Home / Portugal / Grafite em Portugal: conheça a arte urbana lusitana

Grafite em Portugal: conheça a arte urbana lusitana

Museus, arquitetura, obras medievais e azulejos portuguese:, provavelmente é isso o que se pensa quando o assunto é arte em Portugal.

Porém, outro tipo de arte, muito característica de grandes centros urbanos, se destaca no país do Vinho do Porto e outras ‘marcas’ famosas. É a street art – arte urbana ou, como é mais conhecido, o grafite, junto com outras técnicas similares.

Confira aqui um roteiro artístico que vai te levar aos principais pontos de grafite em Portugal, que estão localizados, em sua maioria, na região central do país.

O centro de Portugal, aliás, é onde se encontram alguns dos destinos lusitanos mais populares, como Coimbra, Fátima, Nazaré, entre outros. São inúmeros patrimônios da UNESCO, praias lindas, vilas históricas, vinhos e rica gastronomia. Pra você se situar melhor, o centro de Portugal fica a 200 km de Lisboa.

E lá também encontramos, além de tudo o que já conhecemos, essa arte em ascensão.

Grafite em Portugal

As cidades portuguesas com destaque para as obras de arte urbana são:

Leiria

Há apenas uma hora e meia de Lisboa, na cidade de Leiria, encontramos a obra prima de Eça de Queiroz, O Crime do Padre Amaro, representada em 13 murais de grafite desenhados por Sílvia Patrício. Aos sábados ocorre uma visita guiada aos murais, o que nos faz conhecer a história em detalhes.

Grafite em Portugal

Figueira da Foz

Mais ao norte, o mural “Herança Viva”, de Add Fuel, tem características bem lusitanas mesmo, consegue imaginar por quê?

São feitos de azulejos portugueses!

grafite em portugal

Um grafite um pouco diferente, mas ainda assim, arte urbana. O mural fica na cidade de Figueira da Foz e lá também tem outros grafites de artistas como Pantónio, Mário Belém, Daniel Eime e Kruella d’Enfer.

Aveiro

Perto de Figueira Foz, a cerca de 40 minutos, fica a região de Aveiro. A arte urbana de lá é de uma técnica um pouco diferente: ao invés de pintura nos muros, o artista Vhils esculpe as paredes, formando texturas e relevos que se transformam em um dos locais mais famosos de grafite em Portugal. Logo na saída da Ferroviária da cidade é possível encontrar um.

Grafite em Portugal

Estarreja

Estarreja é vizinha de Aveiro e é um vilarejo onde o lixo virou arte. Um dos artistas que mais chama atenção na vila é Bordallo II, que faz muitas obras representando os animais, todas com materiais descartados.

É lá que ocorre o festival Estarreja Arte Urbana – o famosos ESTAU – que aproxima as pessoas da arte, através de pinturas murais, instalações, workshops, filmes, conferências, visitas guiadas e performances, com a participação de dezenas de artistas de diversos lugares do mundo.

dicas de Portugal

Viseu

Seguindo viagem, a menos de uma hora de Estarreja, o destino é Viseu. A cidade tem várias obras de diversos artistas, que foram convidados pela prefeitura para deixar sua marca na região. Nomes como AKA Corleone, BASIK e, novamente, Kruella d’Enfer (a artista de Figueira Foz).

arte urbana portugal

Covilhã

Um evento chamado Wool Festival, que ocorre anualmente em Covilhã, é um dos responsáveis por fazer a cidade ser o centro do grafite em Portugal. O festival atrai muitos turistas e, entre as atividades, tem a visita guiada entre os murais. Os desenhos ganham vida nos prédios e grandes muros da cidade, nas mãos de artistas como Bosoletti, Doa Oa e Third.

Gostou?! Quando você for pra Portugal e passar por uma dessas cidades, observe os muros e procure por essas obras de arte!

E para mais curiosidades e dicas de Portugal, não deixe de ler as dezenas de posts que temos aqui no blog, ok?!

Boa viagem!

* Fotos: divulgação Centro de Portugal

✈️ Continue sua viagem para Portugal aqui:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                        

Leia também:

Sobre Turista Profissional

Este texto foi escrito por mais de um membro da equipe do Turista Profissional, ou pela nossa estagiária Luciana Console, com supervisão e edição final de Ana Catarina Portugal e Declev Reynier.

Leia também

Restaurantes vegetarianos em Lisboa, sim, eles existem!

Portugal é conhecido pela qualidade (e quantidade!) de sua comida, que inclui muito bacalhau, porco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *