Holambra, a cidade das flores: dicas para visitar a Expoflora

Holambra – onde todos os anos acontece a Expoflora – é um pedacinho da Holanda no Brasil.

Holambra é uma pequena região dentro da cidade de Campinas, em São Paulo, que se emancipou oficialmente em 1991, tornando-se um município com uma das melhores qualidades de vida e segurança do país.

Situada a 140 km da capital paulista, a cidade de Holambra tem esse nome vindo de uma mistura de Holanda, América e Brasil e surgiu quando imigrantes holandeses, que vieram para cá depois da Segunda Guerra Mundial, se estabeleceram na região, em 1948.

Passeando pelas pequenas ruas de Holambra, podemos observar a arquitetura das casas, flores nos canteiros (por toda parte!), restaurantes de comida típica holandesa e até apresentações de dança com os famosos tamanquinhos de madeira, que fazem com que a gente mergulhe na cultura da Holanda em pleno Brasil.

Venha conosco conhecer um pouco mais de Holambra e da Expoflora!

Mas não esqueça do seu Seguro Viagem Nacional – faça aqui a cotação com desconto!

Holambra, a cidade das flores
As casinhas coloridas de Holambra

Holambra, a cidade da Expoflora

No mês de setembro, com a Expoflora, a pequena vila se transforma na maior exposição de plantas ornamentais da América Latina, o que faz com que Holambra seja também conhecida como a Capital das Flores.

Você sabia que as cooperativas da região, Veiling e Cooperflora, são responsáveis por 45% do mercado nacional de flores?

Confira com a gente o que a Expoflora, a feira de flores de Holambra tem a oferecer!

Procure aqui o seu Hotel em Holambra

Holambra, a cidade das flores
Holambra é lotada de flores nesta época!!

Expoflora em Holambra: a super feira de flores

Este ano, a Expoflora completaria sua 39ª edição como a maior exposição de flores de toda a América Latina, movimentando a economia de toda a região de Campinas, mas por conta do coronavírus, foi adiada para 2021.

A feira Expoflora acontece dentro de Holambra e somente no mês de setembro, mas a pequena cidade holandesa fica ‘aberta’ ao público o ano todo. É um ótimo destino para passear a qualquer tempo, mesmo sem a feira.

O principal objetivo da Expoflora é trazer as novidades no mercado das flores e de paisagismo aos interessados, turistas e amantes das flores.

Pesquise aqui passeios em São Paulo  para fazer

Expoflora
Tudo na Expoflora, em Holambra, é meticulosamente ajeitado e decorado

O parque da Expoflora é enorme, tem 250 mil metros quadrados no total e cerca de 300 espécies diferentes de flores exibidas em toda a feira.

A Expoflora, em Holambra, surgiu na década de 80, quando os produtores das cooperativas resolveram criar o evento pra mostrar aos visitantes a arte do paisagismo holandês. A feira acabou crescendo e virando toda uma celebração da cultura holandesa que acontece todo ano na cidade.

o que fazer em Holambra, a cidade das flores
Flores coloridas de todos os tipos na Expoflora de Holambra

Andar pelas ruazinhas de Holambra já é um passeio que vale a pena, seja para passear com a família, para conhecer um pouco da cultura holandesa, para sentar em um restaurante e ver o tempo passar em meio a tantas cores.

O famoso tamanco de madeira holandês é visto por toda parte, seja no chão, em esculturas, pendurados em árvores e até mesmo como telefone orelhão!

Sobre as flores, não preciso nem falar, são tão coloridas que bate até aquela dúvida se é possível que sejam reais mesmo…

A infraestrutura da feria é ótima, tem banheiros por todo o parque, caixas eletrônicos e funcionários andando pra lá e pra cá, caso precise de informação.

Holambra, a cidade das flores
Os famosos tamancos de madeira da Holanda estão por toda a parte em Holambra

Leia também: “Tulip Mania”: entenda a paixão pelas flores de Amsterdam

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


O que fazer na Expoflora

Arranjos de flores

No setor de paisagismo, arranjos florais dos mais diversos estilos e temas criados por decoradores holandeses são expostos ao público. São 12 ao todo, um mais lindo que o outro.

Vale a pena: Excursão saindo de São Paulo: Santos e Guarujá

Mercado de flores de Holambra

Pra quem quiser realmente fazer as compras de flores, o mercado disponibiliza vasos de várias espécies e tamanhos e também muitas flores em bulbo, prontas para o plantio.

É só comprar tudo o que você quiser e plantar em seu jardim!!

expoflora em Holambra
Plantas e sementes à venda na Expoflora de Holambra

Paisagismo de Holambra

Na mostra de paisagismo da Expoflora, inúmeros ambientes de decorações com plantas de diversas espécies ficam expostas ao público. Ótimo para se inspirar e criar os seus jardins!

Vai lá, tire muitas fotos e faça o seu próprio projeto!

Holambra, a cidade das flores
Jardins decorados na Expoflora para você tirar ideias para o seu próprio jardim

Dança típica holandesa

É tradição da região as crianças e adolescentes entrarem para os grupos de danças típicas e fazerem as apresentações em vários pontos da feira, sempre a partir das 14 horas.

Não se espante se estiver andando e, de repente, encontrar um grupinho de jovens com tamancos de madeira dançando pelas ruas.

dicas de Holambra, a cidade das flores
Jovens fazendo apresentação de danças típicas holandesas na Expoflora

Feirinhas de compras na Expoflora

Claro que numa feira como essa não dá pra sair sem comprar nada, né? São três galpões com feiras na Expoflora. Os estandes vendem lembrancinhas de Holambra, artesanato, doces, bugigangas e, obviamente, flores!

Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.

CLIQUE AQUI E CONFIRA


Gastronomia holandesa

Fome você não vai passar em seu passeio por Holambra e pela Expoflora. Além dos restaurantes de comidas e doces típicos holandeses, várias lanchonetes estão espalhadas pela feira com as mais variadas comidas.

Neste ano, 2017, há algumas novidades na gastronomia da feira. Uma delas é a sobremesa Flor da Terra, um bolo de chocolate que simula um vasinho de flores. A sorveteria local também resolveu lançar uma novidade, digamos que, inusitada: sorvete de bacon!

gastronomia em Holambra, a cidade das flores
Comida holandesa à sua disposição na Expoflora

Parque de diversões de Holambra

A feira proporciona diversão para todas as idades. Tem um parque de diversões ao fundo pra criançada (e também para os adultos!).

Museu Histórico e Cultural de Holambra

Próximo do Parque de Diversões, visite o museu de Holambra. É bacana pra conhecer um pouco a história da região, desde a vinda dos primeiros imigrantes holandeses. Objetos utilizados na época estão expostos, como máquinas e ferramentas, além de fotos das famílias.

Chuva de Pétalas da Expoflora

Um dos momentos mais esperados do evento, a chuva de pétalas ocorre todos os dias da feira às 16:30h no gramado onde fica o Parque de Diversões.

Dizem que quem pegar pétalas ainda no ar terá seus desejos realizados. Aproveite que a chance é grande, afinal, são cerca de 150 kg de pétalas de rosas de várias cores (são cerca de 18 mil botões utilizados) que saem por um tubo especial do alto de uma estrutura. No final da chuva de pétalas o chão fica absolutamente forrado.

Holambra, a cidade das flores
A chuva de pétalas da Expoflora em Holambra

Holambra, a cidade das flores

Pesquise opções de hospedagem em Holambra aqui!

Dicas práticas para visitar a Expoflora em Holambra

  • Data: a organização não informou uma data específica para a realização do evento em 2021.
  • Horário: normalmente funciona de sexta a domingo, das 9:00h às 19:00h.
  • Preço: em breve.
  • Site oficial: http://www.expoflora.com.br/

Então, você que é apaixonado por flores, não perca esta festa, ela é feita pra você!

Mas se por acaso você não tiver a oportunidade de visitar a cidade durante o evento, saiba que há muito o que fazer em Holambra durante o ano todo. Vale a pena ir até lá visitar, acredite! 😉

Boa viagem!

* Texto e fotos de Luciana Console

0 comentário em “Holambra, a cidade das flores: dicas para visitar a Expoflora”

Deixe um comentário