Home / Dicas de Viagem / Curiosidades / As livrarias mais antigas de Lisboa (você vai se surpreender com a 3ª)

As livrarias mais antigas de Lisboa (você vai se surpreender com a 3ª)

Para quem gosta de história e cultura, hoje vamos apresentar três das livrarias mais antigas de Lisboa, em Portugal.

Afinal, uma viagem para o Velho Continente é uma viagem ao passado. Em cada cidade, são diversas as construções que, muitas vezes, têm centenas e centenas de anos. Não é raro encontrar igrejas e castelos com muito mais idade que o próprio Brasil! E também estabelecimentos comerciais que, por sua antiguidade e tradição, já viraram patrimônios locais.

A mais antiga destas livrarias, por exemplo, tem quase 300 anos, ainda em pleno funcionamento. Imagina tudo o que já possa ter acontecido por lá!

Todas tem as vitrines originais pra manter as características, que é o que as distingue de todas as outras. Mas, ao mesmo tempo, elas vêm se reinventando, trazendo novas opções de entretenimento, buscando maior participação dos cliente, amigos e leitores. E as três se localizam da região do Chiado, super fáceis de achar e relativamente perto uma das outras. Então, quando você for a Lisboa, já tem passeio diferente garantido!

Vamos a elas.

As livrarias mais antigas de Lisboa

Livraria Sá da Costa

A livraria Sá da Costa foi fundada pela família Pedro Castro e Silva há mais de 1 século, em 1913. Ainda hoje mantém a decoração original, com a aura da época. Você pode se sentir como os antigos literatos e escritores que passaram pelo local.

É uma biblioteca viva onde, se pode entrar e interagir com os livros, sentir seu cheiro, tocá-los… E olha que você tocará em relíquias! Ali você poderá encontrar manuscritos, livros antigos, usados e raros.

O livro mais antigo que eles têm na coleção é de 1498, impresso em Veneza, sobre Dionísio e sua descrição do mundo. E por ali também já passou (e foi vendido) o primeiro livro impresso, feito ainda pelo Guttemberg, no caso, uma Bíblia.

Ela chegou a fechar em agosto de 2013, mas retornou às atividades. Vale a pena uma visita e uma “volta o tempo”.

livrarias de Lisboa Sá da CostaA antiga sede da livraria Sá da Costa, à esquerda, na esquina ao lado da pastelaria À Brasileira

Livraria Ferin

Esta livraria é a 2ª mais antiga de Lisboa. Foi fundada em 1840 pela família Ferin, uma família belga que encontrou em Portugal um refúgio, fugindo das guerras impostas por Napoleão, por volta de 1800.

Aqui de fato está uma relíquia do país. O estabelecimento começou como um “Gabinete de Leitura” pelas mãos das filhas de Jean Baptiste, o patriarca da família Ferin. Elas emprestavam e alugavam livros a quem quisesse ler, inclusive muitos livros estrangeiros, pois sendo de fora, tinham mais facilidade em trazer a Portugal. Depois, elas transformaram o Gabinete de Leitura em Livraria.

Além disso, até meados do século XX, ali também funcionava uma oficina de encadernação, que era, inclusive, a Encadernadora Oficial da Casa Real Portuguesa, onde o rei D. Pedro V mandava encadernar todos os seus livros.

Como era de se esperar, muitas personalidades frequentaram a centenária livraria, como Eça de Queiroz.

Há pouco tempo, a livraria abriu o andar de baixo, desde sempre desconhecido do grande público, para novas atividades. Lá você vai encontrar um bar e muitas mesas para sentar, estudar, ler, enfim, respirar um pouco da antiga cultura que a livraria até hoje guarda em suas prateleiras.  Ah, e tem internet gratuita, além de um espaço infantil.

Neste espaço, chamado carinhosamente de “a sala”, realizam-se diversos eventos, como sessão de autógrafos, palestras, cursos, etc.

Vídeo disponibilizado no site da própria livraria

Livraria Bertrand

A joia literária de Lisboa, foi fundada em 1732. A Bertrand do Chiado não só é a livraria mais antiga de Lisboa, como é a livraria mais antiga do mundo, ainda em atividade, segundo o Guinness Book de 2011.

Hoje, é uma rede com diversos estabelecimentos por todo Portugal, inclusive várias lojas em Lisboa. É a maior rede do país, com cerca de 50 lojas. Mas a do Chiado está lá, linda!

livrarias mais antigas de lisboaA Bertrand do Chiado – a livraria mais antiga do mundo – fica neste lindo prédio de azulejos azuis

Por lá passaram grandes escritores portugueses, como Antero de Quental, Eça de Queiroz, Alexandre Herculano e muitos outros. Foi gerida pela própria família Bertrand até final do século 19, sendo um ponto de encontro da Geração 70.

Aquilino Ribeiro, um dos grandes romancistas portugueses, era outro que frequentava a livraria, sentando-se sempre no mesmo espaço, passando as tardes lá. Hoje, o local foi batizado de “Cantinho do Aquilino”, sendo preservado tal qual como ele o utilizava.

  • Endereço: rua Garret, 73-75 – Chiado
  • Funcionamento: segunda a sábado, das 9h às 22h / domingos e feriados, das 11h às 20h
  • Site: https://www.bertrand.pt

livraria Bertrand

E então, gostou das livrarias mais antigas de Lisboa? São sensacionais, não?

Aproveite que o passeio até elas ainda guarda surpresas, porque elas estão praticamente ao lado de ícones de Lisboa, como, por exemplo, a pastelaria À Brasileira, na frente da qual tem a estátua do Fernando Pessoa. Você TEM que tirar uma foto com ele!

pastelaria a brasileira lisboa

turista profissional na estátua do fernando pessoa

E também a igreja na qual o Fernando Pessoa foi batizado, em 1888:

igreja no chiado lisboaRepare no prédio de azulejos azuis – da Bertrand – ao lado

placa na igreja onde fernando pessoa foi batizado

Lisboa SEMPRE tem o que explorar, é infinito!

Para não perder nada, não deixe de ir com o seu Roteiro de 7 dias em Lisboa e também leia os nossos outros posts com dicas de Lisboa.

guia de lisboa

Boa viagem!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                        

Leia também:

Sobre Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira é fotógrafo e editor do blog Turista Profissional, acompanhando de perto todas as aventuras e histórias contadas aqui. É professor de ciências e doutor em Meio Ambiente. Mantém também o blog Diário do Professor, sobre educação.

Leia também

dicas de Dublin

The Brazen Head, o pub mais antigo da Irlanda

Não tem como visitar Dublin e deixar de ir ao The Brazen Head, o pub …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *