Home / Dicas de Viagem / Curiosidades / Rota do Harry Potter: visite os principais locais onde foram gravados os filmes da saga!

Rota do Harry Potter: visite os principais locais onde foram gravados os filmes da saga!

O cenário onde se passa a história de toda a série Harry Potter é a Grã Bretanha. O bruxinho e seus amigos são ingleses em sua maioria, então, muitas cenas dos livros se passam em Londres. Porém, nos filmes, as locações se expandiram, fazendo com que a rota do Harry Potter passasse por toda a ilha. Algumas imagens foram gravadas na Escócia, por exemplo.

Como todo filme, além das cenas externas feitas em construções reais já existentes na região, foi criado ainda um set de filmagem, geralmente desmontado após o término das gravações.

Mas, no caso do Harry Potter, o sucesso foi tanto que a Warner Bros, produtora responsável, resolveu recriar e abrir grande parte dos cenários, figurinos e objetos para o público. Então, além de poder passear pela Inglaterra e Escócia e imaginar Harry e sua turma, é possível, literalmente, entrar na magia do filme, nos estúdios do Harry Potter na Warner Bros.

Fizemos uma lista de locais que todo fã do bruxo vai querer conhecer, confira aqui!

Harry-Potter

Rota do Harry Potter na Inglaterra

Em Londres

Andar por Londres por si só já é um passeio pelos cenários dos filmes, principalmente os últimos da saga, que ocorrem muito mais fora do castelo de Hogwarts, ou seja, na cidade.

Aqui vão alguns pontos da rota do Harry Potter em Londres:

Estação King’s Cross

É a estação onde se pega o Hogwarts Express, trem para a Escola de Magia e Bruxaria.

Ela existe mesmo e é uma das principais em Londres e é tão visitada pelos fãs da saga que foi criado uma plataforma 9 3/4 fictícia no local. Há uma escultura de carrinho com malas que fica grudada na parede, dando a impressão de que se está entrando nela. Uma fotógrafa oficial fica no local e tira as fotos que são vendidas na lojinha ao lado, junto com outras mil coisas do Harry Potter. Mas, se você não quiser gastar e tirar sua própria foto, tudo bem, só terá que enfrentar a fila de fãs.

turista profissional no harry potterPlataforma 9 3/4 nos estúdios do Harry Potter

St Pancras International

Se você for realmente fã da saga, ao olhar para o prédio desta estação de trem, automaticamente vai imaginar um antigo Ford Anglia azul voando em volta dele. Pois é, foi nesta região onde Harry e Rony passaram com o carro do Sr. Weasley pelos céus.

Harry Potter em Londres

Leadenhall Market

É um mercado onde você encontra vários restaurantes e lojinhas de arquitetura estilo vitoriana, que provavelmente foi a responsável pela escolha do local para as filmagens. Apareceu principalmente em “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, nas cenas do Beco Diagonal, mas em várias outras da série também podemos avistá-lo.

  • Endereço: Gracechurch Street

Charing Cross Road

É uma rua em Londres onde se localiza o Caldeirão Furado, famoso entre os bruxos como hospedaria e bar que dá acesso ao Beco Diagonal.

A rua é bem pitoresca e há vários sebos e lojas de antiguidades, o que dá esse ar meio “bruxílico” e o torna perfeito para fazer parte da rota do Harry Potter.

Piccadilly Circus

É a praça mais famosa de Londres e, com certeza, vai estar no seu roteiro de qualquer forma. É uma região conhecida pelos enormes painéis publicitários e a estátua do deus grego Eros. A cena dos filmes aqui é quando o trio Harry, Rony e Hermione estão fugindo do ataque ocorrido no casamento do irmão de Rony em “Relíquias da Morte” e passam correndo por essa parte da cidade.

picadilly circus londres

Zoológico de Londres

É no zoológico de Londres, mais precisamente na Casa dos Répteis, que você vai reconhecer a cena do primeiro filme, quando Harry fala com cobras pela primeira vez. O ingresso custa a partir de £ 24,30.

  • Endereço: no interior do Regent’s Park

Westminster Tube Station

Londres e suas maravilhosas estações ferroviárias… Aqui vai mais uma que serviu de cenário, desta vez em Harry Potter e a Ordem da Fênix. Foram várias cenas ao longo do filme, mas uma delas é quando Arhtur Weasley vai para o Ministério da Magia e passa por lá.

Nos arredores de Londres

Estúdios da Warner Bros

O estúdio fica um pouco afastado do centro de Londres, mas dá pra ir de transporte público, pegando um trem na estação Euston para Watford Junction (20 minutos de viagem) e, chegando lá, há um ônibus especialmente para levar até os estúdios, custando £2,5.

harry potter

O tour leva cerca de 3 horas e não há vendas de ingressos no local. Você tem que comprar os tickets (o adulto individual custa £ 37) com antecedência pela internet, neste link aqui:

Ao chegar, retire seus ingressos na bilheteria e aguarde ser chamado. O tour começa com um pequeno filme apresentado pelos atores do filme e, depois, você entra no mundo mágico de Harry Potter através do maravilhoso salão principal de Hogwarts!

Neste tour, é possível visitar o salão comunal da Grifinória, o escritório de Dumbledore, a cabana de Hagrid, a sala da Dolores Umbridge, o Ministério da Magia e o Beco Diagonal. O passeio finaliza com a maquete do castelo usada para fazer as cenas aéreas, que dá para uma loja onde é possível comprar varinhas, uniformes e até os feijõezinhos de todos os sabores!

  • Endereço: Warner Bros. Studio Tour London: Studio Tour Drive Leavesden

Estúdios Harry Potter

Em Oxford

Bodleian Library em Oxford

A biblioteca de Oxford é uma das mais antigas da Inglaterra e foi inaugurada no ano de 1602. Só por isso já vale a visita, né? Lá foram gravadas as cenas da biblioteca de Hogwarts. Funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h; sábado, das 9h às 16:30h; e, no domingo, das 11 às 17h.

  • Endereço: Broad Street, Oxford

Divinity School

A enfermaria do castelo de Hogwarts encontra-se no Divinity School, na Livraria Bodleian. É preciso pagar um valor bem baratinho para visitar o local.

  • Endereço: Broad Street, Oxford

Christ Church College

O Salão Principal, onde ocorrem as refeições e discursos do diretor do castelo, foi inspirado no salão do Christ Church College (o cômodo foi posteriormente recriado em estúdio). A escadaria principal do castelo foi filmada aqui.

A catedral é datada do século XII e sua arquitetura a torna perfeita para pano de fundo da saga do bruxinho. Christ Church College fica aberto das 10h às 16:30h, mas o acesso ao Salão tem horários diferenciados e custa £7 para adultos.

  • Endereço: St. Aldate’s St., Oxford

rota do Harry Potter

A rota de Harry Potter na Escócia

The Elephant House

É uma casa de chá e café situada em Edimburgo e inaugurada em 1995. Foi lá dentro, em suas mesas e cadeiras, que J. K. Rowling escreveu seus primeiros esboços do que viria ser um dos livros mais famosos de todos os tempos.

Que tal dar um pulo lá, pedir uma xícara de chá e ver se surge alguma inspiração pra você também? O menu e os horários podem ser checados neste site: http://www.elephanthouse.biz/

  • Endereço: 21 George IV Bridge, Edinburgh

Linha West Highland (Jacobite Steam Train – Hogwarts Express)

O que acha de embarcar no trem que leva para Hogwarts?

Sim, isso é possível, pois o trem é de verdade! Só que ele está localizado na Escócia, então, se você pretende participar desta experiência, tenha em mente que irá um pouco além. Apesar de fazer parte grande da ilha da Grã-Bretanha, talvez fique um pouco fora de mão para seu roteiro.

O Hogwarts Express é, na verdade, o Jacobite Steam Train, uma maria-fumaça, que faz parte da Linha West Highland.

O percurso liga as Highlands da Escócia com as ilhas da costa oeste. O trajeto percorrido é entre Mallaig e Fort William (ou vice-versa), tem 66 km e leva cerca de 2 horas. A parte mais esperada é quando o trem passa pelo Viaduto de Glenfinnan (é este viaduto que aparece nos filmes do bruxo), que fica cerca de 1 km de distância da estação de trem de Glenfinnan. O valor mínimo para adulto é £30.00 e o trem costuma fazer este trajeto somente de maio a outubro e com, no máximo, duas saídas por dia. Verifique no site oficial os horários e disponibilizados.

Harry Potter roteiro viagem

Alnwick Castle

Na cidade de Alnwick há um castelo muito utilizado como cenário para diversos filmes e que também faz parte da rota do Harry Potter.

O Castelo Alnwick foi construído em 1096 e é propriedade da família do Duque de Northumberland. Foi lá onde Harry aprendeu sua primeira lição de Quadribol e onde o carro voador aterrissou com Harry e Rony em “Harry Potter e a Câmara Secreta”. A entrada é £15,50 para adultos e há descontos comprando antecipadamente no site.

  • Endereço: Alnwick, Northumberland,

Tanto os livros quanto os filmes marcaram toda uma geração e nada mais empolgante do que conhecer de perto as locações e sentir a magia na pele.

Esperamos que aproveitem nossas dicas!

Boa viagem!

* Texto de Luciana Console

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                        

Leia também:

Sobre Turista Profissional

Este texto foi escrito por mais de um membro da equipe do Turista Profissional, ou pela nossa estagiária Luciana Console, com supervisão e edição final de Ana Catarina Portugal e Declev Reynier.

Leia também

Anel de Claddagh - Irlanda

A romântica história irlandesa do anel de Claddagh

O anel de Claddagh é uma tradição na Irlanda e tem sua origem em uma …

One comment

  1. Oi!!

    Que legal o post! Super completinho.

    Obrigada por citar meu blog! 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *