade.

Imperdível => Passeio de Carro Autoguiado aos Monumentos Megalíticos de Évora

? Leia também: 

Pesquise opções de hospedagem no Alentejo aqui!

E você que pensou que não havia muito o que visitar no Alentejo, não é?! Isso é só o começo, viu?!

Seguro Viagem Portugal com até 20% de desconto

Pesquisando viagem para Portugal?! Então, saiba que é preciso fazer um bom seguro viagem para lá e nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link

FAÇA SUA COTAÇÃO AQUI

 

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

Deixe um comentário