Home / Canadá / Dicas de Ottawa para quem vai a primeira vez

Dicas de Ottawa para quem vai a primeira vez

Neste post trazemos vários dicas de Ottawa, cidade que, em geral, pode não ser a primeira que vem à mente quando se pensa em visitar o Canadá, mas, com certeza, você vai ouvir falar dela. Afinal, é a capital do país e se destaca também pelos seus vários museus e a arquitetura de seus edifícios antigos.

Além do mais, tem partes belíssimas e super interessantes, que merecem uma visita.

Nós estivemos lá recentemente e adoramos!

Podemos dizer que foi uma grata surpresa e não é à toa que Ottawa já foi, inclusive, considerada o melhor lugar para se viver no Canadá. Então, cogite colocar ela em seu roteiro de viagem, pois não vai se arrepender.

dicas de OttawaCatedral de Notre-Dame de Ottawa vista do alto da torre do Parliament Hill

Dicas de Ottawa

A cidade é relativamente pequena e as atrações estão bem próximas umas das outras, o que facilita muito fazer boa parte das visita a pé. Então, veja essas dicas práticas para ajudar na organização da sua viagem.

Como chegar em Ottawa?

Não há voos diretos do Brasil para Ottawa. É preciso chegar ao Canadá primeiro em uma cidade maior, geralmente Toronto ou Montreal, e de lá fazer as conexões. As companhias aéreas que voam para o Canadá são Air Canadá, que faz voos diretos, Copa Airlines, que faz escala no Panamá e as cias norte americanas (lembrando que se for por elas é preciso ter visto norte americano, mesmo que for só para pisar no aeroporto). O aeroporto de Ottawa se chama Macdonald-Cartier Internacional Airport e fica cerca de 13 km do centro da cidade.

Se você já estiver pelo Canadá, as opções por terra são as melhores (as estradas canadenses são ótimas). Dá para ir de trem, ônibus e carro. De ônibus há a empresa Greyhound com saídas diárias tanto de Toronto quanto de Montreal.

Como ir do aeroporto até o centro de Ottawa?

O transporte público em Ottawa é uma boa pedida para quem vem de avião e é a opção mais barata. Há um ônibus, de número 97, saindo do próprio aeroporto que te deixa no centro da cidade.

Saindo da área de desembarque você compra um ticket de valor menor do que o normal, mas se optar por pagar direto ao motorista, tenha em mãos o valor exato e deposite na urna logo ao entrar no ônibus. Vai sair um recibo de pagamento, guarde-o com você, pois ele te dá direito a pegar outro ônibus no período de 90 minutos. Tem também a opção Ottawa Shuttle Service que é um serviço de transfer privado, além do táxi e uber,

dicas de OttawaPrédio do Parliament Hill com projeção de um filme em homenagem ao Canadá

Qual a média de temperatura por lá?

O Canadá proporciona a experiência de temperaturas extremas. Os invernos são muito rigorosos, chegando a -30°C e os verões vão até uns 40°C. Então, verifique qual estação do ano você vai (lembrando que lá é diferente do Brasil).

Se for no inverno, procure levar várias peças de roupas para fazer aquelas montagens em camadas. Uma das dicas de Ottawa, principalmente pra quem não está acostumado com frio, é que os lugares fechados têm sistema de calefação, então, ao entrar com certeza vai precisa tirar algumas peças de roupa, por isso o esquema das camadas.

Quais são as principais atrações turísticas de Ottawa?

  • Parlamento e região (Parliament Hill)
  • Canal Rideau
  • Byward Market
  • Catedral de Notre-Dame
  • Galeria Nacional (National Gallery of Canada)
  • Museu da Civilização (Museum of Civilization)
  • Museu da Guerra (Canadian War Museum)
  • Nepean Point
  • Museu Da Moeda (Currency Museum Of The Bank Of Canada)
  • Parque Gatineau
  • Dows Lake Pavilion
  • Hotel Fairmont Château Laurier
  • Parque Major’s Hill

o que ver em OttawaCanal Rideau

Onde ficar em Ottawa?

A melhor região para hospedagem no sentido de praticidade é o centro, mais conhecido como Centretown, porém, a comodidade tem um preço. As hospedagens dessa parte da cidade costumam ser mais caras que as demais devido à proximidade com as principais atrações. Nesta região encontram-se os hotéis Ottawa Marriott Hotel, Sheraton Ottawa Hotel, Hotel Indigo Ottawa Downtown. Radisson Hotel Ottawa, Albert at Bay Suite Hotel, Fairmont Château Laurier.

Um pouco mais afastado, mas ainda assim bem perto das atrações e com ótimas opções de comércio e restaurantes, fica a região do ByWard Market. Nela temos os hotéis Courtyard by Marriott Downtown, Novotel OttawaLes Suites Hotel e o albergue/hostel Hi – Ottawa Jail Hostel. Foi nessa região que nos hospedamos, no hotel Econo Lodge, e gostamos bastante.

Se quiser economizar ainda mais, procure ficar em Gatineau, a cidade vizinha de Ottawa (é só atravessar a Ponte Alexandra).

Pesquise opções de hospedagem em Ottawa aqui!

Quantos dias são necessários para visitar Ottawa?

A cidade não é muito grande, mas o que pode tomar mais tempo do seu dia são os museus, que são vários e se você for daquelas pessoas que gosta de ver tudo com detalhes, vai acabar usando mais de um dia só para eles. Mas se o objetivo for andar pelos principais pontos, 2 dias é o suficiente.

atrações de Ottawa

Como se locomover em Ottawa e qual o preço do transporte público?

Uma das mais básicas dicas de Ottawa: ande a pé. A cidade é plana, agradável, pequena e os pontos turísticos estão próximos uns dos outros. Outra opção são as bicicletas. Mas se mesmo assim você não quer ter esforço, utilize o transporte público, principalmente no inverno, quando andar ao ar livre pode se tornar algo um pouco penoso.

Em Ottawa há os ônibus, que contemplam principalmente o centro, e um veículo leve sob trilhos chamado O-Train, que é recomendado para locais mais afastados, o valor da passagem é de $3,40 para adultos (há descontos para crianças e idosos).

Ao entrar no ônibus, deposite o valor da passagem em moedas na urna que fica ao lado do motorista. A máquina não dá troco, portanto, tenha sempre o valor exato. Você vai receber um comprovante de pagamento que te dá direito a pegar outro transporte de graça por até 90 minutos, como já dissemos. O valor da passagem para adultos está custando $3,40.

Mais informações no site oficial: http://www.octranspo.com/.

Taxis geralmente são sempre mais caros, porém, como Ottawa não é muito grande, pode ser que valha a pena em alguns momentos. Lá também funciona o serviço de Uber (nós usamos muito).

Não viaje sem um bom seguro viagem. Cote aqui!

Turista Profissional

Quais são os melhores passeios de um dia a partir de Ottawa (bate e volta)?

Montreal: a cidade fica cerca de 2:30h de carro de Ottawa, então é uma opção caso queira muito conhecê-la. Isso porque Montreal oferece muitas atividades e é mais bacana passar alguns dias lá do que só fazer um simples bate e volta, porém, se essa for seu único meio de conhecer Montreal, vá em frente!

dicas de montreal

Saunders Farm: é uma fazenda familiar que fica cerca de 40 minutos de Ottawa e oferece atividades como pedalinho, parque aquático, passeios em carroça, um labirinto de cerca vida e área para piquenique. Bom para aproveitar com a família. Site: http://saundersfarm.com/

Parque Nacional Mont-Tremblant: é uma estação de esqui bem ao estilo europeia situada a pouco menos de 3 horas de Ottawa. Mesmo no verão a cidade é agradável, com seu centro cheio de restaurantes, lojas e cafés e as casinhas coloridas que contribuem muito para o clima agradável da pequena cidade. Site: https://mont-tremblant.ca/en/

1000 Islands: como o nome já indica, é uma região formada por mais de 1000 ilhas e consideradas uma das grandes atrações desta parte do Canadá. O ideal é visitá-la de carro e isso é possível em um dia, pois a viagem até lá dura cerca de 1:40h.

Onde comer em Ottawa?

Ottawa tem uma infinidade de opções gastronômicas e de diversos lugares do mundo. Detalhe para o ByWard Market, uma região repleta de restaurantes, cafés, bares e box de alimentos à venda, como se fosse um mercadão.

Aqui vão algumas dicas de Ottawa de locais para apreciar um bom prato:

– Sidedoor: uma mistura de cozinha mexicana com chinesa. Fica na 18b York Street.

– Fairmont Château: um hotel de luxo que é atração turística oferece um bom chá da tarde. Endereço: 1 Rideau Street.

– Metropolitan Brasserie: situado em 700 Sussex Dr., é um restaurante estilo parisiense.

– BeaverTails: É o nome do típico prato canadense que consiste em uma massinha achatada fina e comprida (lembra uma sola de sapato) geralmente com açúcar e canela.

– Moulin de Provence: Um tipo de padaria que fornece comidinhas típicas francesas.

– Signatures Restaurant da Le Condon Bleu: é um instituto famoso de culinária francesa. Em Ottawa há uma escola do instituto que serve as refeições requintadas por um preço bastante justo.

– Vittoria Trattoria: pra quem gosta de comida italiana.

Leia também: Guia Ottawa – onde comer

Dicas de Ottawa com criança

A cidade é bem amigável para quem viaja com crianças, ou mesmo bebês, pois é tudo bem acessível para carrinhos, muitas rampas e um povo prestativo.

Para quem visitar a cidade durante o inverno, poderá curtir uma imensa pista de patinação de gelo no Canal Rideau. Além disso, na cidade existem vários parques, como o Gatineau Park, onde dá para fazer piquenique, trilhas, arvorismo…

Mas um passeio que os menores vão amar, com certeza, é ao Children’s Museum, que fica dentro do Museum of Civilization (que é excelente). É um lugar onde eles podem interagir e brincar com o que vêem, enquanto vão aprendendo um pouco de história. A nossa pequena amou, o difícil foi ir embora, rsrs.

museu em ottawa

Bom, estas são algumas das nossas dicas de Ottawa e não deixe de dar uma olhada nos outros posts que tem aqui no blog, caso esteja planejando um roteiro para o Canadá!

Boa viagem!

✈️ Continue sua viagem pelo Canadá aqui:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                        

Leia também:

Sobre Turista Profissional

Este texto foi escrito por mais de um membro da equipe do Turista Profissional, ou pela nossa estagiária Luciana Console, com supervisão e edição final de Ana Catarina Portugal e Declev Reynier.

Leia também

Dicas de Quebec, no Canadá: tudo o que você precisa saber!

Dicas de Quebec, no Canadá: tudo o que você precisa saber!

Quebec é uma pequena cidade localizada perto da costa, no sudeste do Canadá, e é …

2 Comentários

  1. Oies,
    Passando para agradecer o link!!!
    O post ficou ótimo … 🙂

    Bjks,
    Mi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *