Home / República Tcheca / Castelo de Praga, o maior do mundo!

Castelo de Praga, o maior do mundo!

Hoje vamos conhecer o Castelo de Praga (Praha), a capital e a maior cidade da República Tcheca, país localizado quase no Leste Europeu.

A cidade ainda carrega alguns mitos e ares de “diferentona” – começando pelo nome, que em português não tem lá um significado muito agradável, não é? Mas é justamente o oposto, pois agradável é exatamente o que se pode dizer em relação a Praga: uma cidade pequena, acolhedora e muito bonita.

Um de seus símbolos e mais visitados pontos turísticos é o castelo, a residência presidencial. Vamos passear por ele agora!

castelo de praga república tchecaFoto: Shutterstock

O Castelo de Praga

O castelo é um dos monumentos da capital do antigo Império Austro-Húngaro mais conhecidos. Com arquitetura estilo gótico, barroco renascentista, o Castelo de Praga não é exatamente só um ‘castelo’ em si, mas sim uma mini cidade dentro de outra cidade. Ele é, praticamente, toda uma região turística que abrange outros recintos e construções, como o Palácio Real, os pátios barrocos, o Palácio da rainha Anna, a estufa real, a Viela Dourada, a Basílica de São Jorge e a Catedral de St. Vito.

O Castelo de Praga está no Guinnes Book como o maior castelo do mundo por conta de seus 70 mil m2. Fundado no século IX pelos imperadores da época, a região em que ele está situado sofreu várias modificações ao longo dos seus cerca de mil anos de existência.

Ele fica no alto e já pelo caminho dá pra ter uma bela vista da cidade.

Castelo de Praga como chegar

Para visitar a área do Castelo de Praga não se paga nada, é só entrar e bater perna; mas para visitar cada uma de suas atrações é preciso pagar. Há os chamados Circuitos, que variam de preço de acordo com as atrações a serem vistas, e esses ingresso são válidos por 2 dias. Até existem algumas atrações com ingressos vendidos só para elas, mas, pelo alto valor, em geral, não vale a pena, é melhor fazer algum dos circuitos.

Veja como funciona:

  • Ingresso do Circuito A (o mais completo):
    • Custo: CZK 350. 
    • Atrações: Catedral de São Vito, Antigo Palácio Real, a exposição permanente “A história do Castelo de Praga”, Basílica de St. George, Golden Lane com a Torre Daliborka, Torre da Pólvora e o Palácio de Rosenberg.
  • Ingresso do Circuito B:
    • Custo: CZK 250.
    • Atrações: Catedral de São Vito, Antigo Palácio Real, Basílica de St. George,  Golden Lane e a Torre Daliborka
  • Ingresso  do Circuito C:
    • Custo: CZK 350.
    • Atrações: Exposição “O Tesouro da Catedral de St. Vito” e Galeria de Fotos do Castelo de Praga.

Pesquise opções de hospedagem em Praga aqui!

Catedral de St. Vito

Dentro do Castelo de Praga encontramos a Catedral St. Vito. Logo de cara, os vitrais coloridos roubam a atenção, principalmente a janela com a arte de Alfons Mucha, importante pintor tcheco.

As características medievais do interior da catedral trazem uma sensação de estar parado no tempo. Como muitas igrejas, St. Vito abriga sepulturas de pessoas importantes da época do Império, como por exemplo o túmulo de São Venceslau, patrono do país, São João Nepomuceno e dos imperadores Carlos IV e Rodolfo II.

catedral do castelo de pragaCatedral vista dos fundos

É possível subir até a torre principal para apreciar a vista de Praga e conferir porque ela é conhecida como a Cidade das Cem Torres.

  • Funcionamento: abril a outubro: segunda a sábado, das 9h às 17h; domingos, das 12h às 18h. Novembro a março: segunda a sábado, das 9h às 16h; domingos, das 12h às 16h horas

o que fazer em pragaDetalhes da fachada da Catedral

Rua do Ouro

Uma ruazinha bastante famosa na região do Castelo de Praga é a Rua do Ouro ou Viela Dourada, que fica ao lado da muralha. Não tem como passar por lá e não vê-la, afinal, as casas da rua são todas coloridas, o que já chama a atenção tanto pela diversidade cor quanto pela beleza que transborda.

rua do ouro Castelo de PragaInício da Rua do Ouro, assim que atravessamos a muralha

Duas casas se destacam para uma visita mais aprofundada: a casa número 22 e a número 24. A casa número 22 pertenceu à irmã de Franz Kafka, com quem ele viveu por um período curto de sua vida. Então, o local ficou famoso por ter sido uma das moradias de Kafka.

Já a número 24 é um local onde tem uma exposição de armaduras e objetos de guerra antigos, juntamente com uma sala de tortura com instrumentos utilizados na época em que a prática era comum. Dá pra subir a escada da casa e ter uma visão da muralha de defesa da cidade também.

  • Funcionamento: abril a outubro: diariamente, das 9h às 17h. Novembro a março: diariamente, das 9:00 às 16:00 horas

Galeria de Arte

Artistas como Tiziano e Rubens têm suas obras expostas nesta galeria, que fica dentro do Castelo de Praga, no primeiro pátio. Tem também obras de Hans van Aachen, Bartholomeus Spranger, Tintoretto e outros artistas de pintura flamenca do século XVI.

  • Funcionamento: abril a outubro: diariamente, das 9:00 às 17:00 horas. Novembro a março: diariamente, das 9:00 às 16:00 horas
  • Custo: o valor para adultos só da Galeria é 100 CZK

Antigo Palácio Real

Construído em 1135, eis a construção onde os monarcas efetivamente viviam. O destaque aqui fica por conta do Salão Vladislav em estilo gótico, onde eram feitas as coroações e grandes banquetes, a Sala do Trono (chamada de Salão da Dieta da Boêmia) e, ainda, um varandão, que fica anexo ao Salão Vladislav e de onde poderá ter um belo visual de Praga.

  • Funcionamento: abril a outubro: diariamente, das 9:00 às 17:00 horas. Novembro a março: diariamente, das 9:00 às 16:00 horas.

o que ver em Praga

Museu do Brinquedo

É um museu bacana para as crianças ou mesmo para os adultos que queiram sentir de novo o ar de nostalgia da infância. Ele é pequeno, mas sua coleção abriga brinquedos antigos da Europa e América. O destaque vai para a coleção de Barbies. Pra acessá-lo, tem-se que subir uma escadaria e é cobrado entrada.

  • Funcionamento: diariamente, das 10:00 às 18:00 horas.

 Troca da Guarda

Todos os dias ao meio dia acontece a Troca da Guarda, com direito a banda musical e tudo. Ela acontece no primeiro pátio do Castelo de Praga, então, organize-se para estar lá nesse horário. Nós conseguimos ver por acaso, pois na nossa visita nem sabíamos disso… rs.

o que fazer em Praga

Basílica de São Jorge

A Basílica é um edifício de cor avermelhada no estilo barroco e foi fundada no ano de 920, sendo uma das primeiras construções do Castelo de Praga. Abriga coleções de arte da Galeria Nacional e tem, anexado ao prédio da Igreja, um convento que antigamente era de freiras beneditinas.

  • Funcionamento: abril a outubro: diariamente, das 9:00 às 17:00 horas. Novembro a março: diariamente, das 9:00 às 16:00 horas

castelo de praga o que ver

Então, percebeu que é muita coisa pra ver em praga, se considerar que tem tudo isso só no Castelo, não é?

Se você não tiver muito tempo, quando estiver planejando uma viagem para Praga, reserve pelo menos uma manhã ou uma tarde para fazer uma visita rápida ao Castelo e tirar umas fotos. Mas, se você quiser visitar “tudo”, então, prepare-se para um dia inteiro e escolha uma das opções de passeio.

Há muita coisa para ver por lá, afinal, ele é o maior do mundo, lembra?! 😉

o que visitar em Praga

Informações Úteis:

Castelo de Praga

  • Como chegar: metrô para as estação Malostranská ou Hradčanská, ou ainda com o tram 22 (descer na parada Pražský Hrad);
  • Funcionamento: a área do castelo está aberta diariamente – entre novembro a março, das 6h às 23h e as atrações das 9h às 16h; entre abril e outubro, das 5h às 00:00h e as atrações das 9h às 18h.
  • Site para mais informações: https://www.hrad.cz/en/prague-castle-for-visitors

Leia também: Seguro viagem é obrigatório para a Europa?

Boa viagem!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                        

Leia também:

Sobre Turista Profissional

Este texto foi escrito por mais de um membro da equipe do Turista Profissional, ou pela nossa estagiária Luciana Console, com supervisão e edição final de Ana Catarina Portugal e Declev Reynier.

Leia também

seguro viagem

Seguro viagem é obrigatório para a Europa?

Muita gente não sabe ou acha que é papo furado de vendedor, mas o fato …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *