Que tal conhecer algumas atrações vikings na Noruega?

Que tal conhecer um pouco mais sobre os vikings na Noruega? Este é um assunto que fascina muita gente até hoje, especialmente neste país, que é o berço dos vikings.

A Noruega é um dos países com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano do mundo e, além da ótima qualidade de vida de seus cidadãos, possui muitas belezas naturais (os fiordes e a famosa aurora boreal são apenas alguns deles).

O país nórdico também é bastante conhecido por sua cultura e história ligada ao povo Viking. Quem nunca ouviu falar do deus Thor que atire a primeira pedra!

Mas, apesar de sempre termos ouvido falar deles, nem sempre sabemos mais do que as lendas que foram construídas através dos séculos.

Então, vamos saber um pouco mais deste povo?

=> Economia: Seguro Viagem Noruega (com desconto)

Quem foram os vikings?

A civilização viking tem sua origem na região da Escandinávia, que hoje compreende Suécia, Noruega e Dinamarca. Devido à localização geográfica, os vikings eram em sua grande maioria loiros ou ruivos, de olhos claros e pele bem branca.

Este aspecto meio de “fantasma” acabou ajudando a disseminar o medo nas batalhas juntamente com sua bravura e resistência, os vikings eram considerados excelentes guerreiros, daí vem a fama de bárbaros, cruéis e violentos, mas não é bem assim.

Como muitos outros povos conquistadores, na vida dos vikings as guerras faziam parte do dia a dia (e até hoje a humanidade não é tão diferente assim, não é mesmo?) e um guerreiro viking não era necessariamente mais bárbaro que um romano, por exemplo.

Confira => Passeios pela Noruega

Com seus barcos magníficos e de perfeita engenharia, os vikings espalharam sua cultura e língua principalmente ao norte da Europa e alguns estudos indicam que foram inclusive os primeiros europeus a chegarem as Américas, antes de Cristovam Colombo. Eram também ótimos artesãos, principalmente com madeira e metal.

De acordo com a História, Olaf II Haraldsson foi último rei viking a subir ao trono, em 1015, e encerrou-se com ele o grande domínio dos vikings na Noruega.

Porém, a cultura sobreviveu com força e você pode visitar locais de grande importância histórica e aprender um pouco mais sobre esse povo. O Turista Profissional te mostra alguns, vamos lá?

Leia também: Um roteiro viking em sua viagem pela Noruega (região de Haugesund)

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Atrações vikings na Noruega

Museu Viking – Ilhas Lofoten

Fica localizado no arquipélago Lofoten, lugar onde ocorre também todos anos o Viking Festival no mês de junho.

Nas escavações feitas na região, foram encontrados restos de uma casa viking que seria do chefe da aldeia local, datada do ano 500. A casa foi reconstruída e transformada em um museu, que conta também com exposições de artefatos da época.

Lá, você ainda pode degustar da gastronomia, passear em um navio viking e até participar de oficinas de produção de utensílios de ferro (especialidade do povo nórdico).

  • Endereço: Lofotr Vikingmuseum, Prestegårdsveien 59, NO-8360 Bøstad
  • Funcionamento: de setembro à abril de quartas à sábados: 12:00h às 15:00h’Já nos meses de maio à agosto é diariamente das 10:00h às 17:00h
  • Custo: Adultos 140 NOK (o valor aumentas para 200 NOK entre 15 de junho e 31 de agosto)
  • Site: lofotr.no

Confira atrações e passeios nas Ilhas Lofoten

Centro Cultural de Stiklestad – Verdal

Stiklestad é a região onde aconteceu a batalha que culminou com a morte do Rei Olavo (Saint Olav) em 1030. Este fato histórico é de grande importância pois representa a vinda do cristianismo para a Noruega.

O local concentra atualmente a fazenda medieval Stiklastadir e é onde ocorre o Festival Saint Olav que conta também com o Saint Olav Drama, uma grande encenação de teatro ao ar livre.

  • Endereço: Leksdalsvegen 1, 7656 Verdal
  • Custo: alta temporada para adultos – NOK 180. Festival Saint Olav – NOK 500
  • Site: http://stiklestad.no/english/

o que visitar na Noruega

Museu dos Barcos Vikings (Vikingskipshuset) – Oslo

O museu tem três embarcações originais expostas, datadas do século IX, além de muitos outros artefatos da Era Viking que foram encontrados em escavações junto com os barcos.

Oseberg e Gokstad são os nomes dos barcos em melhor estado de conservação (dá inclusive pra ver os detalhes entalhados na madeira). Já o Barco Tune está bem danificado, mas também vale uma olhadinha.

Leia também: O que fazer em Oslo: as principais atrações da capital da Noruega

Monumento Espadas na Montanha – Stavanger

É um monumento muito bonito de se ver e bastante simbólico. São três espadas vikings de 10 metros de altura fincadas em rochas e se encontram na região de Hafrsfjord.

O monumento representa a vitória na batalha que ocorreu na região em 872 onde ocorreu a unificação da Noruega pelas mãos do rei Harald.

  • Endereço: Møllebukta, 4042 Hafrsfjord

Montes Funerários de Borre – Horten

Os montes de Borre são considerados como sendo o maior cemitério Viking de toda a Noruega e tem datação da Idade do Bronze. A

lém de túmulos, provavelmente tinham também representação política e religiosa, assim como os grandes montes de outras regiões como Irlanda e Inglaterra (que também foram ocupados pelos vikings em momentos da História).

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI! >>>

 

Centro Histórico de Midgard – Horten

Localizado em Borre, bem próximo dos Montes Funerários, encontra-se o Centro Histórico de Midgard. Lá você pode vivenciar um banquete viking e visitar o Viking Hall, um ambiente reconstituído nos moldes dos grandes salões.

  • Endereço: Birkelyveien 9, 3184 Borre
  • Funcionamento: setembro à abril – domingos das 11:00h às 16:00h. De maio à agosto – diariamente das 11:00h às 16:00h
  • Custo: Adultos NOK 70
  • Site: http://midgardsenteret.no/en/

vikings na Noruega

Viking Valley Market – Gudvangen

O Viking Valley Market é um mercado que ocorre todo verão na região de Gudvangen, onde você encontra artesanato, comidas típicas, atividades como arco e flecha, oficinas de tecelagem e muito mais.

É como se fosse uma celebração e uma típica vivência da vida dos vikings na Noruega. As novidades deste ano são a inauguração de uma Vila Viking permanente no local.

  • Endereço: Njardarheimr, N-5747 Gudvangen
  • Funcionamento: de 30 de maio até 01 de outubro, diariamente das 10:00h às 18:00h.
  • Custo: Adultos NOK 195.
  • Site: http://www.vikingvalley.no/

o que fazer na Noruega

Igreja Saint Olav – Avaldsnes

Uma igreja de pedra construída em meados de 1250 d.C. pelo rei Haakon Haakonsen em homenagem ao Rei Olavo (Saint Olav). Foi muito utilizada como refúgio por peregrinos.

Um fato curioso é que os alemães quiseram derrubá-la durante a Segunda Guerra Mundial alegando que a torre da igreja servia de referência para os pilotos britânicos.

As autoridades e a população local conseguiram impedir ao construir um esqueleto de madeira sob a igreja, o que fez com que vista pelo ar ela se parecesse uma colina e a referência aérea se perdesse.

Fazenda Viking e Centro Histórico – Avaldsnes

No vilarejo de Avaldsnes há uma fazenda onde o modo de vida viking foi recriado com autenticidade, pois o local faz parte de um projeto experimental de pesquisa arqueológica, em cooperação com o Museu Arqueológico de Stavanger.

A intenção era descobrir as técnicas de construção bem como as ferramentas usadas pelo povo viking e aplicá-las na construção da vila.

Além disso, todo ano há  um Festival Viking que ocorre em junho e nós tivemos a sorte de ter estado lá justamente nessa época. Foi bem legal a experiência!

A fazenda também permite o aluguel de acomodações e a apreciação de banquetes típicos.

Já no centro histórico, que se encontra no mesmo local, você entrará em contato com a trajetória da cidade de Avaldsnes, que é palco de lendas e histórias sobre os primeiros reis da Noruega.

Leia também: Festival Viking em Haugesund, Noruega

Skudeneshavn – Ilha de Karmoy

É uma charmosa e pequena cidade que foi fundada no século XIX e tem seu centro histórico muito bem preservado com as famosas casinhas brancas de madeira.

Há um evento anual de barco que lota a cidade durante o verão, o chamado Skudefestival, que conta com exposições e atividades artísticas.

Como a especialidade dos vikings eram os excelentes barcos, ir neste festival é uma ótima oportunidade para apreciar a arte dos vikings na Noruega.

  • Site: http://en.visithaugesund.no/

Leia também: Viagem pela Noruega: a linda ilha de Karmoy!

E aí? Gostou de conhecer um pouco mais sobre os vikings na Noruega? Agora é só explorar!

E não deixa de ler todas as nossas outras dicas da Noruega!

Boa viagem!

Fotos: acervo do blog e oficiais 

2 comentários em “Que tal conhecer algumas atrações vikings na Noruega?”

Deixe um comentário