Acessibilidade em Roma: dicas práticas!

Um dos destinos mais famosos e desejados da Itália e da Europa é Roma. Cidade onde se encontra o famoso Coliseu e outras inúmeras atrações, Roma é praticamente um museu a céu aberto. Passear pelas suas ruas é como voltar ao passado. Isso é bom, mas… o quesito acessibilidade em Roma fica, por isso mesmo, a desejar.

As ruazinhas de paralelepípedos e os locais históricos, em sua grande maioria, não podem ter sua arquitetura reformada. Afinal, são milhares de anos que estão sendo preservados!

Porém, como é uma cidade turística, a acessibilidade em Roma é algo que já entrou em pauta em muitos estabelecimentos, que estão tentando se adaptar aos novos tempos.

Vamos conferir algumas informações sobre o assunto.

Economia => Seguro Viagem Itália (com desconto)

Acessibilidade em Roma

Acessibilidade em Roma

Roma Pass: Passe de 48 ou 72 Horas

Chegando a Roma: aeroporto

O aeroporto internacional de Roma é o Leonardo da Vinci Fiumicino (FCO), que é bem acessível.

A União Europeia obriga os aeroportos a prestarem serviços de auxílio a pessoas com mobilidade reduzida, portanto, avise a sua companhia aérea antes de viajar. Assim, ao chegar ao destino, uma equipe já estará te esperando pra ajudar dentro do aeroporto.

Mais informações aqui:

Pra ir do aeroporto até o local onde se está hospedado, é aconselhável pegar um táxi ou Uber (já que o táxi pode sair bem mais caro).

O metrô em Roma não atende muito as regiões turísticas e pegar um ônibus cheio, carregando malas e ainda sendo uma pessoa com mobilidade reduzida, pode ser um pouco complicado demais.

Transporte Público em Roma

Os ônibus geralmente estão aptos a receber cadeira de rodas, mas procure utilizá-los fora do horário de pico.

O metrô de Roma não é muito indicado por dois motivos: pela questão de não atender a todas as atrações turísticas, mas, principalmente, porque poucas estações são acessíveis. Então, é preferível usar o ônibus.

Confira => Passeios em Roma e arredores

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Passeios em Roma

Geralmente, os museus são adaptados para atender pessoas com deficiência, com itens básicos como rampas, elevadores, banheiros exclusivos e preferência nas filas.

O que complica mesmo é a locomoção pelas ruas, pois nem todas têm rampinhas de acesso e os paralelepípedos são utilizados em muitos lugares, o que é péssimo para uma cadeira de rodas.

Algumas agências fazem tours especiais e com toda a infraestrutura para pessoas com mobilidade reduzida, como a RomeandItaly e a WeekandItaly, por exemplo.

Leia também: 

acessibilidade em roma

Acessibilidade em Roma na hospedagem

Por ser uma cidade turística, você vai encontrar hotéis adaptados, porém, geralmente são os mais caros. De qualquer forma, entre em contato antes de fechar a estadia confirmando se os serviços existem mesmo. Ninguém vai querer reservar um hotel e chegar lá não ser o que esperava, certo?

Abaixo, você tem um link para hotéis com estrutura para receber hóspedes com mobilidade reduzida:

Pesquise aqui opções de hospedagem em Roma
(com comodidades para hóspedes com mobilidade reduzida)

De forma geral, a cidade de Roma não tem um programa específico de acessibilidade para os turistas. As adaptações nos locais vêm acontecendo, seja em hotéis, comércios e afins, mas ainda há muito o que se fazer.

Seguro Viagem Itália com até 20% de desconto

Pesquisando viagem para a Itália?! Então, saiba que é obrigatório fazer seguro viagem para lá, mas o bom é que nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link. Confira!

FAÇA SUA COTAÇÃO AQUI


No mais, não deixe de ler todas as nossas dicas da Itália já publicadas aqui no blog, de conhecer o nosso Roteiro de 7 dias em Roma e Arredores e nem de aproveitar os ingressos e passeios com descontos em cidades como Roma e Veneza.

Guia de Roma Turista Profissional Boa viagem!

Continue sua viagem para a Itália aqui:

3 comentários em “Acessibilidade em Roma: dicas práticas!”

  1. Olha parabénssssss pelas dicas valiosas, orientações de como usar o trem na Itália!! Até agora, ja li muitos roteitos , mas o seu é perfeito, bem didático!! Agradeço muito !!! Grazie!!!

    Responder
  2. Boa tarde! Muito Obrigado pela dica. Sou cadeirante e me preparando com a esposa e filho, para em breve fazer essa viagem até Roma, Lanciano e Veneza.

    Responder

Deixe um comentário